sexta-feira, 27 de março de 2009

O Salão da Juventude


Suspeito que hajam pessoas em pulgas para ver o que é que sai àcerca dum assunto destes. Aviso já que não vai sair nada de mais, até porque não sou anónimo, desconfio desta liberdade democrática e por isso tenho que ser ponderado naquilo que digo! Além disso se querem espectáculos e novelas é melhor verem o Jornal Nacional da TVI à Sexta-Feira! Os resultados da sondagem à pergunta: Quem ficou a ganhar com uma permuta de terrenos para fazer o Salão da Juventude do Seixo há mais de 20 anos? Foram:
24% - Desta é que ninguém se lembrava!
15% - A Juventude? Deves estar a gozar!
15% - Pergunta aos que têm a chave!
15% - Curioso, os filhos de quem tomaram a decisão continuam no poder!
12% - Um senhor que vende gás!
12% - Mas afinal quem tem a chave?

O Seixo tinha um salão onde os jovens desenvolviam as suas actividades (teatro e outras acções de enriquecimento cultural). A foto em cima ilustra como era o antigo salão que se localiza na rua Padre São Miguel perto da igreja. Os jovens na altura sentiram que necessitavam de uma infra-estrutura maior, mas o terreno que possuíam não era suficiente para construir algo melhor. O ideal seria conseguir o terreno do lado direito! Não se concretizou esta possibilidade! Então que se faz? Faz-se uma troca! Ora eu (jovens) dou-te o salão antigo e tu (dono do terreno da direita) dás-me um terreno grande que tens lá atrás na actual rua do Salão! E pronto fez-se a obra com a arquitectura que lá está (a que eu me escuso de comentar porque não sou um Siza Vieira nem um Eduardo Souto Moura). E pronto, alguém ficou com um impecável "assentamento" (como se diz na minha terra) na rua principal do Seixo. E onde era o Salão, agora é um armazém com estas dimensões : 25m por 7metros. O actual salão tem 30m por 11,5metros! Será que valeu a pena construir num sítio secundário sem estacionamento por causa de mais uns metros quadrados?

3 comentários:

Anónimo disse...

Grande blog! Finalmente alguém fala publicamente de assuntos que sempre se falaram mas só em voz baixa para os que tomaram as decisões não nos chamarem de ignorantes e seixeiros de segunda categoria! Está lá uma obra esperta! Gelada de inverno, 4 paredes ao alto, um pombal! E sobre a chave do salão, quando tocas nesse asunto?

Vítor Ramalho disse...

Um amigo do Júnior é meu amigo.
Concordo inteiramente em relação à criminalidade, sobretudo na questão da justiça social, é tempo de mudarmos o rumo dos acontecimentos.
Em relação à cultura e aos espaços de lazer para jovens, cada vez são menos e cada vez mais ao serviço do sistema e usados como folclore mediático.

Anónimo disse...

Não valeu a pena , mas uns senhores decidiram assim, que se há-de fazer?