segunda-feira, 9 de março de 2009

O Dia da Mulher, para quê?




Olympe de Gouges nasceu na França em 1748, casou aos 16 anos e morreu aos 45. De que é que trata? Trata que esta camarada tinha a mania que as mulheres na altura tinham os mesmos direitos que os homens e até escrevia peças de teatros com temas alusivos à sua luta. Até escreveu uma carta à rainha Maria Antonieta a ver se arranjava uma aliada de peso na sua luta. Escreveu também a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã (2 anos depois da criação da declaração dos direitos do homem), mas não teve sucesso e foi dar uma volta à guilhotina em 1793, como aliás era moda na altura. Posso-vos garantir que os 17 artigos da declaração ainda hoje são bem actuais, logo ela era uma visionária. Mas os visiónários, aqueles que pensam um pouco mais à frente do que a mediocricidade geral ainda hoje acabam mal, só são reconhecidos depois. Isso é que era uma mulher a sério que lutou até à morte pelos direitos daquelas que hoje celebram o seu diazito reunindo-se todas com florinhas e jantarinhos, mandando os maridos lavar a louça. Para que é o dia da Mulher se não existe o dia do Homem? Logo aí há uma contradição no simbolismo da comemoração que é assinalar uma data de igualdade que não existe para os dois géneros, feminino e masculino. Ah, para além de que nesse dia armam-se em importante e não fazem sexo com o parceiro para mostrar que têm poder. Há o Benfica para ver, deixem lá.

4 comentários:

Anónimo disse...

"Para que é o dia da Mulher se não existe o dia do Homem? Logo aí há uma contradição no simbolismo da comemoração que é assinalar uma data de igualdade que não existe para os dois géneros, feminino e masculino."

Dia do Homem: 19 de Novembro.

"Ah, para além de que nesse dia armam-se em importante e não fazem sexo com o parceiro para mostrar que têm poder."

Uiii, frustração acumulada...! Medo...

Anónimo disse...

para além de que, o dia da mulher surgiu, n só numa altura onde os direitos da mulher eram esmagados mas tb pork se deve a um acto desumano... http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm

seixomirense disse...

Esse dia, 19 de Novembro não existe como dia do homem, e se existir como dia do HOMEM, é a celebrar a existência do Ser Humano e não especificamente do género masculino! Frustração? Não... então eu não disse que há sempre o Benfica! Para além disso há sempre aquela "que já lá está" é uma teoria sobre sexo que um dia conto-te, Socióloga!

seixomirense disse...

Está bem Joana, compreendo perfeitamente as razões do aparecimento do dia da Mulher e como a igualdade ainda não está alcançada em todo o planeta Terra, é melhor continuar a existir!