sábado, 7 de março de 2009

Os Drogaditos II




Quem me conhece sabe que sou quase um anti-drogas. Mas a minha mentalidade tem-se aberto cada vez mais porque conheço pessoas que fumam umas ganzas (nunca percebi a diferença entre ganzas e charros) e têm vidas normais, comportamentos normais ideias e atitudes de qualidade acima da média. Não posso condenar nem marginalizar alguém que fuma umas ganzas de vez em quando e ao mesmo tempo eu achar perfeitamente decente alguém que beba alcoól logo de manhã ou alguém que cada vez que se embebeda é para arranjar problemas. Mas faz-me confusão que um grupo de amigos à conversa na esplanada de um café não consiga passar o tempo sem ter que fazer a "merda" de uma ganza. Para quê? Será que não dá para socializar de outra maneira? E digo-vos uma coisa, no Seixo o ar ainda está limpo (fuma-se pouca droga), não digo o mesmo da Praia e de Mira, e as cidades meus amigos, é meio por meio de juventude a fumar. Penso 25% da juventude portuguesa fuma drogas leves regularmente. Já é socialmente bem aceite. Há 15 anos para se fumar uma ganza fora de casa ainda se escondiam numa esquina, agora não há problemas de ser visto, não tem mal nenhum. Não tenho dúvidas que dentro de 20 anos é legal pela lei comprá-la como na Holanda. Faz-me confusão ser legal estar na posse de uma certa quantidade de droga leve e fumá-la, mas ser proíbido vendê-la e cultivá-la! Então mas perante a lei a droguita vem de onde? Vem pelas fronteiras de Vilar Formoso, de Espanha, através de Marrocos? Vem da Venezuela? Trazem-na em lanchas de Marrocos para o Algarve? Ou entra na costa portuguesa entre o sul da Praia de Mira e o norte da Praia da Tocha? Ou pessoas transportam-na no estômago ou no recto? Façam o seguinte, revistem na fronteira de 10 em de automóveis a ver se não apanhavam alguma. E quem fuma, que o faça ao menos com erva, aqueles calhaus castanhos têm alguma coisa de benéfico e de natural? A minha teoria quanto ao nível de drogadice : uma pessoa drogadita regular é aquela que faz o seu próprio charuto. Quem fuma só porque estava por ali a passar no grupo não é bem um agarrado. A primeira vez que vi pessoas a fumar foi em Mira, colegas da Escola Secundária quando andava no 11º ano. E quem eram? Pessoal de Mira e da Praia de Mira. Naquele tempo uma ganza dava para 7 pessoas, agora 7 pessoas fazem 7 ganzas a rodar sempre. Esta sociedade precisava de uma limpeza...

Sem comentários: