sábado, 28 de março de 2009

A Hora da Treta e comandos do tabaco


A hora do planeta é um movimento que começou na Austrália em 2007, vai na 3ª edição e busca mobilizar pessoas, empresas, governos e outras entidades em prol de uma decisão positiva na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá em dezembro, um acordo para reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa. Blá, blá, blá! A Torre da Universidade de Coimbra também vai apagar as luzes entre as 20h30m e as 21h30m. Mas em que é que apagar as luzes pode reduzir a emissão de gases do efeito de estufa em Portugal? Que hipocrisia! Nos outros países não sei mas em Portugal a electricidade vem como energia renovável através de barragens construídas por todos nós e explorada pelo maior papão do país: a EDP (que nunca devia ter sido privatizada)! Um dia destes tenho de ir ver se as turbinas das barragens estão a largar fumo e a provocar efeito de estufa. Ainda se pedissem para parar todos os veículos movidos a derivados de petróleo! Ou se deixassem pôr óleo no carro em vez de gasóleo, sem ter que pagar multas! Eu tenho vida a tratar e tenho que ter as luzes acesas, além disso de 2 em 2 meses a lá está o envelope da EDP com a continha! E não tem concorrência esta malvada da EDP e nem são eles que fazem as barragens! Facturas de 200 euros, se fossem só de 150 ainda tinham lucros, aproveitam-se do facto de ser quase impossível viver sem eles! E os portugueses mansinhos pagam sempre certinho! Tenham paciência!

Só se pode entrar numa discoteca se se tiver pelo menos 18 anos de idade não é? Só se pode fumar com mais de 18 anos de idade não é? Então porque raio há sistema de controlo de menores activado nas máquinas das discotecas? Há mesmo génios a fazerem leis nos gabinetes! E já fizeram o estudo para averiguar em que medida (para além de atrapalhar quem quer trabalhar num café numa hora de ponta) comando da máquina de tabaco tem contribuído para que menores de 18 não fumem?


4 comentários:

Anónimo disse...

Só para informar, lol, a maior parte da energia eléctrica produzida em Portugal, sim em Portugal, bem como no resto do mundo provém de centrais térmicas, logo queimam algo para aquecer, e portanto emitem fumos....gases....provocam o efeito de estufa. Bem o Marcelo Rebelo de Sousa, Dr desculpe, também se engana às vezes. Não tem mal nenhum. Já agora deixo uma sugestão, fala mas é sobre a primeira edição da revista playboy em português de Portugal, muito bom conteúdo.

seixomirense disse...

Centrais térmicas? Queimam o quê? Os vimes das videiras de Trás-os-montes e Alto Douro? Não!
Hidra significa água. Energia hidroeléctrica é a electricidade produzida através do movimento da água. A energia hidroeléctrica usa a energia cinética da água para produzir electricidade.
Um gerador hidroeléctrico permite converter a energia cinética de um fluxo de um líquido (normalmente água) em energia eléctrica! A água ao circular numa turbina provoca, devido ao atrito com as pás, um movimento rotativo do eixo ao qual estas estão ligadas! Este movimento provoca uma rotação dos ímans colocados no extremo oposto do veio, dentro de uma bobina e este movimento gera, por indução, uma corrente eléctrica!
Quanto à playboy portuguesa, sei pouco, mas já vi a capa no blog do António Boronha! E eu até pergunto, só agora é que se fez uma playboy portuguesa?

Anónimo disse...

Continuo a dizer que estás mal informado. As centrais térmicas queimam carvão, gás natural e nafta que Portugal importa e biomassa(madeira moida, resíduos florestais). Todos os países dependem em grande parte de energia eléctrica produzida desta forma e Portugal não é excepção. Consulta o site da http://www.dgge.pt/ e informa-te melhor.

seixomirense disse...

Credo, isso que me deste é um site do governo, com alguma complexidadde! Aceito que haja outras maneiras de produzir electricidade sem ser das barragens, mas ninguém diz ao certo como e em que quantidade é produzida!http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?div_id=1730&id=903273
http://movv.org/2008/02/04/a-electricidade-de-origem-renovavel-representou-397-por-cento-dos-consumos-nacionais-em-2007-superando-a-meta-europeia-de-39-por-cento-para-2010/