terça-feira, 8 de setembro de 2009

Estão vivos!



Está aí o blog da campanha da lista candidata pelo PS à Junta de Freguesia do Seixo. Afinal também não descuraram a parte das novas tecnologias. Tem que ser, hoje em dia é um meio quase incontornável para fazer passar a mensagem e as suas propostas. E que propostas! São a primeira lista a colocar as suas medidas e as acções específicas a desenvolver, na internet. É preciso coragem porque correm o risco de dar ideias às outras campanhas. Aqui fica o link http://psdoseixo.blogspot.com/. Por outro lado as outras campanhas já não poderão ter tanta originalidade, e muitas propostas que acredito que já as tivessem pensado há mais tempo, como são iguais, poderão passar sempre pela desconforto do plágio. Nota-se que fizeram um trabalho de fundo com um esmiuçado levantamento sobre algumas necessidades a satisfazer e algumas mais-valias (upgrades) a poderem ser implementadas.

Destaco algumas porque as outras são óbvias:

- Começar, o mais urgentemente possivel, com as obras do saneamento básico; (isto não é acabar com as fossas? Obviamente seria muito bom, mas se calhar é trabalhoso!).

- Insistir na abertura de uma pré-escola para as nossas crianças com mais de três anos na antiga escola primária do Seixo; (Claro que sim, não esquecer que uma escola pública é gratuita, é óptimo para fomentar natalidade e fixar jovens casais à terra. Mas será que o lobby creche não se importa?)

- Sensibilizar a nossa Câmara para a atribuição de apoio financeiro ao nosso lar de idosos; (Então não? A Câmara faz pressão para inaugurar aquilo e contrubuir, nada??)

-Tentar a aquisição de auto-pullman de 27/30 lugares, para uso das instituições e da população em geral; (desconhecia esta necessidade, talvez seja mais um upgrade.)

-Colocação do tapete sintético no campo do Fôjo; (depende dos custos e de quem é que paga, obviamente é upgrade, não é uma necessidade.)

-Estudar a realização do alargamento da ponte da Barroca, em conjunto com a Junta de Freguesia de Mira; (pertinente no mínimo).

-Procura de nova captação de água para a fonte da Barroca; (não sabia que tinha falta de água.)

-Edificação, no Largo da Igreja Velha, de um pequeno lago com repuxos, iluminado e com um painel alusivo à antiga igreja ali existente; (até que enfim! Quando foi para encontrar os nomes de quem danificou a fonte das barrocas, andaram aí uns sujeitos a difamar tudo (menos os queridos filhos). Mas não se lembram que os seus antepassados que já mandavam, demoliram a Igreja Velha em 1964! Ainda ninguém pensava em conservar monumentos? Os americanos em 1945 fizeram questão de conservar o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. Isso são desculpas para a azelhice. Muito boa a ideia dum painelzinho desde que seja barato, em alusão àquele monumento que hoje em dia seria uma relíquia).

-Proceder ao alargamento do Parque de São João, à montagem de mais estruturas de apoio e eventual concessão de um bar; (muito ambicioso, para particulares não parece muito lucrativo, mas se a própria Junta explorasse ali um barzinho aos fins de semanas de Verão, angariava mais alguns fundos.)

-Limpeza geral da freguesia durante todo ano e não apenas na altura do Verão; (a sério?)

-Alertar a CGD para as anomalias da caixa-multibanco, sempre que se verifiquem; (se for possível, porque não?).

-Tentar a abertura de uma delegação bancária, preferencialmente da CGD ou do Crédito Agricola; (não rejeito).

-Criação de uma área de habitação social na zona próxima da "Cerci" e "Centro de dia"; (para quem? Não percebi!)

Ps. Para quem dizia que Evangelista Jorge não conhece o Seixo, parece que ficou claro que conhece mais nomes de ruas e onde elas são do que alguns...

Ps: Fez no outro dia 70 anos que começou a II Guerra Mundial. Alguém pediu para falar disto, mas não há muito a dizer, porque toda a gente conhece a história. Apenas isto: fala-se muitos no sofrimento dos Judeus, mas às vezes esquecemo-nos da Polónia. A Polónia que se manteve católica entre protestantes Alemães e ortodoxos soviéticos. A Polónia que foi atacada pelo Oeste pela Alemanha e a Leste pela URSS. Totalmente invadida e achincalhada. Os russos mataram 21 mil oficiais e incómodos polacos a tiro, em poucos meses. Não esquecer que a extrema direita Nazi e a extrema esquerda de Estaline fizeram um pacto de não agressão a poucas semanas da guerra. (Os extremos tocam-se).

Ps: No outro dia tive que defender a Praia de Mira com a sua eterna bandeira azul perante um Cantenhedense. Teve que ser, quando ouvi que a vila da Praia de Mira é suja. Mas tive que concordar, comparado com a Praia da Tocha. Na Tocha requalificaram aquelas casinhas, na Praia de Mira há casa devolutas a cair, à beira do mar, lindo!

Ps: Paulo Portas disse: "Nós estamos a contruir um país em que na esmagadora dos concelhos, o maior empregador é Câmara!" E em Mira, como é?

10 comentários:

Anónimo disse...

Os meus parabéns!

Ainda estão vivos e bem vivos!

Ao ponto de conseguirem ultrapassar uns e acompanhar outros na matéria de objectivos de campanha para o seixo. Esperemos agora pela capacidade imaginativa, criativa e dinâmica do único grupo que falta apresentar.

Boa Sorte

Anónimo disse...

As coisas estão a ficar complicadas, mas não impossiveis!

E como já foi referido por diversas vezes, a cor é uma grande vantagem e tendo uma cor daquelas é meio caminho andado. Por isso acho que não é preciso muito para fazer uma boa apresentação e terem isto ganho.

Sejamos justos e reais, a cor para o povo mais velho do seixo tem um grande peso, eles são a maioria no seixo e aquisição do Senhor Cadete não é por acaso.

Anónimo disse...

Estamos de facto a assistir a uma grande luta pela junta. As novas tecnologias são mesmo uma grande coisa!!!
Assim pode-se copiar uns pelos outros.
-O "MAIS" criou um blog.
-O PSD com medo de perder pontos criou tb um, muito parecido com o do "MAIS" e até teve a ousadia de lhe colocar tb um MAIS(copiadores)
- O PS para mostrar que tb são modernos, agora tb aparecem com um blog, onde apresentam um programa que até parece que foi copiadinho tb pelo movimento " MAIS".
Grandes copiadores!!!

Anónimo disse...

e o sintético que o reigota prometeu pó futbol 11?
aquilo tá um nojo! já nem é fojo!

Anónimo disse...

olha lá oh johny, já foste ao site do psd? Aquele senhor q diz q a vida profissional não lhe permite dedicar-se mais, não é aquele que uma vez te proibiu de calçar umas simples chuteiras nos balneários, quando tu vinhas de Coimbra das aulas, ias treinar e depois voltavas pra Coimbra sem jantar para logo de seguida entrares ao serviço? Tu não jantavas nem jantaste por amor ao Seixo, mas ele nesse dia tinha a sua panelada da junta lá no campo da bola quando as tais comadres eram ainda amigas. Não é esse um dos donos do Seixo de q tu tanto falas? Se és tão homenzinho, tens medo de falar nisso?

Anónimo disse...

Se calhar ele estava-se marimbando para o teu curso, para a tua vida profissional e para o reconhecimento de quem se sacrifica pelo seixo. O que tens a dizer sobre isso?

João Luís Pinho disse...

Caro Seixeiromirense

DE facto ao comum observador a Praia da Tocha está geralmente mais limpa que a Praia de Mira.
Mas... (há sempre um mas)
Se tivermos em conta que estamos a falar de realidades distintas, não é assim tão estranho que isso aconteça.

Vejamos:
Capacidade de carga (capacidade de carga turística o número máximo de pessoas que podem visitar determinado local turístico, sem afectar o meio físico, económico ou sócio-cultural e sem reduzir de forma inaceitável a qualidade da experiência dos visitantes) de ambos os locais é diferente.
Na Praia de Mira ela é significativamente diferente (maior)mas a própria população, da Praia de Mira é bem maior que a da Praia da Tocha, bem como o afluxo turístico. Veja se o Inverno na Praia de Mira, com grande numero de pessoas, habitantes e excursionistas, e o reduzido numero da Praia da Tocha ( por vezes parece uma terra fantasma...sem vivalma...sem um espaço comercial aberto..etc etc)
Claro que isto não são desculpas para manter a Praia de Mira como está, mas certamente que não basta apontar o dedo aos autarcas, a culpa tem diversos graus e deve ser partilhada e assumida por todos.
Em meados do século passado A Praia limitava se a um mero conjunto de Palheiros (Palheiros de Mira) veja se o que temos hoje...
As décadas de 60,70 e 80 foram de uma alteração significativa na Praia, e com pena minha nem sempre para melhor. Cresceu-se muito urbanisticamente, mas não se acompanhou esse crescimento com outras exigências. Creio que na altura se achava que bastava ter o mar e areia, e meias dúzias de quartos para ter e manter o turista por cá...hoje já não olham assim para o fenómeno.
Mas não caso único, já no estudo sobre o Planeamento Urbanístico da Região do Algarve, de 1965, com a colaboração do célebre urbanista italiano Luigi Dodi, figura um estudo sumário da capacidade de carga de 105 praias algarvias, avançando-se 677 600 utentes dos quais o plano apenas apresenta propostas de utilização para 348 700 utentes, mais de metade ligados a núcleos turísticos a implementar.
Na Agenda 21 para a Indústria das Viagens e Turismo, uma das medidas preconizadas para o planeamento visando um desenvolvimento turístico sustentável é a colaboração com as autoridades locais e regionais na avaliação da capacidade de carga do destino turístico, considerando os seus recursos mais críticos (solo, água, energia e infra-estruturas), os factores ambientais (preservação dos ecossistemas e biodiversidade) e os factores culturais.
E podíamos continuar "ad eternum" pois os exemplos são muitos.

Continuo a bater na mesma tecla (há já algum tempo...) é fundamental:
1º Tratar e resolver algumas carências e problemas que afectam o litoral do Concelho (o POLIS da Ria poderá certamente contribuir para isso);
2º Constituir grupos de trabalho multidisciplinares, e multifacetados, para discutir as temáticas que mais afectam estes locais;
3º Agir e actuar segundo os dados e as considerações obtidas, com um objectivo único: A promoção (e o desenvolvimento económico e social a ela inerente)

Claro Seixomirense, sem medos sem complexos sem tabus, ou outras fobias tão comuns na nossa terra (nossa sim, sou da Lagoa tu do Seixo, outros da praia e por ai fora, mas no fundo somos todos Mirenses... e Mira é de todos)

Anónimo disse...

Pois é Pinho, mas reconheces que é preciso mudar certas mentalidades que ainda existem cá pla terra
isto tá repleto de velhos do restelo

Anónimo disse...

É ESTA A IGREJA QUE TEMOS...SÓ QUANDO HÁ PROBLEMAS É QUE A VERDADE VEM A LUME.
E NO SEIXO COMO SERÁ?
AI SE JESUS VOLTASSE À TERRA !

Este texto foi publicado hoje na "AGÊNCIA FINANCEIRA" e de lá copiado.

"11 Setembro 2009

FINANÇAS
SLN ainda não tem solução para financiar subscritores
Congregações religiosas arriscam-se a perder 9 milhões
2009/09/11 13:33Redacção / RL

Instituições investiram em papel comercial da SLNSeis congregações religiosas arriscam-se a não reaver o dinheiro que investiram em papel comercial da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), num total de nove milhões de euros. Isto porque a emissão não previa nenhuma garantia, ao mesmo tempo que, até agora, a SLN ainda não encontrou uma solução para pagar aos investidores, adianta esta sexta-feira a TVI.
Veja aqui a reportagem exclusiva da TVI
Na lista de subscritores de papel comercial que venceram em Agosto último, com uma emissão de 100 milhões de euros, destacam-se as congregações religiosas que investiram 10% deste valor.
Investimento leva freiras há falência (vídeo)
Destaque para a Província de Santa Maria, da Congregação de Freiras Hospitaleiras da Imaculada Conceição que investiu 2,3 milhões de euros. Aliás, as responsáveis por esta congregação optaram por vender pelo menos um imóvel, no valor de 700 mil euros, para aplicar na SLN.
As restantes congregações religiosas são: Ordem do Carmo (que investiu dois milhões), Franciscanas de Nossa Senhora (dois milhões), Diocese do Porto (900 mil), Colégio Luso Francês (1,4 milhões), Associação Vicentina da Paróquia S.Vicente (400 mil) e Companhia de Jesus (100 mil).
O padre Américo Aguiar, da Diocese do Porto, disse à Lusa que está «tranquilo» quanto à garantia de retorno.
«O banco garante-nos que a médio-longo prazo vai haver retorno. E já recebemos uma tranche desse depósito», adiantou o responsável.
(...)"

S disse...

ACREDITO NESTA EQUIPA,,,FORÇA PS