sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Mistérios do Seixo 31º A constituição da equipa da visita Pascal

Tem pouco de mistério.

A equipa da visita Pascal é constituída em primeiro lugar pelo sobrinho daquele que já tinha carregado a cruz há 10 anos, pelo afilhado daquele que levou o cesto com ovos e milho na Páscoa de 1996 e pelo menino que é filho daquele não falhou uma missa e sempre nos bancos da frente na época de 01/02. Portanto em primeira instância é uma questão de afinidade. Aquele senhor que tem a 4ª classe e que mora ali numa zona esconsa das Cabeças Verdes mas que ia à primeira missa (aquela das 7h30m) da manhã para poder ainda fazer alguma lavoura até ao meio dia, tem poucas hipóteses de ser colocado na equipa de “só pessoas de bem”. Alguém se lembra daquela missa das 7h30m da manhã? Aquela dos pobres que tinham que fazer o almoço e que por isso não podiam ir à das 10h30m? Claro que a alta sociedade e que podia comprar o frango de churrasco a seguir à missa das 10h30m não necessitava de acordar tão cedo. A primeira missa era como que a segunda liga, para os mais fracos (mais fracos aqui pode-se traduzir por menos influentes). E para desmistificar um pouco o mistério da constituição da equipa da visita Pascal aqui vão os critérios de admissão:

1º Ser padre

2º Ter um padre na família também vale.

3º Agora já não é preciso ter pé ligeiro, a carrinha leva a malta. Também não convém ser um pote, aquilo ainda se caminha um bocado. Agora não me lembro de quem é a carrinha, mas deve garantir a promiscuidade entre igreja e outra instituição qualquer.

4º Ser da família A, C, J, ou K. Em último recurso para quem não for, ao menos que seja casado com essa gente.

5º Ter ido pelo menos a 75% das missas do ano anterior (faz lembrar aquela lei inglesa que exige que o Ramires do Benfica tenha jogado em 75% dos jogos da selecção do Brasil para poder trabalhar na Inglaterra). Se essas missas não foram na igreja do Seixo não contam.

6º Ter dado catequese (nem perguntem como se faz para ser catequista). Essa é outra.

7º Ser membro da Fábrica da Igreja. Esta é incontornável. Alguém tem que andar com o dinheiro. Hoje em dia gerir fábricas não é fácil.

8º Perceber de desinfecção. A gripe A foi uma treta mas é preciso alguém sempre a controlar a higiene.

9º Alguém tem que ser abstémio. Com tanta casa para visitar tem que haver um sujeito para dizer “está a ficar tarde, temos que ir”.

10º Ser político ou já ter desempenhado um cargo político. Tenho mesmo de explicar o porquê?
11º Alguém que seja da comandita e que precise de limpar a imagem. Andar ao lado da cruz como que purifica uma alma. Prestigia.



Sem comentários: