segunda-feira, 15 de junho de 2009

A festa do Seixo (cont)




Bem, se a festa é principalmente religiosa, porque é que não é a ala da sociedade mais ligada à Igreja a mais interessada em organizá-la? E não me venham com a desculpa de que não querem meter-se em assuntos pagãos! Tenho a certeza que a Nossa Senhora do Carmo ficaria contente que o povo lhe celebrasse uma missa, uma procissão, uma tarde de actuação do rancho e jogos tradicionais e um arraial em que as pessoas possam dançar e dar largas à sua alegria porque Deus não nos pediu para vivermos infelizes. A mim parece-me que há uma pseudo-elite no Seixo que não quer sujar as suas mãozitas a organizar eventos que eles consideram como menores. Uma pseudo-elite que considera que estar num baile a conviver e a conversar numa noite quente de Agosto é para parolos, pessoas desqualificadas e inferiores, susceptíveis de serem menosprezadas.

Assim mais uma vez as tarefas foram delegadas de forma pouco reflectida por gritante falta de tempo. Tudo indica que as coisas se processarão assim:
Quermesse- estará a cargo mais uma vez dos escuteiros. (aceita-se, é uma secção que necessita e merece porque a quermesse dá muito trabalho!)
Bar do torneio de futebol- será a direcção da secção de futebol a responsável.
Restaurante- Mais uma vez será o teatro a organizar. (Eu sei que dá muito trabalho, mas se não fossem estes jovens a pegar na festa, adeus restaurante para o teatro).
Bares da festa e outras receitas- Será a comissão a responsável que irá doar uma grande parte dos possíveis lucros à Fábrica da Igreja do Seixo. (Ou seja, a comissão irá trabalhar para a comunidade).
A fábrica da igreja é uma entidade que certamente terá personalidade jurídica e com um funcionamento algo obscuro. E é obscuro não por terem actividades menos claras, nada disso, é por ser uma entidade conhecida apenas por quem frequenta regularmente a igreja. Quem não vai à missa do Seixo (sim, é possível ir á missa noutras paróquias!) percebe pouco de Fábrica de Igreja porque eles só prestam contas lá. Não se sabe bem quem é o presidente nem os membros, e para quem é um pouco leigo apenas consegue saber a morada que é R Padre São Miguel Seixo 3070-544 SEIXO, e o número de telefone:231 488 559. Este é um exemplo de quando eu falo em círculos muito restritos e fechados em que pessoas humildes das Cabeças Verdes não entram.
Resumindo, o Seixo faz-se reconhecer pelo seu espírito de solidariedade, de comunidade, de coesão social, de forte interacção entre os seus habitantes, mas para organizar a sua própria festa tiveram que ser uns jovens (espero que independentes) a dar a cara, quem sabe, para futuramente os Marretas estarem na sua tribuna e no seu pedestal a desancarem e criticarem o trabalho de quem tanto se sacrificou!
Estes dois posts servem apenas para alertar a população do Seixo que se dá ao trabalho de ler isto, de que a festa do Seixo poderá acabar mais ano menos ano, o que é uma pena. Se há factos que não são verdade aqui descritos, não são da minha inteira responsabildade, responsabilidade tenho sim de actualizá-los para apurar a verdade sempre!

13 comentários:

Anónimo disse...

"Será a comissão a responsável que irá doar uma grande parte dos possíveis lucros à Fábrica da Igreja do Seixo." - isto ñ é verdade, mas enfim, no meio de tantos equívocos que aqui se escreve, este é só mais um.

Anónimo disse...

depois de escreveres esta crítica à população do seixo, seria nobre da tua parte arregaçar as mangas e fazeres parte de uma comissão (pelo menos por uma vez).

seixomirense disse...

Bem, o certo é que é verdade e é mais uma verdade no meio de tantas quanto se escrevem aqui!

seixomirense disse...

Não é crítica nenhuma à população do Seixo é um alerta de que a festa pode acabar de um ano para o outro! Seria nobre arregaçar as mangas para fazer parte de uma comissão, mas seria nauseabundo querer fazer e só ir para lá trabalhar no bar na altura da festa (em vez de participar em toda a sua prévia organização) ou lá enfiar amigos que nem do Seixo são. Entre ser Nobre ou ser Nauseabundo prefiro ser apenas apoiante deste grupo de jovens empreendedores! E tu, preferes ser o quê?

faço parte disse...

o jhonny so queria alertar a malta por causa de ser sempre a ultima da hora que se faz festa....
se não fosse este grupo a pegar quase de certeza que não havia festa...



não deixem morrer a tradição.

seixomirense disse...

O post serve para isto, para alertar a comunidade seixense, posteriormente actualizarei factos que não correspondam à verdade neste artigo, mas que não são da minha autoria.

festas 2009 disse...

os lucros afinal não são para a fabrica da igreja...
são para o lar.

o autor deste blog escreveu mas não foi por cabeça dele.
portanto não massacrem o homem.
não tem culpa disso

festas 2009 disse...

os lucros afinal não são para a fabrica da igreja...
são para o lar.

o autor deste blog escreveu mas não foi por cabeça dele.
portanto não massacrem o homem.
não tem culpa disso

Anónimo disse...

lucros!!! onde? é mto mesquinho estar a especular o destino dos lucros quando nada temos. O que já temos é contratos para cumprir e despesas para pagar. Não me estou a queixar até porque sei bem que organizar a festa é trabalhoso. Em relação a este assunto convém referir a inserção na festa dos escuteiros, do futebol e do teatro em actividades com fins lucrativos. A comissão de festas agradece a esses grupos da nossa terra, sem a participação deles a nossa tarefa seria muito complicada.

Eu percebo onde o cigano quer chegar com este texto, é verdade que tem sido quase sempre os mesmos a pegar na festa. Uma das prioridades da comissão
deste ano é nomear a proxima comissão o mais rápido possível, era de bom grado que houvesse seixences que se mostrassem interessados.

O que posso adiantar neste momento são os artistas que vão pisar o palco (mundo), o programa da festa fica para breve. E é isto o que realmente interessa para já:
12-FAX; 13-WAVE; 14-IRA; 15-MALHO; 16-MG4;

Anónimo disse...

Já agora,fica aqui o pedido, precisamos de uma tripla para os MG4.

Anónimo disse...

ahahahahah!!!!!!

Tenho uma tripla!!
Eu ofereço-a, mas tem apenas meio metro de cabo. :s

Anónimo disse...

deve chegar... é pó camião palco deles.

Anónimo disse...

reboque palco se calhar era o que querias dizer nao é?