quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Alcunhas


Transcrição de um comentário do Blog Mirices:

«Só hoje percorri o blog do “Mirices” e deparei-me com um assunto que me interessou. É um artigo citado do Diário de Aveiro, cujo título é: “Mira volta atrás no tempo…Rocha de Almeida candidato à Câmara”, já de 11 de Fevereiro de 2009. Li as participações. Só comentarei uma. Não me vou debruçar sobre aspectos políticos, não é isso que me move ao fazer esta intervenção. O que me move é o dever de esclarecer. Quando o fazemos, praticamos, também, uma das obras de misericórdia. Disse o sr. Taberneiro “ESTÀPINTA nunca mais… (…)” Depreendo que a palavra “ESTÀPINTA” esteja a ser usada no sentido pejorativo. Em política, como em qualquer outro aspecto da vida, não se deve dar valor a tudo. Ao usarmos uma tribuna como um blog, devemos mostrar respeito pelo outros. A pessoa pode e deve expor as suas ideias, esgrimir argumentos, defender o seu posicionamento mostrando, mesmo, desagrado por um candidato, mas sempre com correcção e elegância. Relativamente à palavra que construiu e usou “ESTÀPINTA”, construiu-a mal. É hábito, pelo menos no Seixo, tratar as crianças por um diminutivo carinhoso que, muitas vezes fica para o resto da vida no torrão onde nasceram. Os Evangelistas são, normalmente, tratados pelo diminutivo Lista. No Seixo, em crianças, sabe-se lá porquê, somos, pelos nossos vizinhos, normalmente, “atribuídos” ao nosso pai ou à nossa mãe e passamos a ser sua “pertença”. Assim, o João Evangelista Rocha Almeida, era da Ti’ Pinta, portanto Lista da Pinta; O meu irmão, Manuel Evangelista de Jesus Oliveira, era da Ti’América; logo, Lista da América; o (?) Evangelista Ribeiro Camarinha, era da Ti’Ana; consequentemente, Lista da Ana. E garanto-vos que estas digníssimas Mulheres e Mães que criaram os seus filhos dentro dos mais puros valores, acarinhavam esta “posse”. A Língua é um ser vivo, dizem os estudiosos da Linguística. Como um ser vivo, ela evolui. Evolui pelo uso. Facilmente podemos perceber que estes Listas, carinhosamente, passaram a Stás. Isto é: StáPinta, StáMérica e StáAna. No seu meio, claro, e como crianças ou adolescentes. Meninos de suas Mães. Que ternura!
Madalena Oliveira
Professora do Ensino Secundário
Natural do Seixo»

Ps: Grande Senhora Madalena, é de classe!

Ps: Porque é que se ouvem alguns comentários depreciativos por parte do concelho só porque Rocha de Almeida é do Seixo? Será porque muita gente tem inveja do espírito de solidaridade, de dinamismo colectivo, de autonomia, de emancipação que o Seixo apresenta e muitas terrinhas por aí não têm? Será que têm medo que a câmara de Mira olhe um pouco mais pelo Seixo em detrimento da Praia de Mira e de Mira? Porque será que o Seixo sempre foi uma terra um pouco à parte do resto do concelho?

24 comentários:

Anónimo disse...

Não sendo do Seixo sou de opinião que esta terra é de facto de fazer inveja pelo seu espírito de empreendedorismo e pela forma como os seus habitantes se movem (mas nem todos) pelo bem comum.
Contudo, isto não quer dizer que todos os nascidos no Seixo sejam modelos - são humanos e como tal também terão os seus defeitos.
Querer que uma pessoa nascida no Seixo, seja só por esse facto, um modelo de virtudes, é outra coisa. Chamo-lhe bairrismo.
Nem sabia que o Rocha de Almeida (a quem sempre ouvi chamar Estápinta) era do Seixo. Não é isso que me faz mudar de opinião sobre ele. Acho que o PSD tinha pessoas com mais valor, com ideias mais frescas. E também acho que o concelho de Mira perdeu muito com os seus últimos anos de mandato.
Mas o povo, com os seus votos, é que manda...

Anónimo disse...

Mais palavras…

Acabei de visualizar o grande, brilhante, glorioso e magnifico discurso do nosso querido amigo do amigo e companheiro “Bano” a não sei quem (estavam lá as 3 ervas daninhas, eu vi!)!?! Acho que esteve muito bem a ler o discurso, como já é habitual! Discurso este, escrito ou não por ele, reflectiu os 4 anos de mandato e é claro que mais uma vez muita coisa ficou por explicar, omissa, no discurso, mas sem interesse é claro! Sem estar a ofender nem a criticar ninguém, gostaria que o Sr. “Bano” e o Sr. “Camari”, que tanto rezou durante o discurso, reflectissem também sobre algo, algo este que passo a descrever.

Manifesto Anti-Parasita

Existem diversos tipos de parasitas: pulgas, carraças e outros tipos de bichos que se alimentam dos nosso suor e do nosso sangue. No entanto o mais perigoso parasita que infelizmente vegeta nas nossas terras é o parasita político, este tipo de parasita que por mais que se lhe dê nunca está satisfeito e pede sempre mais, por causa deste parasita os nossos habitantes da terra vivem numa época de pura estagnação. O parasita político aclima-se, acomoda-se de várias formas e assim vai sugando e engordando, o parasita político nada faz, nada produz, aliás é ele próprio a negação do civismo da civilização e da vida em sociedade. Qual ladrão vampiro, o parasita político entranha-se bem fundo na nossa sociedade, vive de verdade acima da lei, as leis pelas quais nós supostamente vivemos ao parasita político não dizem respeito, o parasita político tem leis próprias e está-se nas tintas para as leis dos outros que considera como inferiores. Vive do nosso trabalho mas despreza-nos e sempre que pode trata-nos com desprezo, perto dele nós os cidadãos normais, aqueles que pagam impostos que trabalham, que vergam a mola, aqueles que se fartam de trabalhar e pouco tem, perto dos parasitas não somos ninguém. Os Parasitas têm bons carros e nada fazem, sugam o sangue fazem troça de nós os parolos, os pacóvios, os ingénuos, os parvos que se matam a trabalhar para que eles possam andar o dia inteiro de papo par o ar. Estão sempre insatisfeitos conseguem tudo à borla, não respeitam nada nem ninguém vivem acima da Lei que aliás nem lhes faz nada, são intocáveis. Nós, os carneiros capados que somos, assistimos a isto tudo, pagamos isto tudo e ainda somos roubados por esta gentalha de canalhas, de bandidos. Os parasitas políticos pretendem somente uma coisa; ter dinheiro beber e comer sem fazer nenhum esforço nem sacrifício, esse objectivo é conseguido à nossa custa sugando-nos o próprio sangue.

Depois de ler este texto e se substituir a palavra “apoio” no discurso por “cola” (parasita) ficava-lhe bastante melhor!! Muita coisa se faz ao transformar-mos em parasitas, os outros que se esfolem a trabalhar que nós ficamos com os louros!
Muita coisa ficou omissa, muita coisa foi mal esclarecida, muita coisa se fez e nada fez!!

Sinceramente fico esperando pelo próximo discurso e mais uma vez para que não haja dúvidas, QUE VENÇA O MELHOR GRUPO!

Mais palavras para quê!!

Anónimo disse...

Ao Sr. Anónimo do Manifesto... lá se te achas um carneiro capado.. fala por ti.. no singular portanto! Não há dúvida que para dizer mal não tens papas na língua (embora te encubras...), agora para dar algum contributo positivo não me parece que se possa contar contigo!

Anónimo disse...

Falou e disse! Parabens ao senhor "mais palavras".

Eu que não moro no Seixo, mas que vou lá com alguma frequência, há muito que me apercebi que a esta terra parou. Estagnou completamennte!
Já por várias vezes estive para intervir aqui para perguntar se alguém me sabia dizer o que é que esta junta tinha feito durante o mandato, além de continuar o trabalho iniciado pelos outros.
-Já me responderam aí para trás: parece que andaram muito ocupados a fazer uma casa de banho!
Depois de visitar o blog da Junta, também pude confirmar que apoiaram muita coisa. APOIARAM O TRABALHO DOS OUTROS!!
Passaram o tempo a apoiar, a a-poiar, a-poiar.
Agora, ao ouvir o discurso que alguém terá feito para o Albano, temos a confirmação da "futilidade" e da "superficialialidade" desta equipa e do seu desempenho.
Tenho de concordar com o senhor das "Mais palavras":
- Estar desta forma à frente de uma Junta de Freguesia é PARASITAR à custa de todos nós!

Anónimo disse...

Todos sabemos que eles vão ganhar. Disso, ninguém tem duvidas!
Mas só porque estão no partido da tradição, na nossa terra.
Não é pelo trabalho realizado, não é pelo desempenho do presidente, não é pela simpatia do presidente (é mais a falta dela), não é pela "inteligência" do Bi (é mais a falta dela) e nem sequer por acreditarmos que vão fazer melhor.
Só vai ser ...porque tem de ser assim!!!

Unknown disse...

Repararam no aumento “milagroso” do PSD, na votação??
Não é um bocado estranho que “de repente” a votação mude desta forma??
E perguntam vocês:
- Como é possível haver tantos votos em tão pouco tempo?
- Como é possível haver mais votos que pessoas com acesso à Internet, no Seixo?
A resposta é simples:
- O PSD pôs a “MÁQUINA” a trabalhar.
A lista da Junta começou a ficar preocupada e pediu ajuda à máquina do partido. O resultado está à vista!
Afinal, sempre é bom haver concorrência. A existência de outras listas (com muito potencial, na minha opinião), fez com que eles se pusessem a mexer. Penso que se terão mexido mais agora, do que em todo o mandato!

Anónimo disse...

está-se a tornar tão mediocre o blog!

quem é que vos deu educação? assim a insultar, a cortar pernas e a serrar ao meio...

Anónimo disse...

Não sou do Seixo mas ao que li estes elementos da junta ou deviam estar presos (peculato???) ou então tiveram quatro anos de trabalho razoável que vos deixa a todos (comentadores anteriores) com um nervo miudinho.
Na minha freguesia a junta serve unicamente para passar atestados e todo o trabalho da frequesia é feito pela Câmara
Penso que estão a querer ser "MAIS papistas que o Papa"

Madalena Oliveira disse...

Quero deixar, aqui, um esclarecimento ao primeiro comentário desta coluna:
. não foi por bairrismo que escrevi;

. também, como deixei claro, não foi motivação política;

. não pretendi veicular a mensagem de que "uma pessoa nascida no Seixo, seja só por esse facto,um modelo de virtudes(..)". Entendeu-me mal.Esclareci o que tinha a esclarecer.Só. Como os habitantes de outro meio rural atrasado e estagnado, este povo, que na sua maioria são boa gente,tem, ainda e a meu ver, um grande caminho a percorrer.Saísse esta terra do obscurantismo! Mas a culpa não é do povo.

Anónimo disse...

"Afonso"
só eu já votei cerca de dez vezes no MAIS. Tu ainda não sabes que a votação dá para aldrabar!!!

Anónimo disse...

O PSD já pós a maquina a trabalhar!

Também concordo, entrou em contacto com várias sedes de campanha para utilizarem os computadores disponíveis que tem e assim porem mais uns quantos votos!
`
É incrível a infantilidade de algumas pessoas, não acham que é um bocado estranho aparecerem tantos votos duma só vez!?!

Também concordo quando dizem que a votação dá para aldrabar!

Estão mesmo desesperados, com medo, com muito medo de perderem o tacho!

Não se metam em empréstimos para casas, nem para carros, que já não dependiam da junta!

Anónimo disse...

Meninos da sua mãe é uma expressão muito bonita. O contrário é filhos da p.! Certo?
Tanta ternura, tanto amor, tanto mel...
Ao fim e ao cabo estão a tentar criar um inocente, a prepará-lo para a corrida sem esperança em que se vão degladiar na arena da descompustura e da sem vergonha.
Quem não se lembra do incidente Reigota/Gabriel que teve de ter a intervenção da GNR

Anónimo disse...

É muito estranho como é que do dia para a moite aparecem tantos votos no PSD em vários blogs?
Tenham calma, porque por este andar vão conseguir ter mais votos que os habitantes existentes no seixo!

Deram mesmo nas vistas!!

Daa!!

Anónimo disse...

A isto se chama "REAL GANÂNCIA"!

Acho que depois daquele discurso, querem dar nas vistas aldrabando as sondagens existentes nos blogs!

Ainda falam em campanha limpa, são todos iguais!

Anónimo disse...

Ponham a máquina do MAIS a andar..
No dia 11 é que vamos ver ....

hi-han disse...

preciso de malta para erguer o milho. Alguem disponivel?

Anónimo disse...

vou so armar as costelas com bicho do milho a seguir vou ao palhal buscar um punhado de foguetes, depois vou-te ajudar a erguer o milho antes de ir com as vacas à ordenha a deixar meia duzia de bosteiras pelo alcatrão.

Anónimo disse...

.. eu tenho de ir ao Fojo meter merda no cavalo pois está sempre a romper com a água...depois tb dou uma ajuda.

Anónimo disse...

parece que o MAIS tambem tem maquina...os votos tambem aumentaram do dia pa noite!

Nao me digam que tambem andam desesperados!

Anónimo disse...

não t esqueça de olear o engenho no palhal que está a fazer muito barulho e afugentas os carneiros capados...

Anónimo disse...

Se calhar jogaram com a mesma moeda!

Bem jogado!

Unknown disse...

Não interessa se as votações foram aldrabadas ou se foram feitas em sedes de campanha. O que se passa aqui é que sempre que alguém tenta fazer alguma coisa diferente (sem seguir a rebanhada), tem a vida logo complicada pelas “instituições”. Aquelas que estão habituadas a controlar (a controlar-nos) e que ditam as regras.
Se tiveram atenção às notícias dos últimos dias, puderam reparar que houve alguma contestação, por parte de independentes, devido à burocracia e à discriminação que era feita, caso pretendessem concorrer a eleições.
Além desta “discriminação” (só porque não fazem parte dos partidos que mandam e que fazem as leis – à sua medida, entenda-se!), tenho ainda a acrescentar a dificuldade que há em tentar concorrer contra as tais “máquinas do poder”. Estas máquinas são compostas por gente com ideais (ainda os há), por gente “voluntariosa”, por gente com esperança na mudança… mas também (e muito!) por gente com interesses e por “parasitas” (como já lhe chamaram atrás). São estes últimos, que têm muito a perder, que gostam de joguinhos de poder e de campanhas (quase como um jogo de futebol), que incentivam os outros a fazer andar a máquina e assim terem sempre “tudo sob controlo”!
Isto também se aplica à igreja. É igual! Tentem lá fazer um grupo de independentes, que não esteja debaixo da alçada do poderio da igreja e vão vê-los logo a manipular os voluntariosos para “votarem” todos contra.
Falou-se aqui em medo de perder. Nem é preciso chegar a tanto! Basta só um abanãozinho da estrutura pré-estabelecida, e temos logo o pessoal a tentar “manter a ordem do Cosmos”.
Admiro quem tem coragem para concorrer fora dos partidos (fora da ordem imposta), mas sei que o nosso povo ainda não está muito preparado. E depois, temos as “máquinas” para controlar a “ordem estabelecida”.
É uma democracia relativa!!!

Anónimo disse...

Agora é que disseste tudo. Os meus parabéns, acho que conseguiste mostrar de uma forma simples o grande medo que reside neste momento no grupo PSD do seixo. Se fosse só o PS e o PSD a concorrer as eleições, eles estavam mais calmos porque já cantavam vitória, mas agora existe um movimento composto por uma maioria de elementos Ex PSD. O que os pós a tremer que nem varas verdes!

Verdade seja dita, isto está a dar cabe dos nervos dos elementos do PSD!

Eles não conseguem dormir, eles acusam-se uns aos outros e mostram que existe um certo clima de desconfiança entre eles!

O PSD há uns anos atrás não era assim!

Anónimo disse...

O PSD "NACIONAL" de à uns anos atrás, também não era assim!
Infelizmente, agora as coisas mudaram.E para pior!