terça-feira, 20 de julho de 2010

É mesmo 12º ano?


No exame de matemática de 12º ano perguntou-se aos alunos quantas bolas roxas podiam existir numa caixa, sabendo-se que nesta existem também 8 bolas azuis e que, extraindo-se ao acaso, uma bola da caixa, a probabilidade desta ser azul é igual a 1/2.

A Sociedade Portuguesa de Matemática diz que um aluno do 2º ciclo, ou seja do 6º ano, está habilitado a responder a uma perguntas destas.
Eu não diria tanto até porque o 6º ano de escolaridade deixa muito a desejar, e duvido que os meninos de 12 anos saibam português suficiente para compreender e responder a uma questão destas.

Já quando fiz o exame nacional de matemática há uns tempos, senti que o grau de exigência não era por aí além. Mas tinha os mínimos...
De então para cá, tem-se degradado ainda mais aquilo que já só era o mínimo dos mínimos.
E assim se obtêm diplomas. E assim se tem que ter respeito pelos adultos que optam por querer aprender mais.
É por isso que é delicado e não linear comparar o grau de habiltações de secundário de um jovem de 18 anos, com o mesmo grau de um adulto que frequentou outra oferta educativa/formativa.

Continuamos a liquidar uma geração de miúdos.

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