segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O que faz falta...


Antes da sondagem sobre o que lhe parece mais importante para o Seixo (o que faz falta no Seixo) convém reflectir na música tão actual de Zeca Afonso:
"
Quando a corja topa da janela, O que faz falta, Quando o pão que comes sabe a merda...O que faz falta é avisar a malta...Se o fascista conspira na sombra...Quando a raiva nunca foi vencida...Quando na esquina há sempre uma cabeça...O que faz falta é animar a malta... O que faz falta é empurrar a malta".

À sondagem respoderam assim:
1º Um piso sintético no Fojo, 36%.
2º Mais dois padres, 15%.
3º Ao menos um médico, 14%.
4º Uma farmácia, 12%.
5º Mais fiscalização na poluição 10%.
Outro tractor, 10%.
As actas publicadas na net, 10%.
Um mapa com as chaves do salão, 10%.
9º Menos nepotismo, 8%.
10º Transparência, 7%.
11º Apoio...geral, 5%.
12º Uma escola pré-primária.

Sobre o piso sintético não falo, haja paciência. Para isso teria de referir 300 questões mais importantes ao bem estar duma população. Mas reconheço que há menos de cinco anos, era o pior piso do futebol distrital de Coimbra para praticar um futebol decente. Nem o Maradona faria farinha com a bola a desviar tanta vez de trajectória nos "caliços" e irregularidades de tal terreno. (É estudar a a melhor solução, talvez umas pazadas a menos, ou a mais, de terra).

Sobre padres é falar com o outro que escreve testamentos a enumerá-los. Médico? Para quê? O governo central não tem dinheiro para mandar cantar um cego, quanto mais para pôr um médico no Seixo. Os médicos só querem cidades, são uns citadinos fidalgos.

Farmácia? Calma... deixem as pessoas certas acabarem os cursos adequados à abertura duma farmácia. Não corram o risco de abrir uma e obrigar o filho de um agente feudal a acabar o curso à pressa, como noutras instituições. O Seixo é só para alguns. Além disso abrir uma farmácia não é tão simples como se possa pensar. Tem que se apresentar inúmeros requisitos e obedecer a múltiplas regras que eu um dia, se ninguém o fizer antes, explico.

Poluição? Está tudo bem... Vai parar tudo ao mar. "Bota pra vala".
Outro tractor? Abstenho-me de falar de tal maquinaria. Mas há aí uns John Deere e uns Massey Fergunson que devem dar cá uma adrenalina!
Actas? É esperar pela reunião a ver o que dá. E convém ir, senão, és um desleixado e desinteressado. Passam lá atestado de presença, assim podes desculpar-te ao patrão.
O mapa das chaves do salão está em negociações com o Indiana Jones, renomado arqueólogo. E como ele tem dotes de acção não se deixa matar na sua atribulada busca. Que aquilo ainda tem umas armadilhas pelo meio.
Nepotismo? Que é que trata isso?
Transparência? É proporcional à da água das valas, como tem chovido, já se deve ver o fundo, a chuva lava tudo... Apoio geral é falar com o 112, depois eles reencaminham, ou então 16200 que eles não podem desligar a chamada nas "trombas" a uma pessoa.
A escola pré-primária para quê? Para que os filhos dessas classes sócio-económicas mais desfavorecidas possam ter as mesmas oportunidades de subir na pirâmide sócio-hierarquica? Isso não interessa nem ao menino Jesus. Levas a Creche e já gozas. É tão bom perpetuar a desigualdade.

14 comentários:

Anónimo disse...

é com cada bomba.

a Portuguesa disse...

Só tu para me arrancares um sorriso numa cinzenta e fria manhã de Segunda feira... bom trabalho

Anónimo disse...

Lanço um repto... qual o motivo de tanta afluência ao pólo 2 da Zona Industrial... (faz parte de Cabeças Verdes ou Marco Solheiro, bem não interessa),andam a dar gelados quer dizer nesta altura deve ser chocolates.... Não quero fazer de si detective nem nada que pareça, mas sempre que lá passo, é carros parados, é um vai vem de automóveis, bem apenas para recolher algumas opiniões, não querendo que a nossa terra seja conhecida por um local de abastecimento ou de outro tipo de Local de encontro. A ser que seja pelo piso sintético ou pela transparência das pessoas, gostei especialmente deste ultimo post!! Parabéns! e bom trabalho!!

Tag

Anónimo disse...

O "El President" deve saber!

seixomirense disse...

Devem ser normal as visitas. Aquilo é um polo 2 de poisio que se pode tornar num pólo 2industrial. É lógico que vão lá pessoas (donos de empresas) ver a localização e escolher o terreno. Temos é de ver quem quer investir e arriscar (haverá estrangeiros para isso?) num país com mão-de-obra pouco produtiva e qualificada, com uma carga fiscal pesada e complexa, com uma burocracia densa e com um sistema judicial que tem 1500 juízes para 10 milhões de pessoas.

Anónimo disse...

Quem fala assim da abertura de um farmácia deve pensar que é muito fácil - quase como abrir um supermercado ou um café. Por alguma razão já há alguns licenciados em Ciências Farmacêuticas do Seixo - e ainda nenhum se atreveu a embarcar nessa guerra...
Além disso,a gora já não é preciso ser farmacêutico para abrir uma farmácia... Até o Seixomrense pode abrir uma, se quiser.

Inté!

Anónimo disse...

Quem fala assim da abertura de um farmácia deve pensar que é muito fácil - quase como abrir um supermercado ou um café. Por alguma razão já há alguns licenciados em Ciências Farmacêuticas do Seixo - e ainda nenhum se atreveu a embarcar nessa guerra...
Além disso,a gora já não é preciso ser farmacêutico para abrir uma farmácia... Até o Seixomrense pode abrir uma, se quiser.

Inté!

Anónimo disse...

Ainda sobre a Farmácia no Seixo...
O que diz a portaria n.º 1430/2007:Portaria n.º 1430/2007
de 2 de Novembro
"A criação de novas Farmácias só pode acontecer em localidades que permitam a cada farmácia abranger um universo mínimo de 3500 habitantes, excepto se a farmácia a instalar ficar a dois quilómetros da mais próxima. A distância mínima entre farmácias é de 350 metros.
Sempre que se verifiquem estes requisitos, o Infarmed pode abrir concurso público para a instalação de uma nova farmácia, mas as administrações regionais de saúde e as autarquias também têm legitimidade para requerer a abertura de concurso.
Cada concurso tem como objectivo uma só farmácia e os concorrentes são graduados de acordo com o número de farmácias que já possuem, ficando em primeiro lugar o concorrente com menor número de farmácias detidas, exploradas ou geridas.
Caso exista mais de um concorrente em primeiro lugar, realiza-se um sorteio para determinar qual o concorrente que fica com a Farmácia"

Parece fácil…

seixomirense disse...

Mau. Eu às vezes parece que falo chinês. Eu disse que abrir uma farmácia era complexo e obedecia a requisitos, e que um dia explicaria o que era necessário pra o fazer, porque sabia o que é preciso. Arre é complicado ler e entender.

Anónimo disse...

Meu caro seixomirense parece que o Doutor Farmácias ficou meio melindrado com a abertura de farmácia, ainda bem que não falaste em abrir outros estabelecimentos... parece que o meu caro quando escreve ou critica é ponte assente para algumas pessoas e levam demasiado a peito algumas questões... paciência!! falta de humor ou falta capacidade de encaixe!!!

Tag

Anónimo disse...

Para esclarecimento dos mais incautos.
O espaço a que se referem(Polo 2) tem afluência pois estão a ultimar as ultimas questões e iniciam as construções em breve...
Critica menos e trabalha mais sim
devester a mania que és o medina

Anónimo disse...

Pois é ó "medina" gostei do termo! a afluência que o pólo tem deve ter tudo a ver com a construção!!! tens razão, devo começar a trabalhar mais e criticar menos....

Tag

seixomirense disse...

"Aquilo é um polo 2 de poisio que se pode tornar num pólo 2industrial. É lógico que vão lá pessoas (donos de empresas) ver a localização e escolher o terreno" para construir!

Fui eu q referi isso atrás, e não ando lá no Seixo a ver isso para confirmar.


Oh anónimo que esclareces os encautos, acrescentaste alguma coisa que nós já não soubéssemos?

Anónimo disse...

sorry... nao era pa ti.
Tenho um terreno comprado no POLO 2, e tenho lá ido com regularidade ver se ja limparam as silvas pa construir.
To farto é das manias de alguns comentadorios até parece q sao alguem
dasse é só paleio, se ando no polo 2 o nao é cá comigo
aliás ando a ver o que meu
palaços