segunda-feira, 22 de junho de 2009

Cidadania e Política- O voto: um dever ou um direito?




As razões da abstenção:

A iliteracia política- Numa sociedade, num povo em que não há um mínimo de conhecimentos, de saberes acerca do funcionamento das nossas instituições políticas, não é possível votar em discernimento e em consciência. Claro que a Educação do Estado Novo que era rudimentar, tem influências ainda hoje. Mas já há um sistema de ensino democrático implementado há 35 anos que pelos vistos é insuficiente. E cada vez pior, esta gente que está a sair com o 12º ano são uns semi-analfabetos. É um crime o que se está a fazer à Educação em Portugal. Se as pessoas não são educadas convenientemente, como hão-de ter esclarecimento para exercer o voto.

Calendarização das eleições em datas pouco convenientes e desajustadas- Reparem nestas eleições europeias. Por acaso deu um dia de pouco calor e com nuvens. Imaginem se tinha dado (foi em Junho) um dia de praia? Era mais uma razão para as pessoas irem passear em família e esquecer o poço em que está enfiado o país. E esta altura é de exames, muitos jovens têm mais que fazer do que ir votar. Ah, e 3 datas de leições num ano é obra, qual é a probabilidade da mesma pessoa conseguir estar no mesmo local em 3 Domingos diferentes?

Sobranceria dos políticos para com os eleitores- A arrogância dos políticos. O aproveitamento das nossas lacunas de conhecimentos por parte deles. Reparem que o tratado de Lisboa não foi submetido a referendo, não lhes interessa porque consideram que não temos capacidade de compreender a natureza do tratado. Mas também não nos explicam. Reparem, não querem calendarizar as eleições autárquicas e legislativas no mesmo dia porque partem do princípio que somos atrasados mentais e que vamos misturar tudo na nossa cabeça. E também porque têm que dar dinheiro a ganhar a todos os correligionários que organizam as eleições. Na Inglaterra, 3 dias antes das nossas eleições eles fizeram no mesmo dia sufrágio para as autárquicas e para as europeias., depois não hão-de ser mais inteligentes?

Deficiente capacidade de clareza no discurso político- Se os políticos não se sabem expressar, se não sabem o que andam a fazer, como podemos saber nós? Nesta camapanha das Europeias quase ninguém falou acerca de assuntos europeus. Só se falou de política nacional. E no fim "caldearam" os resultados com resultados de legislativas. Eles explicaram mesmo, para quê é que serve um deputado europeu?

Sem comentários: