quarta-feira, 24 de junho de 2009

Torneio Ultra-Seixo 98


As 6 equipas eram Café Aveiro, os Velhos, AC Melão, Montanelas, Emigrantes Franceses, Emigrantes Canadianos. Apenas os Emigrantes Canadianos não eram favoritos. Numa primeira fase todos jogaram contra todos numa volta. Só passavam às meias finais os 4 melhores.

Os Montanelas eram uma equipa de gente muito nova, que andavam na escola secundária e no Verão trabalhavam nos mais diversos empregos. Aproveitavam as férias escolares para ganhar mais algum, para não pedirem dinheiro aos pais nas férias, não eram fidalgos. Era o tempo em que as fiscalizações laborais ainda não eram rigorosas. Quase nenhum já frequenteva os escuteiros nem eram alinhados com certos movimentos para adquirirem estatuto social (talvez fosse uma razão de marginilização). Eram apenas humildes mas assertivos, modestos mas ambiciosos, e lutavam pela meritocracia. Acabaram por ser bandeira de lutas de desigualdades sociais (parolas) enraizadas desde o feudalismo, baseadas em árvores genealógicas e pseudo-avaliadores de QI. Subversivos até ao fim. O treinador era o Rui Silva. Um senhor trintão que percebia de bola e que não tinha o rei na barriga. Foi um bom timoneiro, sabia transmitir confiança.

Domingo dia 9 de Agosto - Os Montanelas estreiam-se no torneio com uma grande derrota, 4-2 contra os Velhos. Inocentes, inexperientes, deixam-se levar pelas emoções e passam o jogo todo ao ataque. Os Velhos, remetem-se inteligentemente à defesa, e aproveitando o balanceamento do adversário por 4 vezes lhes marcam. Os Montanelas descem à terra, começam a aperceber-se que são os únicos a jogar para o espectáculo, para o entretenimento (sentem-se sós na sua luta). A equipa adversária aumenta o seu ego nada pequeno. Ninguém é mais inteligente que eles.
Nos outros jogos os Montanelas ganham aos Emigrantes Canadianos, e ganham por 2-1 ao Café Aveiro já no fim. Perdem com o AC Melão por 3-2 num daqueles jogos que só alguns sabem explicar. Vencem os Emigrantes Franceses por 4-2 depois de estarem a perder por 2-0 ao intervalo. Foi uma Segunda parte de classe mundial, de puro ataque (quem viu nunca se esquecerá).

Quinta-Feira 13 de Agosto de 1998 - Na última jornada, os velhos alcançam a 5ª vitória em 5 jogos. Ficam em primeiro lugar no grupo. Foi famosa, a frase de um deles: "Está mais que visto que não há aqui nenhuma equipa que nos ganhe!" Era o sobranceirismo ao rubro. Os Montanelas acabam a primeira fase em 4º lugar, último lugar que dava acesso às meias finais, divertiram a assistência mas qualificaram-se mesmo "à rasca". Por isso teriam que jogar contra o 1º classificado! As outras equipas que passaram foram os Emigrantes Franceses e Ac Milão. As meias finais seriam Velhos-Montanelas (1º classificado contra o 4º) e Emigrantes frances-AC Melão (2º contra 3º). (cont)

3 comentários:

Anónimo disse...

acho que disseste tudo....
só falta uma coisa....







»montanelas mes que uno club una question social».



gostei daquela frase---
»ta mais que visto que ninguem nos ganha»


esperem pelo resto do texto.


continua jonnhy.

Tiago Almeida disse...

»ta mais que visto que ninguem nos ganha»


pois ninguem vos ganha! se antes era dificil agora é mesmo impossivel!


até porque nao fazem ekipa!mas para kem percebe tanto de futebol devias saber que o resultado final nem sempre corresponde ao jogo k foi!


por isso pensem bem... e voltem a fazer ekipa k até gostava de vos enfrentar outra vez... sei que sao uma equipa dificil mas nao é impossivel...



(nao estou a criticar)

seixomirense disse...

Percebo de futebol como os outros e frase não é dos Montanelas. Era da outra equipa.