sexta-feira, 27 de março de 2009

Polícias Municipais




Que grande coincidência em ter falado no post anterior no Jaime Soares. Já vão ver porquê! As Polícias Municipais fazem parte de um tema que me tem deixado indiferente porque não me têm incomodado! No outro dia assisti a uma cena de luta revolucionária! Um senhor já de idade, trabalhador, que não deve um tostão a ninguém, deixou o carro na Praça da República de Coimbra num local que me parece passível de estacionar e onde eu também deixaria o meu! A PM multou-o e ele chamou-lhes tantos nomes durante largos minutos que se o Lucílo Baptista estivesse ali acharia que afinal a sua semanada tinha sido um paraíso! E os Polícias apenas olhavam calmamente mansos, porque tirando Lisboa e Porto "as restantes Polícias Municipais são constituídas por funcionários municipais, com poderes de autoridade mais limitados." Eu já tinha pensado uma vez que quem vai para polícia municipal de Coimbra é alguém que tem dificuldade em arranjar emprego e que tem conhecimentos ao nível de PSD e de Carlos Encarnação! Descobri no outro dia que Vila Nova de Poiares tem Polícia Municipal! Um munícipio mais pequeno em área e em população do que Mira tem polícia municipal desde 2005, acreditam? É até, a primeira vila de Portugal a ter PM. Começaram com 8 agentes o que pode ter um custo anual superior a 75 mil euros! Em tempos de necessária redução de despesa pública, acham que isto é um exemplo para alguém? Isto é um País? Depois acontecem as cenas caricatas como há 1 ano em Poiares a Brigada de Trânsito da GNR a multar a PM, e a PM a vingar-se e a fazer-lhes o mesmo (à BT). A brincar ao "quem é que manda mais"! Eu não sou contra quem se mantém no poder há muitos anos (mas desconfio sempre) mas sabem quem é o presidente de Poiares? Lá está, Jaime Soares, do PSD e está à frente da câmara desde o 25 de Abril! Foi para lá com 31 anos! E teve um processo em tribunal porque "Em causa estão obras realizadas há alguns anos na sua habitação, para construção de anexos, onde o autarca terá utilizado mão-de-obra, materiais e maquinaria da câmara"! Testemunhas disseram "ter visto funcionários camarários, que identificaram, a trabalhar na casa do arguido, durante a semana e em horário laboral". Não sei se foi absolvido nem quero saber! Depois de ver o Avelino Ferreira Torres a safar-se não quero saber dessas coisitas! Mas pergunto será que as PM são uma fonte de riqueza? Produzem alguma coisa para o país? Ou será uma forma de arranjar empregos a amigos? Imagino se houvesse em Mira! E se todas as câmaras tivessem esta pancada igual à de Poiares?

3 comentários:

Montes de Cima City disse...

Obrigado pelas palavras amigas.

Anónimo disse...

Boas seixomirense

Quanto ao dinausaurio em questão o Jaime Soares (e permito me trata lo por tu, pois foi meu colega no primeiro ano de faculdade apesar da nossa diferença de idades), eterno presidente de camara de Poiares, daquilo que com ele privei poderei dizer que é um "porreiraço". Entenda se que era um colega de curso, sendo eu caloiro de direito e ele já um homem criado e farto de por aí andar. Lembro até de bons momentos à mesa com ele partilhados.

O tempo passa e os contactos vão diminuindo, da ultima vez que dele ouvir falar foi aquando da Inauguração do sintético em Mira, em que o Jaime veio a Mira a uma sardinhada promovida pelo PSD de Mira, que curiosamente decorreu à mesma hora que a dita inauguração... um guerrilheiro à moda antiga pois então, só que este anda muito afastado dos romanticos guerrilheiros revolucionários de outrora.
Mas também se o homem está lá desde as primeiras eleiçoes democraticas em Portugal, é porque alguem nele vota. E nisto o povo é quem decide. Quanto à forma utilizada por ele para o conseguir... um pouco disto e outrotanto daquilo e a coisa lá vaio indo. O Jaime é um sabidão, quase um Alberto João, só que este dança menos.

seixomirense disse...

Sim, claro que alguém vota nele! Realmente li qualquer coisa sobre ele andar a frequentar Direito! Que é um sabidão não tenho dúvidas! Se isso é bom ou é mau, cada um tem a sua opinião, mas é óbvio que é benéfico numas coisas e prejudicial noutras.