segunda-feira, 23 de março de 2009

Carta ao editor do Jornal Universitário A Cabra


Senhor director do Jornal A Cabra:

Eu sei que este jornal não é o provedor dos estudantes mas não posso deixar de expressar a minha indignação quanto ao novo Bar do Jardim da Associação.
Não é pelo facto de ter sido inaugurado com fogo de artifício, o que é algo de mau gosto (parolo), mas gostos não se discutem, além de que o dinheiro desperdiçado para pirotecnia não era dos estudantes mas do inTocha. Sobre este bar tenho umas coisas a dizer. Primeiro, na noite da inauguração, até à meia-noite só entrava quem tivesse convite, a partir daí sim, podiam entrar com apresentação de cartão de estudante. Pena estar eu estar a trabalhar a essa hora, gostava de ver se não me deixavam entrar num espaço reservado a estudantes, eu que ainda por cima tenho as propinas pagas. Entradas só para alguns até à meia-noite? Para isso já basta o NB. Era o que faltava. Um estudante com apresentação do devido cartão tem direito a entrar em todo lado pertencente à universidade e academia. Segundo, a sala de estudo dos estudantes já era. A sala encontra-se ao lado do bar e com o barulho vai ser impossível alguém conseguir estudar, assim como utilizar as salas das secções para ensaiar e realizar actividades. E os estudantes, passivos, deixaram que acabassem com a sala de estudo. Já não bastava todos os anos a comissão da queima das fitas se apoderar dela durante uma semana para venderem aí os bilhetes gerais? Terceiro, como é possível a concessão deste bar ser também para o grupo intocha? Não há mais empresas no mundo que queiram explorar o jardim? Quarto, o fino a 1€ a partir da meia-noite não é um preço estudantil, tenham paciência! Há estabelecimentos que pagam impostos que vendem mais barato. Quinto, a relva do jardim, com tantos selvagens por cima dela e com a urina está condenada à morte. Tanto trabalho a preservá-la para nada! Sexto, dois urinóis para os homens é mesmo muito pouco (aquilo parece uma mini-queima, tal a quantidade de pessoas que lá está ao mesmo tempo), é vê-los a urinar em cada canto jardim, uma podridão. Sétimo, o intocha não declara o que factura por noite? Não regista o que vende? É ver os empregados a meter o dinheiro para o saco (parece uma comissão de festas da aldeia). Nos outros sítios vejo os outros a declarar os lucros. Oitavo, aquilo não tem horário? No outro dia estava a funcionar para além das 5 da manhã, não percebo essas licenças. Nono, o som necessita de estar tão alto, ou pensam que por estar num sítio privado o som não prejudica as outras pessoas que querem descansar nas habitações à volta? Esta associação apesar das suas manifestações em prol dos estudantes que enfrentam dificuldades económicas vendeu-se ao grupo inTocha, com contrapartidas que não estão claramente explicadas.

Jhonny Ribeiro, estudante nº 20052077

18 comentários:

Anónimo disse...

Ainda não entendí muito bem a real importancia deste Blog, o autor limita-se a escrever qualquer coisa e vai para os bloges de "vertente politica mirense", e lá diz qualquer coisinha.
Sem ofensa, podem-me explicar para que serve este blog????
mais uma vez,,,,,sem ofensa.
Lendario

Anónimo disse...

deve faltar uum algarismo no teu numero de estudante, nao?!?!?

Anónimo disse...

Caro seixomirense

Será que me podes informar onde é que tens que pagar para aceder a zonas da Faculdade de Direito?

.

Anónimo disse...

Este blog serve pra dizer mal do que vier à real gana do seu distinto autor.
Ou seja creio que serve para coisa usual e vulgar do português, dizer mal

"é hábito nacional, comer e dizer mal"

Sem ofensa

seixomirense disse...

Há blogs de vertente política mirense? Espera vou vomitar e já venho...Política mirense = Náuseas.
Este blog não serve para nada, os outros é que servem, um é pró-Reigota! O outro é contra-pró-Reigota! Que complicação! Este blog é Humanista. E chega, ponto final!

seixomirense disse...

Deve faltar um algarismo pois, ficou no teu!

seixomirense disse...

Vou-me informar se um estudante tem que pagar para ver a Biblioteca Joanina, a Prisão Académica, a Torre da Universidade e a Sala dos Capelos.

seixomirense disse...

Este blog serve para dizer mal? Não me lembro de dizer mal dos Franz Ferdinand, Caretos da Lagoa, Medina Carreira, Mário Crespo, Vukcevic, Obama, Educação para a Cidadania, Benfica, Constituição Portuguesa (liberdade de expressão), Marinho Pinto, Bar X, Espinhaço de porco, peixitos de aquário, Alberto Jardim, Mantorras, Suazo, Baixa do gasóleo, bacalhau à Brás, Ameijôas do Vietname, mas principalmente portuguesesas.
Chega? Tenho de dizer bem de tudo queres ver? Deves ter confundido com um blog qualquer de palmadinhas nas costas! Para que serve este blog?
"É um espaço onde se pede paciência às pessoas em geral e onde se pode expôr teorias sobre tudo o que está! Nada é tabu aqui nem há cá censuras, o que está é o que é. Melindrosos e redomas de vidro não são para aqui chamados. Também pode ter a ver com o Seixo de Mira."
E acrescento: é um espaço onde se tenta desentoxicar o povão que tem sido embebedado dia após dia pela corja da política portuguesa. Atravé da educação para a cidadania estou a tentar dotar o povão de ferramentas, mecanismos e condições para exercerem uma cidadania saudável, mais activa, mais interventiva, mais esclarecida. Boa noite e obrigado!

seixomirense disse...

O país está impecável para a andar a florear a situação catastrófica em que está. A mim não me embebedam com a vossa realidade deturpada.

RJ disse...

Grande carta! Ainda não fui a esse bar mas já fico com uma bela ideia do que vou apanhar.

Espero que um cartão de estudante de 2005 ainda me dê entrada...

Anónimo disse...

Caro seixomirense, obrigado pela informação,,,,,fiquei esclarecido em relação ao blog, e ao ressaibismo que lhe impera na alma.
Mais uma vez, obrigado
E mais uma vez, sem ofensa
Lendario

seixomirense disse...

Ressabiado: desconfiado, espantadiço, farto de, saturado desgostoso, melindrado.

Contário de ressabiado: Pateta, alegre!
Camarada anónimo (são tantos e tão mediocres, os anónimos). Entre ser ressabiado e não ser, escolho claramente ser ressabiado. Tenha paciência, mas eu não sou um alegre pateta manso. Posso dizer que estou saturado, farto do ponto a que este país chegou de há 30 anos para cá. E estou a lutar para desembriagar o povão para ver se deixa de ser manso e alegre enquanto é cada vez mais ostracizado! Boa noite e obrigado.

Anónimo disse...

Eu gosto do blog e venho cá sempre ver do que é que trata! Continua Jhonny, não dês importância a quem quer amordaçar o povo.

Anónimo disse...

Caro seixomirense

Em primeiro parabens pela iniciativa de criar este blog

A Biblioteca Joanina, a Prisão Académica, a Torre da Universidade e a Sala dos Capelos, não fazem parte da FDUC, pelo menos durante os anos em que lá estudei. Não sei se hoje será o mesmo(?) mas creio que sim.
Esses locais em que é preciso pagar são património da Universidade de Coimbra, a porta ferrea que dá entrada para a Via Latina, não é a porta de entrada da Faculdade de Direito.
A FDUC tem a sua entrada naquela porta em vidro ao lado da Capela (e logo ai podes ver que qualquer pessoa pode entrar na Capela, desde que esteja aberta).
Pode até parecer um abuso que se cobre dinheiro para aceder a esses espaços, mas atendendo por exemplo ao património que se encontra na Biblioteca Joanina, creio que cobrar uma entrada não é tão descabido assim. Para além de auxiliar ao pagamento de despesas inerentes a esse espaço, garantindo um posto de trabalho, também combate os próprios excessos daqueles que costumam abusar daqueles espaços em que a entrada é livre.

Poderás rebater dizendo que deveriam ser todos de acesso livre (leia se GRATIS), ainda que com certas restrições. De acordo, mas isso seria num universo utópico que ainda não existe. É comum por toda a Europa e arredores que espaços como os que referes sejam de acesso condicionado ao pagamento de uma certa quantia. Além do mais, instituições, escolas, etc etc, podem quando requisitado previamente aceder a estes locais de forma gratuita.

Cumprimentos

João Luís Pinho

seixomirense disse...

Obrigado João Pinho! É óbvio que eu sei que esses 4 lugares não são da faculdade de direito embora alguns sejam lá! Quando disse locais da faculdade de direito era uma força de expressão! Eu sei que os turistas têm que pagar para aceder a esses lugares, eu sei que tem que se pagar para manutenção e para garantir esses postos de trabalhos do quais eu sou a favor! Aliás, se Portugal garantisse emprego a todos os licenciados em Arqueologia e em História de Arte era sinal que este país vivia numa economia desafogada e num patamar de cultura semelhante aos países nórdicos. Estou-me a informar para tentar saber se os estudantes têm que pagar para entrar nesses locais. É que se os estudantes têm que pagar é inadmissível!As propinas já deviam englobar isso e muito mais.

seixomirense disse...

Enganei-me e já emendei o post em cima, não há locais da universidade em que os estudantes pagam para aceder, pagam apenas os não estudantes, pelo menos foi o que uma ex aluna de História de Arte que trabalha na câmara me disse!

seixomirense disse...

Na câmara de Coimbra obviamente!

seixomirense disse...

De qualquer maneira o TAGV é da universidade e é a pagantes! E o Sarau da queima e latada nunca deveria ser a pagar!