quinta-feira, 25 de junho de 2009

Cidadania e Política- O voto: um dever ou um direito?




Segundo um estudo conduzido pela Equipa de Missão para a Organização e funcionamento da administração do Estado, 2001, sobre a imagem dos serviços públicos em Portugal, a Assembleia da República e os partidos políticos estão nos 2 últimos lugares em perante a população.

Dever versus direito
A grande maioria dos países em que é obrigatório votar por lei fazem parte do 3º mundo: Perú, Paraguai, Chile, Moçambique, Venezuela, Uruguai, México, Angola, Filipinas, Costa Rica, Honduras, Grécia, Argentina , Austrália, Itália, Bélgica, Brasil.

Na Grécia o voto é obrigatório sob pena de multa e retirada de passaporte .

No Brasil, dos 18 aos 70 anos, se não votar durante 3 vezes seguidas, não pode matricular-se numa universidade pública, concorrer a cargos públicos nem requerer uma cédula de identidade.Em países como os EUA, Áustria, Suécia, Alemanha, Japão, Espanha, Holanda, Cabo Verde, Argélia, França, Portugal, Reino Unido o voto é um direito e não uma obrigação.

É um paradoxo punir alguém que simplesmente se recusou a exercer um direito.
Num país onde não se é obrigado a votar, as campanhas devem ter um apelo maior por causa do baixo comparecimento perante as urnas.Num país onde o voto é obrigatório só se tem que convencer os eleitores a votarem neles, a saída de casa já está assegurada. (Cont)

1 comentário:

Susana Falhas disse...

Olá !
Em nome da organização da Blogagem Colectiva"Aldeia da Minha vida", quero agradecer a sua participação , na qualidade de leitor e eleitor,bem como o seu contributo para osucesso da mesma.

Dia 30 de Junho serão publicados os resultados.

Até lá,
Bom fim de semana!

Susana Falhas