terça-feira, 16 de junho de 2009

Cidadania e Política- O voto: um dever ou um direito?




O presidente do PS/Açores, Carlos César, considerou "estúpido" o que se passou com o índice de abstenção nas eleições europeias de Junho de 2009. "É estúpido deixar que os outros decidam sobre todas as questões que nos dizem respeito".
Vamos então enquadrar o tema conseguindo ter uma visão holística sobre o assunto.
-Segundo Freire, existem pessoas que compreendem o conceito de cidadania como o cumprimento dos seus deveres (obrigações legais e regras de comportamento social), mas há quem defenda que a cidadania abarca a reflexão crítica, a reivindicação dos direitos delegados pela democracia.
-Um bom exercício de cidadania exige como qualidade inerente, uma boa assertividade.
-Conclui-se então que a cidadania contempla direitos e deveres.
-A cidadania é um conceito multidimensional.
-A dimensão política da cidadania está relacionada com os direitos políticos, ou seja com a capacidade que o sujeito tem de poder intervir nos destinos do seu país participando de modo directo ou indirecto (escolher a formação do seu governo ou concorrer a cargos de administração pública).
-Com a queda dos principais regimes totalitários e com a emergência das democracias modernas, os indivíduos têm o poder de escolherem através do sufrágio universal os seus representantes para tomarem decisões de Estado.

Sem comentários: