segunda-feira, 16 de março de 2009

As cartas anónimas




Tenho uma teoria sobre cartas anónimas. Não sou liminarmente contra elas. Ou seja, não as repudio completamente. Mas tenho muitas objecções à existência delas. E porque? Não me venham com as teorias da treta de que estamos num país livre e que já se pode dar a cara por todas as nossas opiniões sem sofrermos represálias. Eu dou, e asseguro-vos que não é fácil. Vivemos numa democraciazita muito limitada. Vejam o exemplo da PSP a tirar a tarja que dizia "Vergonha" no jogo do Sporting. Vejam que nenhum jornalista fez perguntas incómodas ao genocida e cleptomaníaco José Eduardo dos Santos presidente raramente eleito de Angola quando esteve em Portugal. Sou a favor de que se houver um problema grave de interesse público e de que saiba verdades absolutas sobre o caso e se se tem medo de represálias em denunciar, então sim, tem que se recorrer à carta anónima. Exemplos de cartas anónimas foram: a carta que denunciou o Freeport, talvez escrita por Zeferino Boal e que eu aprovo na medida em que mostrou podridões que nos lesam a todos. A carta que enviaram ao Sporting com ameaças de morte, essa é de atrasados mentais, é dar muita importância ao futebol. A carta que circulou há 2 anos acerca da governação da câmara de Mira: sobre essa digo o seguinte, é pena a linguagem insultuosa e meterem-se na vida particular de pessoas que não me interessa nada, porque se metade daquilo que se dizia lá sobre a parte pública é verdade, só me dá nojo termos autarcas assim. Alguma coisa será verdade. A outra carta é a que ACR Seixo de Mira recebeu no último mês.

Quanto à sondagem da carta anónima enviada à ACR Seixo, 25% dizem que o autor foi um atrasado mental. 25% defendem que se a carta diz verdades, divulguem-na. 15% estão admirados do autor deste blog saber da existência dela. Outros 15 % acham que a carta tem a ver com politiquices e amuados da política. 5% perguntam-se se terá usado os CTT. Esta pergunta deixou de fazer sentido quando descobri que sim foi enviada por CTT e não foi posta por baixo da porta. 5% acreditam que foi o autor deste blog que a enviou e 5% acham que foi alguém que apaga fogos e que dá palmadinhas nas costas o que me parece mais plausível. Não sei o conteúdo total da carta. Sei que foi dirigida à ACR Seixo, fazendo queixinhas (não tem outro nome) da secção de futebol. E que foi enviada por correio azul (tinha pressa o artista, e sabe mais do que eu, que não sei a morada da sede). Este blog desmarca-se de forma veemente do conteúdo da carta e da sua finalidade. Quase que seria escusado dizer que este blog não tem nada a ver com tal documento, mas ainda assim é necessário realçar isso para evitar equívocos de alguns atrasados mentais. Ao que sei a carta tem referências a vidas privadas e a mentiras facilmente comprováveis (fácil verificar que são mentira) acerca de comportamentos de dirigentes daquela secção. Portanto é uma carta a que não se deve dar grande importância. Parece-me que o autor da carta nunca gostou de futebol, é adepto de que a ACR Seixo só devesse conter secção de teatro e de folclore extinguindo-se a de futebol, tem traumas políticos e ressentimentos com os dirigentes, tendo falsos moralismos em censurar eventuais confrontos ocorridos no Campo do Fojo, esquecendo-se que nos últimos 30 anos tem-se feitos pouca coisa para mudar o comportamento em relação à cidadania por parte do sistema de ensino. Mas desde já vinco, se a carta tem verdades, divulguem-na, se só tem tonterias, queimem-na.

4 comentários:

Anónimo disse...

Uma carta anónima é e será sempre o pior que um homem pode fazer.
Quem tem a consciencia limpa diz o que tem a dizer frontalmente e sem medos, isso sim é de homem.
Quanto a dizer ou não a verdade, para mim o conteudo de uma carta desse género é sempre duvidoso, pois quem não deve não teme.

Claro, também sei que por Mira vem sendo habitual que surjam cartas anónimas em vesperas de eleições. Fruto de quê? Não é por ser verdade, é sim por inveja e hipocrisia.
Os barões e os senhores de Mira andam preocupados mas é com o seu umbigo, se alguns dos que escrevem certas cartas fossem chamados e lhes fizessem o mesmo em público, assumindo o que se ali diz, certamente nunca mais escreviam.

seixomirense disse...

Como já referi, cartas anónimas para fazer intrigas e denegrir imagens por intermédio da mentira, essas repodio. Mas por exemplo uma carta anónima enviada para a judiciaria para denunciar um crime verdadeiro e evitando represálias, aceito e apoio. E volto a frisar : dizer que é possível actuar frontalmente sem medos nesta democracia da treta são puramente lérias. E lérias tinha a minha avó. Por isso é que o João Cravinho teve que ser exilado para o Parlamento Europeu.

Anónimo disse...

Atenção, no caso do Sporting a própria direcção que era a visada referiu que era tudo mentira e repudiou o que foi publicado, como sendo inverdades pelo jornal A Bola!
Quanto as cartas anónimas no geral, desde miúdos, quantas não recebemos e não sabiamos se era mesmo uma menina que gostava de nós ou o cigano do lado a gozar connosco?Há que ter cuidado como o que circula, e averiguar se o conteúdo será fidedigno ou não.

Anónimo disse...

E porque será que essa tal carta foi para o futebol do seixo ? Porque a secção nunca esteve tão bem como agora sem politiquices e sem mentiras...onde é que já se viu o seixo a jogar de laranja ? Desde quando é que as cores do seixo são o laranja ???