terça-feira, 6 de julho de 2010

Este país não é para obesos




Ou melhor, este Seixo não é para pessoas "fortes".
Vamos aos números:
existem em Portugal, 4 milhões de obesos. Quase metade da população.
Desses, 1 milhão sofre de obesidade grave e cerca de 380 mil padece de obesidade mórbida.
2 mil pessoas estão em lista de espera para uma cirurgia que resolve esse problema, espera essa que demora em média 2 anos.
É «um período demasiado extenso porque a acumulação excessiva de massa gorda no corpo provoca lesões nos órgãos» e, logo, «complicações de saúde graves que colocam a vida do obeso mórbido em risco», conta o presidente da SPCO recordando-se de um caso que acompanhou de perto: «Enquanto esperava pela cirurgia [a paciente] aumentou de peso, agravando a apneia do sono, uma das doenças que já tinha. Faleceu mesmo antes de ser operada por morte súbita, provavelmente provocada por paragem respiratória enquanto dormia», http://diario.iol.pt/noticia.html?id=596816&div_id=4071.
Posto isto, no outro dia apeteceu-me passar numa rua no Seixo onde há uma protecção para os peões. É que já andava com a curiosidade para saber até que ponto eu teria que ser magro para lá poder passar. Resultado: consigo passar, (o meu índice de massa corporal está normal, ainda), mas não com um grande à vontade. O que será então de quem tenha só uma dúzia de quilos a mais do que eu (com a mesma altura, claro)?
No entanto, admito que naquela curva, eu não me ocorreria uma ideia melhor.

Ps: Atenção, nunca pus em causa a utilidade do Centro de Bem Estar Infantil do Seixo, que reconheço como fundamental na sociedade. Só expliquei a não existência de Jardim de Infância estatal. Mas há sempre enfadonhos a deturpar...

4 comentários:

Anónimo disse...

És muito trouxa!
Não vês que o gradeamento foi colocado para proteger o telhado do filho do ti António?

Anónimo disse...

ah, então não é para os peões passarem lá.

Anónimo disse...

foste cagar a praia e tirast uma foto ao... cagalhão?

Anónimo disse...

O que é um trouxa?