terça-feira, 23 de junho de 2009

Loucuras dum semi-estudante


Nota prévia: o aluno nunca se sentou na fila da frente nas aulas. A professora sabe o nome do aluno mas porque sabe o nome dos outros 47. O aluno nunca falou com a professora fora das aulas. O aluno foi a mais de 60% das aulas mas nunca engraxou a professora. Faltou-se à ultima aula do ano em que a prof explicou como ia ser o exame tim tim por tim tim. Por favor, não tentem fazer isto em vossa casa.

68 horas para o exame de Metodologia de Investigação Científica - Sexta-Feira dia 12 de Junho de 2009. Há exame de MIC na Segunda-Feira dia 15, é o 1º da temporada às 14 horas. Vai-se entrar em fim de semana (as fotocopiadoras só estão abertas à semana) e convém ver o que é que se trata ao nível de material que é necessário para estudar e fotocopiar. Telefona-se a uma colega de curso a ver o que dá. Ela diz que tem apontamentos. Responde-se que se prefere textos do que apontamentos pessoais que são sempre subjectivos e confusos. Ela lança ultimato: se queres, queres, se não vai dar uma volta. Vai-se à rua General Humberto Delgado ao café General, lá está ela, pega-se nas fotocópias, diz-se que se entrega ainda na Sexta-Feira à noite.

67 horas para o exame - Telefona-se para um colega a perguntar se a professora deixou alguma coisa na reprografia da faculdade. Ele responde que ela deixou 2 textos importantes para ler, e refere os nomes dos textos. Não se conseguiu decorar ao certo os nomes. Vai-se à faculdade, cruza-se com uma menina (que irá ter 16) que diz quais são os textos e deseja bom fim-de-semana e bom estudo. Entra-se na faculdade e vai-se à reprografia. Está cheia e fecha às 19h 30m. Tenham paciência, há-de haver alguém que tenha os textos, portanto vira-se costas. Tira-se fotocópias da miúda anterior, noutro sítio. Está calor, mas deu para ir à praia até às 18 horas. Vai-se trabalhar (há pessoas que têm mais que fazer) às 20 horas. Já todos os colegas iniciaram o estudo.

59 horas para o exame - Sexta-Feira à noite. Fim do trabalho. São 3h da manhã. Não apetece ir agora devolver as fotocópias à outra menina, espera-se que ela não se importe. Vai-se beber um martini rosato num bar até às 4 para espairecer. A seguir, cama.

47 horas para o exame - Sábado à tarde. Está calor, vai-se à praia. O tempo encobre, estraga o dia e o estudo, vai-se trabalhar (há pessoas que têm vida). Antes de ir trabalhar, entrega-se os tais apontamentos originais à 1ª menina.

35 horas para o exame - É Sábado à noite. Fim do trabalho. A esplanada esteve à pinha. É necessário fazer aos 3 trocos ao mesmo tempo de cada vez. Ninguém cobra na hora. Não há tempo. O que interessa é facturar muito em pouco tempo e decorar o consumo de 70 pessoas. Quem quer saber de exames a esta hora? Cama.

Sem comentários: