sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Desvaneios dulcíssimos amaríssimos


No outro dia um anónimo deu a ideia de fazer um levantamento, um pequeno estudo, uma reflexão sobre a influência e o impacto social e histórico que a Igreja tem exercido sobre o povo do Seixo. Prefiro deixar isso para quem queira depositar aqui opiniões válidas acerca disso. Não sou de Sociologia (apesar de lidar com ciências humanas) nem das Ciências Teológicas, e para já não tenho tido disponibilidade para conversar com pessoas mais velhas para fazer um levantamento das principais ideias acerca do tema. Deixo-vos umas achegas:
Sabiam que existem e/ou já existiram estas associações com cariz católico com actividades no Seixo:
Centro Social Paroquial do Seixo, Irmandade da Nossa Senhora do Carmo, Grupo Mensagem de Fátima, Comissão Fabriqueira da Igreja, Irmandade do Sagrado Coração de Jesus, Ministros da Comunhão, Corpo Nacional de Escutas, Acção Católica e Rural, etc. Daqui se pode tirar já o grau de inflûncia na sociedade. Metade nem sei de que é que tratam!

Ps: A mim ensinaram-me que Igreja não é aquela construção de pedra que se encontra em cada paróquia. A IGREJA é algo que está dentro de cada um de nós! Continua-se a marginalizar por exemplo quem não frequenta aquelas 4 paredes com a regularidade de certos pseudo-beatos. Há mais igrejas para além da do Seixo. Como por exemplo a igreja de Siza Vieira em Marco de Canaveses. Continua a haver aquela parolice sectarista, de por exemplo, haver pessoas que acham que não é intelectualmente chique frequentar o campo do Fojo, quer para torneios quer para o futebol distrital. Meu Deus, que retrógados!

Ps: Sabiam que morreu um miúdo durante a construção da Igreja do Seixo, nos anos 40 ou 50? Parece que estava a brincar nas obras e caíu duma zona alta da construção! Descobri no outro dia.

Ps: Amanhã saí aqui no seixomirense a grande sondagem sobre quem irá ganhar as eleições legislativas. A não perder!

Ps: A pedido de muitas famílias, volta-se a suplicar a quem de direito e a quem tem a responsabilidade disso, para que nos expliquem os factores que levaram a que tivessem havido trocas na Junta de Freguesia do Seixo durante o último mandato. Já só têm 1 dia para o fazerem.

Ps: Já estão feitas a listas de quem irá para as mesas de voto? Quais foram os desempregados, os que têm trabalho em condições precárias, as pessoas que têm a cargo famílias numerosas, os cidadãos social e economicamente mais desfavorecidos que escolheram? Estou disposto a dar-lhes gorjetas!! 5 euros no mínimo, são pessoas que precisam.

Ps: O Centro de Bem Estar Infantil do Seixo de Mira (Creche) recebe as crianças às 8h e 15m da manhã? Como fazem os jovens pais que têm que picar o cartão às 8h da manhã? Deixam os miúdos à porta por 15 minutos? Ah, os empregos de ministros começam só às 9h, quem trabalha no duro às 8h que se amanhe! Lobby anti-escola pré-primária? Tenham paciência!

6 comentários:

Anónimo disse...

Eu diria antes: aguentemo-nos porque ainda falta um dia, ou melhor, dois dias e umas horas para que comecem a surgir pistas que nos levem a descobrir os motivos da troca! Eis que se começa a observar fumo...

Par S Mamim disse...

A Influência da Igreja no Seixo é enorme!!! E atravessa toda a população em diferentes ramos do conhecimento.
Basta lembrar que chegou a haver (não há muito tempo) 17 padres em exercício, todos da paróquia do Seixo!
Através da Igreja houve “pisadores da calçada” (presumo que conheças) e todo um desenvolvimento cultural em sua volta (por vezes desafiando a própria igreja, e, muitas vezes, com razão).
Por via da Igreja muitos, que de outro modo jamais o conseguiriam, puderam estudar e formar-se (médicos, professores, engenheiros, dirigentes de institutos públicos) atingindo assim os seus objectivos. Alguns destes chegaram a ser dirigentes partidários (também de partidos de “extrema” esquerda!) e assim diversificar e enriquecer a cultura (conhecimento) na aldeia.
Sabias que antes mesmo de se falar em habitação social em Portugal (antes ainda do 25 de Abril) houve um padre que providenciou (com dinheiro seu e com a ajuda da terra) uma habitação para uma senhora que a não tinha?

Relativamente a frequentar o fojo…
Talvez não saibas, mas até a Professora Otília foi dirigente da Secção de Futebol.
O “retrógados” é para quem?!!!
Não haverá alguma “mania” da perseguição?

Salta à vista que houve mudanças na junta porque houve incompatibilidades dentro da equipa. O treinador do Seixo o ano passado saiu a uma jornada do fim porque… incompatibilizou-se. Alguns jogadores da equipa saem durante o ano porque não têm disponibilidade ou… incompatibilizam-se.
Já agora! Porque é que uma equipa eleitoral que teve duas grandes figuras na sua génese tem na lista dos candidatos apenas um dos nomes? Incompatibilidades?


Na construção da igreja do Seixo morreu um trabalhador (de quem desconheço o nome), voluntário como tantos outros, ao tentar apanhar o boné. Caiu de cima do muro do meio (que separa a parte da frente da de trás da igreja);

A creche recebe as crianças às 07h45…

seixomirense disse...

"Por via da Igreja muitos, que de outro modo jamais o conseguiriam, puderam estudar e formar-se (médicos, professores, engenheiros, dirigentes de institutos públicos)"

Por via da Igreja como quem diz! Por via de quem era pobre e dava algum à igreja para os burgueses estudarem!

Essa sujeita foi dirigente? Qual é a admiração? Não me digam que é dessa ala intelectaumente chique! Para mim não tem admiração nenhuma.
Perseguição? Então estou-me a perseguir a mim mesmo porque eu não tenho disponibilidade para frequentar o Complexo do Fojo!

As mudanças na Junta foram por incompatibilidade? Então porque ninguém disse isso antes? Claro que ninguém é obrigado a ter a mesma opinião, pode haver divergências que levem à incompatibilidade, com respeito cordialmente. Mas tanto tabu para er isso, incompatibilidade?

Quem morreu na construção da igreja uma criança que brincava, também tenho as minhas fontes fidedignas, mas como foi há tanto tempo é natural q a história se tenha alterado!

Só lhe faltou falar nas mesmas de voto para rodar os temas todos.

A creche abre às 8h 15 min, dito por pais de crianças. Se afinal abre às 07h45m, não deixa de ser grave, o que significa que há pais do Seixo mal informados.

Preto nu Branco disse...

Se o que suponho ser motivo de conversa se trata das denominadas "casas da Paróquia", situadas na Baleira das Cabeças Verdes, o Par S Mamim, está a pecar por defeito! Não foi uma mas...
Numa habitou a mâe, noutra a filha e noutra, outra figura que alguns de nós conhecemos e já foi mencionado nos blogs!
Um outro "pisador da calçada", que passou pelo Celibatário, esteve também ligado ao apoio a familias carenciadas de habitação...
Quanto ás "incompstibilidades" referidas, caro Par S Mamim, sabes do que falas?
Graças a Deus!
Vamos finalmente saber a verdade! Vá lá! estou em pulgas para ler o que tanta gente, e eu também, queremos saber!
Força Par S Mamim!

Anónimo disse...

Confirma-se! Foi uma criança que brincava (com outras crianças) em cima das paredes da igreja. As paredes eram tão largas que dava para correr em cima delas.

Anónimo disse...

Então, Par S Mamim é hoje que começam a aparecer os fumos das origens das incompatibilidades? Das trocas?
Vá lá, não te faças rogado!
Olha que o nosso Seixo merece a verdade! O nosso Povo "par s mamim" que já sabe, mas nem todo o Povo tem conhecimento efectivo do que se passou! Há um grupo (grande!) que só sabe o que lhe contou alguém!
Força homem!