quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Uma questão de mensageiro


Há coisas que quando ditas por mim, o seu conteúdo deixa de ter pertinência, quer pelo "tom" quer pela origem do mensageiro. Vejamos então a opinião de Mário Crespo (que subscrevo) acerca da "Face Oculta", do alto dos seus respeitáveis 67 anos:

A brilhante investigação do Ministério Público e da Polícia Judiciária de Aveiro revela um universo de roubalheira demasiado gritante para ser encoberto por segredos de justiça. O país tem de saber de tudo porque por cada sucateiro que dá um Mercedes topo de gama a um agente do Estado há 50 famílias desempregadas. É dinheiro público que paga concursos viciados, subornos e sinecuras (cargos públicos que não requerem responsabilidade e trabalho).


Sobre Sócrates e Armando Vara:
Armando Vara é seu camarada de partido, seu amigo, foi seu colega de governo e seu companheiro de carteira nessa escola de saber que era a Universidade Independente. Licenciaram-se os dois nas ciências lá disponíveis quase na mesma altura. Mas sobretudo, Vara geria (de facto ainda gere) milhões em dinheiros públicos. Por esses, Sócrates tem de responder. Tal como tem de responder pelos valores do património nacional que lhe foram e ainda estão confiados e que à força de milhões de libras esterlinas podem ter sido lesados no Freeport.


Sobre o facto de Sócrates dizer que não comenta processos judiciais em público:
Face ao que (felizmente) já se sabe sobre as redes de corrupção em Portugal, um chefe de Governo não se pode refugiar no "no comment" a que a Justiça supostamente o obriga, porque a Justiça não o obriga a nada disso. Pelo contrário. Exige-lhe que fale. Que diga que estas práticas não podem ser toleradas e que dê conta do que está a fazer para lhes pôr um fim. Declarações idênticas de não-comentário têm sido produzidas pelo presidente Cavaco Silva sobre o Freeport, sobre Lopes da Mota, sobre o BPN, sobre a SLN, sobre Dias Loureiro, sobre Oliveira Costa e tudo o mais que tem lançado dúvidas sobre a lisura da nossa vida pública. Estes silêncios que variam entre o ameaçador, o irónico e o cínico, estão a dar ao país uma mensagem clara: os agentes do Estado protegem-se uns aos outros com silêncios cúmplices sempre que um deles é apanhado com as calças na mão (ou sem elas) violando crianças da Casa Pia, roubando carris para vender na sucata, viabilizando centros comerciais em cima de reservas naturais, comprando habilitações para preencher os vazios humanísticos que a aculturação deixou em aberto ou aceitando acções não cotadas de uma qualquer obscuridade empresarial que rendem 147,5% ao ano. Lida cá fora a mensagem traduz-se na simplicidade brutal do mais interiorizado conceito em Portugal: nos grandes ninguém toca.

Oh Mário Crespo, então você, anda ressabiado? Tem conflitos mal resolvidos? Cria um mal estar geral à sua volta? Você amua se não lhe fazem a vontade? Tem cá um mau feitio...
Agora também tem a mania que quer ser um cidadão interventivo...

7 comentários:

Anónimo disse...

os problemas do seixo é que nos interessam... se não tens assunto levanta dai o problema da poluição da vala do fojo , ou tambem estás comprado?

Anónimo disse...

olha este tem mania
que o mundo gira á volta do seixo

Preto nu Branco disse...

E que tal unirmo-nos e começar a dar opiniões, mostrar necessidades para concretizaçãod e trabalhos que competem á nossa JUNTA concretizar? Será que eles já pensaram em retirara as areias que se acumularam a jusante da Ria Pe S. Migeul em pleno leito da Vala da Sapateira? É que se o não fizerem, vamos ter problema grave naquele local com as eventuais chuvas que se avizinham!
Depois não digam que eu que não avisei, que não quero colaborar...

Anónimo disse...

Quando é que o raio do syte da Junta do Seixo começa a ser dinamizado? Basta de tanto madorno! Tanta inépcia!
Agora já não há desculpas, já tem no elenco um "expert" das novas tecnologias!
Se calhar até nem ficava mal dar-lhe nova roupagem...

Anónimo disse...

Têm um expert?!!!!

LOL
qualquer pessoa q saiba mexer num pc e um expert..
viva o seixo e a sua parolice

Viriato do palhal disse...

Como ninguem te compara a referido jornalista, fazes tu esse serviço
ah ah ah ah ah
não és nada pretencioso pois não

Anónimo disse...

Ele não é jornalista. E só est+a a mostrar a opinião de outra pessoa.