quarta-feira, 24 de junho de 2009

Torneio Ultra-Seixo 98


Era Agosto de 1998. A França tinha-se sagrado campeã do mundo de futebol, numa final estranha contra o Brasil. As músicas mais ouvidas nesse Verão eram Xutos & Pontapés - Para Sempre; Ricky Martin - Allez, Allez, Allez!; Maddonna - Frozen e Daniela Mercury. Faltavam poucos meses para The Gift - Ok! Do You Want Something Simple?; Silence 4 e Britney Spears lançarem os seus albúns de grande sucesso. Os avecs cantarolavam o "I wil survive"!

Frank Sinatra tinha morrido nesse ano. A ponte Vasco da Gama tinha sido inaugurada em Abril. A expo 98 estava ao rubro, ainda era o tempo das vacas gordas. A voz de ordem era : endividem-se! António Guterres era o 1º Ministro e Jorge Sampaio era o Presidente. Uma parelha PS. Bill Clinton era o presidente do mundo. O FC do Porto era campeão e levou a Taça, o Real Madrid havia ganho a liga dos campeões!

Era o III torneio Ultra-Seixo. Nas duas primeiras edições os campeões tinham sido os Emigrantes Franceses e uma equipa com o nome de AC Melão ou Blocomir, tanto faz. Os Montanelas já haviam conseguido um 4º lugar e um honroso 2º lugar. Em 1997 já eram a melhor equipa (só no primeiro ano não o eram), mas não foi suficiente para ganhar a final. O campo ainda era demasiado inclinado para a qualidade da equipa. Foi aí que surge a frase: "os Montanelas, para ganharem o torneio, terão que ser pelo menos melhores a dobrar que os adversários", para conseguir ultrapassar os outros obstáculos mais escuros, como o tráfico de influência com a arbitragem. O torneio era feito para 2 determinadas equipas irem à final. 13 anos depois, esse objectivo nunca foi atingido!

Era 1998 e a média de idades dos Montanelas era de 18 anos. Estava na hora de ganhar aquilo. O torneio teve só 6 equipas (a fantástica organização não deixou mais partcipantes). Era o elitismo puro. O Seixo é de todos mas só uns é que podem participar. Obviamente que os Montanelas não podiam ficar de fora! Não eram da pseudo-elite, mas carregavam uma força imensa de gentes das Cabeças Verdes e gente sem peneiras do Seixo. Além disso tinham ido à final no ano anterior. Para mais, quando os putos (Montanelas) jogavam era quando a afluência ao Fojo era maior! Não que fosse para os apoiar ou icentivar (os Montanelas nunca tiveram mais de 40% de torcedores num jogo) mas porque a malta gostava de os ver jogar. Porque jogavam sempre ao ataque. A idéia da organização era: inscrevam muitos por equipa para todos poderem participar, mas na prática era impossível jogarem todos os 15 elementos duma equipa. Por isso os Montanelas não increviam mais de 10. (cont)

Sem comentários: