quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mira no JN de 2007-07-15


"A pista ciclo pedonal de Mira é uma boa opção para quem quiser fazer um programa em família ou, simplesmente, para os amantes dos desportos ao ar livre, nomeadamente ciclo turismo, pedestrianismo ou observação de aves. A via, em bom estado de conservação, espraia-se ao longo de quase 25 kms, atravessando zonas tão diversas como lagoas, ribeiros, caniçais e floresta. Toca na periferia de diversas aldeias e dá acesso ao areal das praias de Mira (onde encontra três parques de campismo), Poço da Cruz e Areão (Vagos). Pelo meio encontram-se parques de merendas, parques infantis, moinhos de água, torres de vigia e bancos de madeira junto às duas lagoas de água doce.

É possível chegar de carro e aceder à via em diferentes pontos, já que está razoavelmente sinalizada e existem pequenos parques de estacionamento nas localidades de Calvela, Casal de S. Tomé, Lagoa, Ermida, Poço da Cruz e Praia de Mira. É, igualmente, fácil sair da pista e aceder às povoações locais, onde há cafés e restaurantes.

A pista ciclo pedonal é bastante extensa e ramificada, permitindo realizar três rotas Gandareza, Lagoas e Moinhos, que privilegiam aspectos distintos da diversidade paisagística.

Quem fizer o percurso entre a localidade de Lagoa e a barrinha irá atravessar mais de duas dezenas de pontes de madeira (duas cobertas) sobre valas e ribeiros, encontrando indicações relativas às espécies de fauna e flora características da região gandareza. Mais de metade do concelho está integrado na Rede Natura 2000 e a área de sapal do Areão de Mira pertence à Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro, estando inventariadas, pelo menos, 198 espécies de aves e 402 espécies de plantas.

Durante o mês de Agosto deverá abrir ao público o Centro de Apoio, instalado nas margens da Barrinha de Mira, onde os veraneantes podem encontrar informação turística, casas de banho, posto de primeiros socorros, bar e apoio na manutenção das bicicletas."


Dá gosto ler assim sobre Mira. Já agora, onde é o lugar da Calvela?

3 comentários:

João Luís Pinho disse...

Então Ribeiro!? Que pergunta é essa? Calvela, não sabes onde é?
É na Ermida, tem lá um parquezito (bem simpático até)com uns grelhadores e mesinhas. Só é pena não ter uma casa de banho, para as meninas (já se sabe que um gaijo é na boa...qq lado serve).
A ver um dia lá combinamos uma panelada hehehehe

Cordial "saludo"

seixomirense disse...

Sim, um dia hei-de ir ver a Calvela, imagino que seja um parque de merendas. Pode ser que um dia se comam umas febras grelhadas.

João Luís Pinho disse...

Parque de Merendas sim...

Em tempos podíamos ir ate lá encher uns garrafões de agua, existia uma fonte a cerca de 300m do referido parque, a dita "fonte da Calvela".
A infraestrutura de acolhimento da nascente (fonte) foi refeita à uns anos, tem um aspecto porreiro, mas o problema é que poucos lá vão hoje em dia encher garrafões... as águas não estão conformes (assim me parece!).
Na envolvente existem ainda várias construções de alvenaria, memórias de outros tempos, moinhos e suas estruturas de apoio. Hoje restam as paredes...
Quanto a febras grelhadas, estou contigo ehehhehe
Cumps