terça-feira, 23 de junho de 2009

Loucuras dum semi-estudante




23 horas para o exame - É Domingo à tarde, ainda falta um dia e está-se cansado. Calma! Dormir a sesta. Anda tudo aflito por causa do exame, mas é preciso evitar apanhar cabelos brancos.

14 horas para o exame - Domingo à noite, já se jantou, já se mediu o tamanho dos apontamentos e já se chegou à conclusão que falta um texto importantíssimo para fazer a merda do exame. Sem esse texto, só é possível fazer exame para 10 acertando tudo. Mas já é tarde, vê-se uma televisão. Quem está acostumado a deitar-se no mínimo às 3h da manhã, toda a semana menos ao Domingo, não é fácil adormecer antes dessa hora. Começa a doer um dente, analgésico "prós queixos" para adormecer melhor.

7 horas antes do exame - São mesmo 7h da manhã de Segunda-Feira o sono é muito, a procrastinação, o cansaço e a inércia foram muitos. Ou sim ou sopas! São horas de ver o que é que trata para ir a exame. Vê-se o tamanho das fotocópias: parece possível ler tudo apenas uma vez.

3 horas antes do exame - São 11 da manhã, horas de comer um iogurte e beber um copo de leite. Ponto da situação: É possível ir ao exame. Vale a pena tentar. Ao menos vê-se como é o exame, para tentar fazer na época de recurso.

2 horas antes do exame - É meio dia, se calhar é melhor almoçar nas cantinas que é barato. Ao menos forrar o estômago. Escalopes de porco e duas formitas de arroz. Ninguém é filho dum ministro.

1 hora antes - Chegada à faculdade. Alguns colegas estão a descomprimir, a conversar. Apanha-se a conversa que o roxo é cor de lésbicas. Falta um texto para ler mas aborda-se a situação: "Etelvina, tens o texto das validades e fidelidades duma investigação qualitativa?"
"Tenho João, mas tu ainda pensas ir ao exame a esta hora?"-"Vou! Leio isso em 40 minutos"- "Olha que demoras muito tempo, tenho aqui um resumo"-"Não, prefiro o texto original."-"Ah, toma lá perguntas possíveis de sair no exame que a professora deixou, e boa sorte." (As colegas não acreditam que seja possível ir a exame sem ainda ter lido aquele texto).

13 minutos depois do exame começar - Está o texto lido mas não re-lido. Entra-se na sala, já lá estão quase todos, são alguns 50 é a disciplina comum a toda a turma, vai-se para o fundo da sala. Stressado? Nervosismo é quando se lida com casos sérios. O exame tem 8 perguntas, se calhar não é assim nenhum bicho.

2h e 40m depois do exame começar - Fim do exame, positiva é pela certa, e se não for é de certeza na época de recurso, está-se confiante mas é melhor ficar-se calado por respeito a quem estudou a sério. Daqui a pouco são horas de ir trabalhar, é Segunda-Feira à noite e a vida não pára. Tenta-se no entanto dormir um pouco até às 21 horas.

7 dias depois do exame - Já são quase 2h da manhã, está a acabar o trabalho, recebe-se a notícia por mensagem de telemóvel que se teve 15 valores. Talvez novo record na razão tempo de estudo/qualidade da nota. A 14ª melhor nota em 48 alunos. Significa que 33 pessoas tiveram nota menor. Acaba-se o trabalho, bebe-se um fino, a Praça está vazia, está tudo em exames. Mas há quem tenha outras vidas... Está na hora de ir para a cama.
São com comentários aqui ao lado anonimamente assinados por "Oh!" que me deixam infelizmente mais sobranceiro e capaz de pisar insectos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Mago

Anónimo disse...

Força nodoa!!!! Dá-lhe duro!

Anónimo disse...

Porra!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Ias atacado de cabulas até aos tornozelos!

seixomirense disse...

José Miguel Júdice disse qualquer coisa do género hoje: o estado da Educação está de rastos, fraca, sem nível de exigência, não se fomenta a idéia do esforço, mas sim do facilistismo, qualquer professor universitário se queixa do nível de preparação que os alunos trazem do ensino secundário. Para tirar um curso hoje em dia, se se for inteligente, não precisa de se esforçar muito.