sábado, 3 de julho de 2010

11 contra 11 e no final ganham os alemães


Já Gary Lineker, avançado da Inglaterra dizia: o futebol são 11 contra 11 e no fim ganham os alemães. Claro que esperava que a Argentina pudesse ir à final, mas também esperava que a Alemanha o pudesse conseguir. Vi os últimos 20 minutos do jogo e foi o que valeu a pena, 3 golos.
Messi? Não dá para passear e cavalgar com a bola por entre os alemães como ele o faz no condescendente campeonato espanhol.
Na única vez em que a Alemanha não jogou com 11 (contra a Sérvia), não conseguiu vencer o jogo.
Maradona? Sem Zanetti, Cambiasso e Lucho Gonzalez pode vencer a quase todas as equipas do mundo, mas à Alemanha é complicado.
Portugal campeão do mundo? Onde tinha pedalada, frescura física, contundência e eficácia para se bater sequer nos quartos-de-final?
Há cerca de 10 anos (pouco menos), na Reboleira, Portugal recebeu a Espanha num decisivo jogo dos sub-21, muito equilibrado. Portugal venceu, jogava lá o Tiago e pela Espanha, actuava Xavi. São sensivelmente da mesma idade. Tiago jogou melhor. Aliás, era melhor. Tiago é tão inteligente quanto Xavi, só diferem mesmo quanto aos percursos que fizeram enquanto futebolistas.
Obrigado Tiago, passaste 90 minutos a correr atrás da bola com valentia, com classe. Bastava um simples trocar de camisolas, para te ter visto do outro lado da barricada a participar naquele tic-tac espanhol, que com toda a certeza também sabes fazer.

Sem comentários: