sexta-feira, 13 de março de 2009

Educação para a cidadania local e global




Hoje em dia só é levado a sério quem seja bem falante (quem atire umas postas de tretas e demagogias para o povo papar) e quem se arme em pseudo-intelectual portanto hoje é dia de dar-vos mais seca do que normal. Então vamos lá tratar de educação para a cidadania democrática!

Tem como objectivo fundamental a promoção de uma cultura de democracia e direitos humanos. A ECD (educação para a cidadania democrática) procura fortalecer a coesão social, a compreensão mútua e a solidariedade. Põe em relevo a experiência individual e a busca de boas práticas para o desenvolvimento de comunidades empenhadas em relações humanas genuínas. É um processo de aprendizagem ao longo da vida que se centra nos seguintes objectivos: participação, parceria, coesão, acesso, equidade, fiabilidade e solidariedade. Cidadão é uma pessoa que coexiste numa sociedade e cidadania é um conceito que envolve o estatuto e o papel, que abarcam as questões dos direitos e dos deveres, mas também igualdade, a diversidade e a justiça social.

A democracia é uma forma de viver em conjunto numa comunidade, permite ao indivíduo escolher entre diferentes soluções para os problemas. Algo de democrático é algo que tem respeito pela dignidade humana, do pluralismo, dadiversidade cultural e do primado da lei.

Dentro dos direitos civis e políticos destacam-se o direito à opinião, à liberdade e à segurança, o direito a casar, à justiça, a participar na vida pública, o direito à presunção de inocência. Quanto aos direitos económicos e sociais do cidadão destacam-se o direito ao trabalho, à educação, ao lazer e o direito a um nível de vida adequado

Sem comentários: