quarta-feira, 28 de julho de 2010

Trivialidades


Velhice – Apercebemo-nos do passar da idade quando um insolente pêlo do nariz teima em vir cá para fora, molestando, até levar uma tesourada. O mesmo se passa quando as sobrancelhas começam a ficar penteadas, apenas se levarem uma boa dose de gel. Começam a ficar farfalhudas.

Mira é gira- São 15 horas. Estão 38 graus em Coimbra. 35 graus em Cantanhede. No Seixo só(!)estão 32. Quando se estaciona o carro na Praia do Seixo e se verifica que já só estão 27 graus e ainda são 16 horas, percebe-se que o clima de Mira é bom. Vale a pena lá viver.

Alunos de Direito – Admiro a generalidade deles. É dos cursos que mais cultura geral exige, mais horas de leitura necessita. Mas há um requisito fundamental que necessitam: uma boa fluidez verbal, ou seja uma boa oralidade. Dificilmente podem escapar durante o curso a vários exames orais… Desgastantes.

SCUTS – Uma das trapalhadas do ano e o espelho do país. Era pagar em Julho. Não foi. E em Agosto? Também não. A sorte de mira é que a falida Estradas de Portugal pôs a 109 finalmente na ordem. Mas é para derreter rápido quando se deixar de usar a A17.

SCUTS 2 – É para se pagar mas não é para se criar postos de trabalho nas portagens. Tudo mecânico. Como manda a lei. São 700 milhões de euros por anos que elas custam. Dizem que seriam necessários 400 milhões para construir pórticos para colocar lá pessoas a cobrar portagens. Não há tempo para um investimento desses. É necessário dinheiro já.

SCUTS 3 – Tem que ser já porque em Portugal não há governação a longo prazo. Vejam-se as propinas das Universidades. Há 10 anos eram 60 contos. Agora são 200 contos. Se nos anos 90 cobrassem uma quantia plausível, e bem administrada, hoje não seria necessário cobrar uma quantia tão desadequada. Com as portagens é o mesmo. Ou se vai de Mira a Aveiro por zero cêntimos, ou se vai por quase 3 euros. E cobrar logo de início 50 cêntimos? Não teria dado mais jeito?

É obra – 27 graus em Coimbra às 6h da manhã quando supostamente se costuma registar a temperatura mínima do dia, não é para todas as épocas do ano.

Incêndios – Quem já não tinha saudades daqueles incêndios que deflagram às 2h da manhã? Supõe-se que seja a luz da Lua a reflectir num vidro convexo que pegou fogo a uma folha de eucalipto.

Sem comentários: