sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A reunião do nada


Toda a gente sabe que quando se convoca uma reunião está irá ter um objecto a tratar, bem delineado. Um assunto. Algo concreto. A não ser que seja uma reunião para fazer um linchamento sumário. Uma espécie de apedrejamento árabe, pelo menos estava presente Sakineh Ashtiani-Mohammadi. Ridículo. No século XXI. Não se sabe se havia pedras nos bolsos. Pela atitude de alguns, acredita-se que sim. Prontos a atira-las para um telhado de vidro, não olhando para o seu próprio telhado, feito dum cristal mal fundido. Altamente quebrável. Aqui já não se sabe se é cómico se é trágico. Denota-se uma linha ténue entre ser atrasado mental ou não.
Houve a antecipação da peça de teatro de hoje. O actor representou a peça "Os paladinos da moral e do desportivismo". Houve ainda a apresentação da tese académica "A subjectividade da definição do cidadão do Seixo - uma perspectiva bairrista e contraditória". A malta aplaudiu. Não interessa o que se apresenta. Interessa quem apresenta. Deram oportunidade ao réu para falar. É possível que o réu tenha sido uma bruxa caçada no tempo da Santa Inquisição. Quase que a queimavam. Mas a bruxa era forte. É uma bruxa trabalhadora, independente e que não deve nada a ninguém. É uma bruja com cojones!
No país em que já morreram 23 mulheres vítimas de violência doméstica desde o início do ano, onde desaparecem pessoas nas praias todos os anos como se nunca tivessem visto o mar, onde alguém num gabinete fez uma lei em que se multam com 500 contos, pessoas que jogam à bola na praia numa zona concessionada, acaba por ser um mal menor haver pessoas que se juntam para discutir o nada. Pior do que discutir o sexo dos anjos ou se o ovo ou a galinha foi o primeiro a surgir. Há pessoas que se prestam a isso. E colocam-lhe um ar pomposo, porque acham que a solenidade do momento o justifica.
E no final descobre-se a pólvora: para se jogar no torneio do Seixo, não existe uma definição, uma regra, uma lei, nada que não seja subjectivo que conceitualize o ser forasteiro ou ser do Seixo.
Há indícios de que tenha lá estado o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, pelo menos os nomes das pessoas, as moradas, as suas relações afectivas foram escrutinadas. Mas alguém teve o bom senso de parar com o jogo porque nas outras equipas também pode actuar o SEF.
É possível que ser do Seixo é alguém que vá à missa, ou alguém que seja escuteiro. Ou alguém que seja do Rancho, ou que vote PSD. Ou um opinion maker. Como acta terá ficado: concluiu-se que existem cidadãos do Seixo de primeira, de segunda, de terceira e os não cidadãos. Quando aparecer um casal de homossexuais em que um deles é do Seixo e o outro não, e o do fora queira jogar, tentará contornar-se a lei promulgada por Cavaco Silva. Mas não há certezas. É que Cavaco é o ídolo do Seixo. É triste andar a averiguar se fulano tem relações sexuais com cicrana, que é do Seixo.
Talvez ser do Seixo seja alguém que nunca cá tenha posto os pesunhos mas como é amigo ou namorado dalgum ministro da comissão de festas, pode movimentar-se atrás dos balcões a comer, a beber e atender pessoas. Porque é estranho ter visto em comissões anteriores pessoas que não são do Seixo atrás do balcão a mamar. Enquanto o cidadão de segunda paga tudo... De sorriso nos lábios.
É curioso que o ano passado quando o seixomirense sugeriu a convocação duma reunião com um assunto bem definido, um rapaz deu a sua resposta com um monumental ataque de histeria. Os colegas afastaram-se como ratitos... De esgoto. Uma questão de nível de cidadania. Há o nível 1, nível 2 e nível 3.

Se eu podia jogar numa equipa que não tivesse Clés, Cabeleiras, Nhedas, Guineenses e seixomirenses? Podia. Mas não seria tratado da mesma forma!

10 comentários:

Anónimo disse...

Já li meia dúzia de vezes. Cada vez melhor.

Anónimo disse...

O teu sentido de "refinado" está a vir ao de riba!
Quando será que tu te convences que não és mais nem menos que todos aqueles que só dizem mal da sociedade onde estão inseridos e nada fazem para que ela se altere?
Mostra trabalho feito! Apresenta propostas! Deixa-te de merdas! Aparece de mangas arregaçadas, nem que seja para "panelar" com aqueles que tanto criticas!
Homem, basta!
Já és maior!

Anónimo disse...

Malta do Seixo no torneio. LOL Já me é dificil identificá-los. Para o ano quero jogar pois tenho residencia cá e todos têm de levar um atestado de residencia senão são considerados estrangeiros. LOL. Não levem a mal eu gosto de conviver com toda a gente não aprecio muito estas escolhas. Boa sorte ao café amado que é a equipa melhor do torneio.

Anónimo disse...

Gostei desta:
Mostra trabalho feito! Apresenta propostas! Deixa-te de merdas! Aparece de mangas arregaçadas, nem que seja para "panelar" com aqueles que tanto criticas!

Anónimo disse...

Mangas arregaçadas não. Até podes vir esfarrapado para trabalhar. No final quem aparece na foto não és tu. Por isso aparece. Alguém há-de ficar com os louros. Carrega seixomirense

Anónimo disse...

Ele faz com que a sociedade se altere. Mas é como ele diz, falta educação, é a base de tudo. Mas ele está a tentar. Aos poucos.

Anónimo disse...

Seixomirense, como este último comentário é de uma falsidade extrema, aconselho-te a limpá-lo. Toda a gente pode dar a opinião, agora mentir nas tuas barbas é que nao.

seixomirense disse...

Sim, obrigado pelo conselho, obviamente que apaguei o comentário. Uma coisa é escrever anónimo. Outra coisa é escrever mentira anonimamente. Mas já lhe tirei a vocação e a pinta pelas horas a que comenta. Um cobardito, como suspeitava.

Anónimo disse...

Falta aqui alguma informação. Como sempre. Ai a(s) fonte(s)!

seixomirense disse...

Ainda fui à Barroca mas não havia lá nada. As coisas são tão básicas que duvido que falte. Acrescenta tu essa informação, anonimamente, claro. Vê lá a tua vida.