sábado, 22 de agosto de 2009

Asfixia democrática? E no Seixo?




Manuela Ferreira Leite redescobriu a pólvora 22 séculos depois dos chineses! Descobriu que existe um clime de asfixia democrática em Portugal. Dois deputados do PS insinuaram que o PSD ouviu acessores de Cavaco Silva para a elaboração do programa eleitoral e conotaram isso negativamente. Manuela Leite diz que isso (o PS achar que tem algum mal) é uma coisa gravíssima do ponto de vista da democracia. Diz ela que denota um sintoma que neste momento está generalizado na sociedade portuguesa, que é uma ASFIXIA DEMOCRÁTICA e um sentimento de que existem retaliações.
E no Seixo será que se passa o mesmo que no resto do país? Será que as pessoas têm medo de se pronunciar livremente? Têm medo de retaliações? As pessoas estão a ser controladas?

17 comentários:

Anónimo disse...

Mais palavras…

Um dia estava eu no “BETO” e não pode deixar de ouvir a sabedoria por parte de alguns elementos da junta, nomeadamente sobre o kit de combate de incêndios, que a junta conseguiu adquirir, e outros equipamentos que possuem.

Sobre o kit de combate de incêndios eu pude verificar mais tarde através de outras pessoas que a junta se limitou a fazer o pedido, juntamente com este pedido surgiram outros de outras freguesias e então houve necessidade da parte do governo de haver uma selecção dos pedidos porque não havia kit’s para todos. Na selecção dos pedidos foram estabelecidas zonas prioritárias, para estabelecerem zonas prioritárias teria que entrar obrigatoriamente a opinião dos bombeiros, assim foram estabelecidas as zonas prioritárias e posteriormente entregue há respectiva junta de freguesia o kit. Mas o que preocupa mais não é como foi entregue (ainda bem que foi entregue um a nossa freguesia), mas sim se funciona, se existe pessoal com formação, se está tudo preparado para a hora H (espero eu que essa hora nunca chegue)? Não deviam de fazer um tipo de simulacro para mostrar ao povo do seixo que existe um kit na freguesia e que existe pessoal capaz de o usar?

Sobre o restante equipamento, podemos começar pelo destroçador do tractor, ele não poderá ser utilizado para serviços a custo reduzido para os habitantes do seixo na limpeza de matas? A cisterna para além de servir para regar os jardins, jardins estes que possuem rega mas pode não ser o suficiente, não poderá também servir para serviços a custo reduzido para o povo do seixo na limpeza de fossas? É que dava um jeito a pastelaria!! Mas o cheiro deve de incomodar os elementos da junta para fazer o serviço!!

Caros amigos, falar do que adquiriram e do que possuem é muito fácil, pior é saber usar e mais importante do que isso é saber usa-lo em beneficio do povo da freguesia, porque existem uma serie de serviços que a junta podia e deveria prestar a população da freguesia com o equipamento que possuem e não o fazem. Também acho que é mais fácil estar sentado na esplanada do “BETO” a beber uma minis e a falar palavras bonitas enquanto que os serviços de limpeza de matas e limpeza de fossas (o trabalho melhor dizendo) que deveriam ser prestados pela junta são prestados por empresas privadas a custos bastante mais altos.

É de lamentar uma junta com tanto equipamento disponível tenha tanta falta de vontade em usa-lo!!

Existe sim uma grande asfixia em falar no seixo, medo de represalias porque é duro ouvir e saber que as pessoas tem razão.

Mais palavras para que!!

Anónimo disse...

Existe muito medo de falar no seixo, senão veja-mos as quantidades de mensagens anonimas!!

Anónimo disse...

A junta tem o que??
Bonito!!
Só assim é que se sabe das coisas!!
Deve ser só para dizer que tem!!

Miguel Seabra disse...

Como membro da assembleia de freguesia venho tentar esclarecer este Anónimo...

Relativamente ao Kit, existiu uma apresentação formal aos membros da assembleia (assembleia esta que é sempre aberta á população) e no Site da junta existe um Plano de Emergência que pode ser consultado por todos onde está mensionado o Kit. Relativamente ao simulacro penso ser boa ideia mas, não sei se não terá de ser organizado pelos Bombeiros.

Em relação ao destroçador nunca, em nenhuma assembleia foi posta em causa a sua utilização a particulares pois trata-se de um equipamento dificil de manobrar em que não é qualquer pessoa que sabe trabalhar bem com ele.

Relativamente à cisterna, nós nesta leguislatura aprovamos uma tabela de preços para o seu uso em casas particulares e, esse serviço está a ser feito pelos elementos da junta basta para isso ir à junta marcar.

Ou seja, por esta breve explicação já vês que afinal o equipamento pode e está a ser usado em prol da população!

No entanto, devemos ter em atenção que a nossa junta não tem nenhum funcionário a trabalhar, todo o trabalho é feito por eles mediante a sua própria disponibilidade.

Anónimo disse...

asfixia democratica foi o Eduardo Jorge andar de casa em casa a asfixiar as pessoas para irem com ele na lista...as pessoas até tinham medo de lhe dizar que não!!!

mas enfim....disseram-lhe que sim e agora nem votam na lista.....

Anónimo disse...

Engraçado!!!'
Tem mesmo muita piada o esclarecimento que foi prestado!
Ó Senhor Engenheiro Miguel Seabra, estou consigo! Admiro a sua coragem e ousadia em vir aqui, publicamente, defender o indefensável! Palavra! Há quantos anos é o meu amigo elemento integrante da Assembleia de Freguesia? Não estava também na Assembleia quando o Pereira foi "corrido" da Junta? Sabe quem é o Pereira, não sabe? Santos de ao pé da porta, não fazem milagres! Não é verdade? Corram com eles e nós aproveitamo-los com muito gosto! Neste momento e a nível distrital ele é chamado a desempenhar funções de comando quer no combate a incêndios florestais, quer, segundo me indicaram há pouco tempo ainda é um dos poucos formadores de combate a incêndios Urbanos e Industriais do País! Sabias disso?
Joguem-nos fora, joguem...

Anónimo disse...

Sinceramente, uns falam uma coisa recebem uma resposta clara (e pelos vistos informada já que provém dum elemento da assembleia), vêm outros e entram por temas caídos do céu?.

Anónimo disse...

Mas eles até sabem em quem é que as pessoas votam?? e em quem é que não votam?? Sabem mesmo? Pensava que o voto era secreto!
Afinal... sempre existe déficit democrático.
Afinal...há mesmo uma asfixia... que lhe retira o oxigénio do cerebro e lhe tolda as ideias.
Coitados!

Anónimo disse...

por acaso, em falar de cheiro, é uma vergonha o nosso largo! um cheiro a fossa e ninguem faz nada... pareça que aquele cheiro não incomodo. Aquela pastelaria é um verdadeiro exemplo do "tacho"!!! a construção de um predio no meio de uma povoaçao rural... só falta fazer umas torres gemeas.

Anónimo disse...

Mais palavras…

Desde já gostaria de agradecer a gentileza que o Sr. Miguel Seabra teve em responder a algumas questões expostas anteriormente.

No entanto acho que não foi objectivo, em relação ao destroçador posso dizer que existem dois e um dos quais concordo plenamente que seja um bocado difícil de lidar com ele quando se tem pouca vontade em saber lidar com dito aparelho, mas acho que com um bocado de vontade não é difícil. Agora pergunto se o outro aparelho de destroçar também é difícil de manusear, tenho as minhas dúvidas???

Em relação ao kit de combate de incêndios, acho que tentou fugir as verdadeiras questões. Estará operacional?? Saberão utiliza-lo quando necessário?? O simulacro será do interesse dos bombeiros em faze-lo?? Afinal de contas o kit não é da junta?? Então acho que o principal interesse na realização do simulacro deveria ser por parte da junta e não dos bombeiros, para assim se poder comprovar que estão aptos para intervir numa situação de emergência. Ou será que não estão aptos e serão os próprios bombeiros a fazer uso dele?? O que seria uma vergonha!! Tem mão-de-obra especializada na freguesia do seixo para formar uma equipa de vigilância e combate a incêndios com os meios adequados, mas por orgulho próprio não a usam. É de lamentar uma situação destas e espero sinceramente que a hora H não chegue, porque ai então já estou a imaginar o pior, caso contrario mostrem que são capazes para o povo do seixo ficar mais descansado ou então entreguem o kit a quem saiba utilizar e tem o problema resolvido. Também acho que a realização do simulacro poderia muito bem ser feita em colaboração com os bombeiros de mira e só teriam a ganhar com isso, mas o orgulho não deixa. Sejamos realistas!!

Acredito que muitas das vezes não existe tempo para fazer uso dos meios que tem, isto é, não existe uma pessoa dedicada a tempo inteiro na junta para fazer uso desses meios, não acham que já é altura de arranjar meios financeiros para poder ter essa tal pessoa a tempo inteiro?? E será que os membros da junta entre eles não poderiam se esforçar mais para obter esse tempo sem ser em beneficio próprio??

Mais uma vez se pode ver que os meios existem, não existe é vontade em saber usa-los em benefício da população do seixo, é de lamentar!!

E para terminar gostaria de dizer que o prezo muito pela coragem que tem tido em mostrar que esta junta não é o que parece, mas contra factos não há argumentos e os factos são bastante reais e difíceis de provar o contrario. Acho que deveria de continuar a olhar pelos interesses da freguesia e reprovar quem não olha pelo o mesmo. Lembro que existem mais membros da junta a beber minis no “BETO” e a falar coisas bonitas dos meios que a junta tem e no entanto só olham pelos seus próprios interesses. Não foi por acaso que houve troca de elementos na junta sem explicações!! Será que me conseguem explicar os motivos da troca de elementos?? Será que conseguem admitir que depois dessa troca a junta de freguesia estagnou?? Será que conseguem admitir que a junta se tem refugiado nas actividade da ACR para passar por despercebido as limitações que passaram a ter?? Será que conseguem admitir a falta de dinamismo que a junta tem??

Mais palavras para que!!

Anónimo disse...

Mais palavras…

O blog do PSD “intitulado sempre mais” deixa-me um quanto ao tanto confuso!!
Senão veja-mos, o primeiro impacto que temos ao ver o blog é o slogan “sempre mais”, o que nos dá a entender que estamos possivelmente no blog errado, mas o pequeno símbolo e as pequenas letras PSD, mostram que não. Será que continuam limitados nas ideias?? Será que vão andar a fazer campanha atrás das ideias de outro movimento?? Não acham que estão algo parecidos com o movimento?? Será que também vão fazer cópia de outras coisas?? Será que também são fieis seguidores das ideias, dos objectivos e de muitas outras coisas do movimento mais??

Aconselho a todos os leitores a verem os dois blogs e a tirarem as vossas próprias conclusões, para um blog que foi feito posteriormente ao do movimento mais acho muitas coincidências, coincidências estas que não lhes convêm nada.

Aqui se vê novamente a falta de vontade em inovar, trabalhar, originalidade, criar e aquilo que sempre faltou a este grupo a dinamização, uma grande falta de dinamização!!

Sejam diferentes nalguma coisa!!

Perdão, numa coisa foram diferentes, introduziram filmes no blog que não posso deixar de dizer que é original, ou não!!

Mais palavras para que!!

Anónimo disse...

A junta tb tem um atrelado! Será que não me podem ir buscar uma carrada de lenha ao Fojo? Eu em vez de ir ao Nelson (Calvoeiro) ia á Junta já que os pobrezitos tem que fazer tudo á população...

Anónimo disse...

A junta tb tem um atrelado! Será que não me podem ir buscar uma carrada de lenha ao Fojo? Eu em vez de ir ao Nelson (Calvoeiro) ia á Junta já que os pobrezitos tem que fazer tudo á população...

Anónimo disse...

Nós só temos fossas ainda a deitar cheiro porque provavelmente vamos ser a ultima freguesia do concelho de Mira a receber saneamento.Se calhar é tempo de a junta colocar pressão sobre a câmara de Mira e de não deixar o Seixo ficar para trás.
No meu entender nos últimos anos o Seixo esteve parado no tempo. É hora de acordar para o mundo.A junta tem obrigação de fazer alguma coisa pela população.
Já agora e concordando com uma opinião anterior, é altura da junta ter alguém permanentemente a cuidar dos seus bens e a rentabilizá-los. O povo português costuma ser desenrascado, então desenrasquem lá um ordenado para uma pessoa que trabalhe a tempo inteiro para a junta.Material para é que não.

PS:Agora todos têm blogs PSD,MAIS. Quando alguém ganhar a junta, seja quem for nas próximas eleiçoes que arranje um canal, por exemplo um blog , onde se possa discutir estes assuntos. Será certamente uma boa maneira de ouvir os seixenses, principalmente os mais novos.

Anónimo disse...

DE facto... COISA ESTRANHA!
Vou ver ver o Blog do PSD e vejo a palavra "MAIS" em grande destaque!
Afinal? Em que é que ficamos?
Estão a tentar colar-se ao trabalho que os outros fizeram (em antecipação)ou, mais uma vez, e com a falta de ideias que os caracteriza, limitam-se a copiar e a continuar o trabalho dos outros?

Anónimo disse...

Apoiado a 100%
É caso para dizer "E esta hem?"
Grande Fernando Pessa, se fosse vivo de certeza que vinha ao seixo para fazer noticia.

Anónimo disse...

Está bem está!
Ai não querem levar com o maú cheiro???
Então vão à Câmara pagar as vossas continhas e vejam o cheiro à trampa que lá vai. E não vem dos gabinetes VIPS, vem mesmo das fossas, pelo que nos lá foi dito.
No centro da Vila, nos Paços do Municipio....
Admirei-me as funcionárias aguentarem tal cheiro todos os dias mas julgo ser uma questão de habito....