domingo, 8 de novembro de 2009

O Seixo


O Seixo é uma terra pertencente ao concelho de Mira. Segundo se consta, a origem do nome Mira provém da mutação da palavra Mir ou Emir, que em árabe significa Senhor, Governador, Príncipe ou Chefe.

Agora faz sentido o facto de quando se andava na escola preparatória de Mira (5º e 6º ano), haver lá um jornal da escola chamado Emir.

Mira é então a povoação do chefe, ou a terra do senhor.

Através das investigações de Manuel Miranda, pode-se descrever mais acerca de Mira.
Suponho que Manuel Miranda seja aquele professor de Filosofia que a geração que andou na escola secundária de Mira nos anos 80 e 90 apanhou no 10º ano. Segundo Piaget, (que nem era psicólogo, mas sim um biólogo suiço) é por volta dos 15 anos que o ser humano começa a desenvolver um pensamento abstracto. O adolescente está preparado para pensar e formular hipóteses, definir conceitos e valores, entra portanto no estádio das operações formais.

É por isso que temos filosofia no 10º ano e nos calhava o professor Miranda. Todos os professores, ou quase todos, têm alcunhas, e o professor Miranda não era excepção. A dele era Sapo. Não fomos nós que a inventámos, é o que os mais velhos diziam. Eram míticas as aulas em que ele se torcia todo a definir experiência: "A experiência é o meio pelo qual se adquire ou aprende alguma coisa através do contacto imediato com a realidade circundante."
Era com ele que se tinha o primeiro contacto com a Lógica Filosófica: premissas, inferência, argumentos, etc.
Consta-se que um dia um aluno foi convidado a sair da sala (foi para a rua) por, no meio de tantas premissas e conceitos, chegar a esta conclusão:

O calor dilata os gases
O oxigénio é um gás,
logo
O calor dilata o gato.

Segundo então Manuel Miranda, a fundação de Mira, foi feita pelos Romanos.
A povoação de Mira foi doada a Soleima Godinho. Em 1132, Soleima Godinho fez testamento da Igreja de S. Tomé de Mira ao Mosteiro de Santa Cruz. Durante longos anos, a vila de Mira foi propriedade do Mosteiro de Santa Cruz, que tratava do desbravamento de terras, desenvolvendo a agricultura, a pecuária e a pesca. Em 1342 a vila de Mira pertencia ao Rei. Mira fazia parte do concelho de Coimbra. Por este ano, o mosteiro de Santa Cruz (Coimbra) perdeu a jurisdição sobre as terras de Mira. (cont)

3 comentários:

Anónimo disse...

É pá! jony, escreve coisas que mexam com o sistema cá do seixo pá,coisas assimm, como por exemplo- procurar saber quem anda a vazar cisternas de merda na lagoa dos palhais. até parece que quando vens ao Seixo só vez o café amado... ou tambem estás comprado?

Anónimo disse...

faz hoje 20 anos da queda do MURO DE BERLIM.

e que tal um post sobre o assunto, com a tua análise (ou pesquisa), os prós e os contras, os resultados práticos da parte de leste e da ocidental, a opinião das pessoas em relação a melhorias ou não, a economia das duas partes, etc.

F,L disse...

Um pouco de cultura sabe sempre bem.
Ate eu apanhei o dito Sapo no secundário e olha que não foi nem nos anos 80 nem 90 ja depois disso o senhor leccionou naquele estabelecimento. Soube bem ler este excerto. Já andava meio farto de fofoquices, como dizem os nossos amigos brasileiros, e de politica. Não digo que não o faças, quem sou eu para o dizer, o blogue é teu e demais ninguém, escreves o que bem te aprover. Mas poderias introduzir uma variedade maior de temas. Como o facto do nosso bem escritor Saramago e as suas polémicas, ou facto de um presidente receber um Nobel da paz ou quem sabe ate fazer umas alusões simplesmente a factos culturais que ocorrem no tagv.

Uma continuação de bom trabalho aqui, neste teu blogue e já agora no académico.

Cumprimentos, F,L