quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Autarquias?


Há qualquer coisa no programa eleitoral do PS (a nível nacional), sobre a justiça e combate à corrupção nomeadamente nas autarquias! Mas é capaz de ser qualquer coisa fraca.

O grande problema das autarquias em Portugal, é o mapa autárquico do século XIX, que foi feito de acordo com as circunstâncias e o povoamento daquele tempo. Nós hoje temos 110 autarquias que têm menos de 10 mil habitantes! Qualquer bairro dos arredores de Lisboa é maior que isso. Não pode ser. Qualquer programa eleitoral que tenha a ver com autarquias teria que ser para reformular todo o mapa autárquico. Nenhum programa fala nisso!
Fala-se na regionalização porquê? É para criar mais um estracto burocrático, mais um estravto corrompível e depois mais um segundo plano de empresas regionais, que é outra maneira de fugir ao controle (tipo empresas municipais). Este país está entregue a isto e a esta gente.

Vejam o concelho de Penacova! Tem 11 freguesias! 11?! Carvalho, Figueira de Lorvão, Friúmes, Lorvão, São Pedro de Alva, Penacova, Oliveira do Mondego, São Paio do Mondego, Paradela, Sazes do Lorvão e Travanca do Mondego. Mas será necessário tanta freguesia? Eu sei que Penacova já foi enorme (população) mas agora não é! Paradela tem 265 habitantes! Tenham paciência. Este mapa autárquico é uma máquina e uma estrutura demasiado pesada para os contribuintes.
Mira tem 4 freguesias e chega. Seixo deveria ser o modelo para freguesia, porque é o limite. Abaixo do Seixo já não se justifica. O mínimo deveria ser em algumas excepções, os Carapelhos, quando razões como o facto de estar geograficamente algo afastado da Câmara de Mira o justifica. Freguesias com menos de 500 habitantes? Era acabar com isso tudo!

Ps: Quanto vai custar a campanha eleitoral de todos os partidos? 60 milhões de euros! Calha 6 euros a cada português! Mas como segundo os últimos dados, no nosso país, um trabalhador tem que ganhar para ele e para outro, anda meio país a trabalhar para a outra metade (é preciso explicar?), as autárquicas vão custar 12 euros a cada trabalhador! Sem contar com o dinheiro gasto pela Comissão Nacional de Eleições (mesas de votos, fotocópias de boletim de voto, etc.) É por isso que custa ver cartazes com auto-estradas feitas por mim e por ti, como pano de fundo de presidentes que tiveram pouco a ver com aquilo!

Com 12 euros dá para ir ao cinema com uma menina e pagar os dois bilhetes! (E eu que não vou há tanto tempo). Dá para ir a um restaurante e fomentar a indústria da hotelaria. Dá para fazer 200 kms a gasóleo e andar por esse país a conhecer a sua beleza! Dá para gastar em metade da caução no torneio do Seixo (olha o que o que foste falar, ainda te matam). Dá para comprar uma t-shirt numa loja portuguesa, ou 12 shots B52! Mas não, eu gosto mais de gastar em pins, canetas, bandeiritas, cartazes para a malta rasgar.
Pelo menos a campanha do PP Coimbra, é ir a casa de idosos medir a tenção arterial e outras coisitas que os idosos precisam, até tenho gosto de dar dinheiro.

17 comentários:

Anónimo disse...

Para o meu amigo e autor do "seixomirense":

Passo, de vez em quando, pelo seu blog. Acabei, agora de o fazer e oferecesse-me dizer o seguinte:

Relativamente ao seu peimeiro"PS.", não se apoquente, as pessoas sabem do que falam!É muito jovem, não conheceu os males em que uma determinada "política" do Seixo se fundou, leia-se, ganhou raízes.
Não estava cá no pós 25 de Abril, nos anos oitenta....
Isto merecia uma análise sociológica.Mas quem se vai importar com coisas destas,quando as pessoas podem escolher os seus representantes políticos em liberdade e em consciência?
. EM LIBERDADE E EM CONSCIÊNCIA
Também esta verdade da democracia, no contexto em questão, merecia uma análise sociológica.


Relativamente a ninguém ter rspondido às questôes que levantou sobre a actual Junta,- também eu as queria ver respondidas - como quer que alguém lhe responda se só os elementos da Junta dispõem desses dados?

Tenha paciência, isto é um poço mais fundo do que pensa!

Anónimo disse...

Mais palavras…

Eu ao ler o post anterior fiquei um pouco pensativo se o poço é assim tão fundo!!

É claro e evidente que os dados que os elementos da junta dispõem não podem nem convém ser divulgados em virtude da proximidade das eleições. Mas ai estão a contradizerem-se em relação ao que está escrito no site da junta quando dizem “A principal virtude da Internet é funcionar como um fantástico meio de aproximação às pessoas, às suas necessidades e preocupações, e contribuir para que as soluções para os reais problemas se efectivem de forma mais célere”. Aproximação já existe bastante, necessidades e preocupações também existem muitas, mas contribuição para que as soluções para os problemas se efectivem de forma mais célebre não se verifica de modo algum nalguns casos!! Abram as portas do poço para ver-mos realmente se ele é fundo!! Só abrindo as portas do poço é que sabemos realmente a profundidade dele!!

Gostaria só de acrescentar que é tudo uma questão de tempo, sabemos que mais tarde ou mais cedo as respostas em relação a muitas coisas vão aparecer, também sabemos que quanto mais tarde as respostas vierem menos importância terão, menos impacto terão!!

Caros amigos leitores, as respostas estão a ser adiadas para o momento mais oportuno, esperemos nós que seja antes das eleições, sinceramente não me parece!! Independentemente do partido ou movimento, não haverá ninguém com respostas??

Mais palavras para que!!

Anónimo disse...

já me estava a esquecer que está sempre tudo mal..quando não se quer dizer bem é assim...

se não se faz obra é porque não se faz...se se faz é porque se faz mal ou pouco...

Mais palavras para quê!

Já agora eu tambem digo mal..

porque não fizeram valetas de cimento á minha porta? porque não fizeram passeios na minha rua? porque não plantaram arvores na minha rua?
porque a festa do seixo é sempre no centro e tambem podia ser na minha rua, a procissao tambem não passa na minha rua ( bem isto se calhar é mais com a igreja...mas a junta tambem deve ter culpa) e MAIS!

deixa cá ver!!!
o tractor passa poucas vezes na minha rua, devia ter uma empresa de construções para me escolherem a mim para fazer as obras(mas não tenho porque não me apetece, mas acho que a junta teve mal...porque devia incentivar todos a ter uma empresa)....

MAIS

Acho que ainda tenho três ervas daninhas à minha porta que nasceram na semana passada...é vergonhoso que a Junta ainda não as tenha vindo arrancar...

tambem acho que eles podiam limpar os nossos quintais....era melhor não era!?

tambem acho que tá mal...é o facto de cada vez que passo pelos elementos da junta eles não me levantam sempre a mão a cumprimentar....

porque é que só apoiam passeios de bicicletas e de barco... e as corridas de triciclo...e de tamancos?? nao se deviam fazer tambem....

MAIS

a Junta devia ter gravado o discurso do Gabriel da Frada na apresentação do livro no Seixo...para aprenderem a falar...aprenderem a venderem-se a uns e a outros!!!à mas isso é politica suja...se calhar nao vale a pena....
....

bem..a junta deve ter estado mal em mais em alguma coisa, mas não me lembro...


á já sei....

porque é que o tractor é verde!?!?! é mau não é!!!


se me lembrar de mais alguma coisa...ainda cá venho outra vez....

Abraços a todos....(será que posso mandar abraços ou isso tambem é mau!!!)

Anónimo disse...

Até que enfim que temos alguem da junta a escrever ou estou errado?
Devo de estar errado!

Respondam as perguntas e deixem de rodeios!

Anónimo disse...

Mau é não saber a verdade!
Mau é não responder ao que é perguntado!
Mau é iludir as pessoas!
Mau é fazer "copy" e "past"!
Mau é...

Anónimo disse...

A isto eu chamo saber critico de alguns e desespero de outros!

Anónimo disse...

Será que não há ninguem com respostas?

Também pergunto!

Anónimo disse...

E que tal abordar aqueles que estiveram "até ao pescoço" embrenhados nas trocas e baldrocas? Será que nenhum deles tenha coragem de "pegar o touro pelos cornos"? Doer-lhes-á a consciência? Estão arrependidos? Não estarão a cometer um erro maior mantendo oculta a razão do que se passou?

preto nu branco disse...

raios me partam se não vou eu mesmo abordar directamente aquele que foi trocado! Será que ele queira falar? Estará ameaçado e em risco se o fizer? Quem o estará a pressionar para que não fale? Parece ser apoiante do MAIS mas... nada fez ainda que se visse em prol desse movimento! Terá medo do Patrão? Estará á defesa perante a incerteza do futuro patrão? É capaz de ter já apanhado juízo, nisso acredito, mas pode ser que consiga arrancar-lhe algumas verdades! Vou até ao Bétinho a ver se ali o encontro.

Anónimo disse...

Hei Gypsi,
tu não te dás bem com o "primo Luis"?
Ele é que era bom que se abrisse e dissesse á gente o que se passou entre o Albano, o Pereira, o Augusto, o Nani Camarinha e outros! Não foi ele o advogado do diabo? Está a calar, está a consentir eh,eh,eh,eh,eh,eh,

Anónimo disse...

Mais palavras…

PARTE 1

Gostaria de dizer que fico contente por haver algum “feedback”, significa que as minhas palavras, oportunas ou não, tem chamado atenção de alguém e só assim é que se pode chegar a um entendimento claro, conciso e oportuno. Gostaria também de agradecer a chamada de atenção feita anteriormente ao facto de dizer mal e só dizer mal, que desde já lhe posso garantir que não é essa a minha verdadeira intenção, perdoem-me se assim o induzi.

Em relação a mensagem deixada nada tenho a dizer a não ser que não entro em politica suja. Acho-a inoportuna, desapropriada, inconveniente e bastante conveniente a quem se vê sem argumentos para se poder defender ou até mesmo defender actos ou feitos que não tem explicação pública, a não ser só para algumas pessoas! Se eu fosse a utilizar essa mesma dita politica suja, que repugno, utilizaria apenas 3 expressões: soberania, tiranismo e oportunismo (desculpem-me, não quero com isto atingir nem muito menos ofender alguém).

Agora vamos ao que realmente interessa, vamos dar valor a terra que temos, aos valores que temos e por de parte o imenso orgulho existente nalgumas pessoas. Se existe obra temos que saber valorizar, se não existir temos que fazer com que comece a existir ou fazer para que exista. Na nossa terra existe um poço imenso de pessoas com dinamismo, com imaginação, com força de vontade em fazer obra e acima de tudo com uma capacidade de tornar as coisas que parecem difíceis ou até mesmo impossíveis em realidade!! Senão vejamos alguns exemplos: a sede de escuteiros que passou de um sonho a realidade, o lar de idosos que está prestes a ser concluído, o ACR com as suas inúmeras actividades, a secção de futebol que consegui uma época fantástica, o teatro e as suas inúmeras peças de teatro, o rancho com as suas actuações, e é claro as comissões de festas que sempre em cima do joelho conseguem realizar a festa e muitos mais…
E sem julgar nem criticar, pergunto porque é que a junta também não tem obra sua?? Se a tem, onde está?? Admiro bastante e saúdo, como já tinha referido noutras mensagens, o apoio financeiro e logístico que a junta tem dado para a realização destas obras e o esforço que tem tido em fazer a manutenção das obras já existentes, mas lamento muito ter que se esconder atrás destas mesmas para mostrar obra!! Verdade é, que a falta de dinamismo e vontade em realizar obra existe e contra isso nada podem fazer, estão dadas provas disso mesmo, no site da junta e no blog do PSD!! A equipa perdeu muito quando perdeu certos elementos, uns por vontade própria e outros contra a vontade, e isso veio trazer a tal falta de dinamismo e vontade ao grupo. Muito deles neste momento são protagonistas ou ajudaram a realizar as imensas obras já anteriormente referidas e outros conseguiram sobressair a nível distrital, regional, nacional e não sei se o conseguiram também a nível internacional!! O que é que os fez saírem do grupo, ninguém sabe!! Alguma coisa se passou!! Só perderam com isso e é notório!! Preferem voltar formar grupo com as mesmas pessoas, algumas já manifestaram o interesse de voltar a integrar no grupo como já foi referido no blog do PSD!! As quais eu pergunto que objectivos têm para a junta neste novo mandato, se ganharem?? Ao PS também faço a mesma pergunta?? E ao movimento MAIS, tem mais objectivos ou são só aqueles e ponto final?? Com isto tudo não estou a pedir promessas, mas podem ser compromissos e se for possível tentem clarificar o máximo possível para que posteriormente não haja duvidas.

(continua...)

Anónimo disse...

Mais palavras…

PARTE 2

As autárquicas estão a chegar, sou novo nestas andanças, não sou e nunca fui filiado a um partido ou movimento, por isso mesmo tento informar-me da melhor forma e sem magoar nem ofender ninguém, de qual seria o melhor grupo de pessoas para a junta, independentemente do partido, da cor ou até mesmo do movimento. Visto que a junta tem tido sempre o mesmo partido não vejo mais ninguém mais apropriado para responder ás mais diversas perguntas já colocadas, também estão abertas á comunidade do seixo, mas infelizmente nem respostas tiveram!! Apenas insultos, de algumas pessoas que não quer dizer que sejam da junta e silencio muito silencio!! É pena que num pais democrático não se veja democracia!! Eu sinto-me muito mal e sem resposta quando dizem nas redondezas que o seixo é uma terra de batateiros (que os admiro muito e louvo muito o trabalho realizado por eles) e onde a junta estagnou nestes últimos 4 anos!! Têm resposta?? Eu não!! É revoltante ouvir isto!! Crescemos tanto e de repente parece que as pilhas acabaram !! Ponham duracell, parecem ser melhores!! Peguem na juventude e no dinamismo que os trás, peguem nas pessoas dinâmicas que já deram provas daquilo que são capazes na junta e fora dela, ponham o orgulho para trás, juntem um grupo de pessoas capazes de realizar obra pela junta no seixo!!

Para terminar só gostava de dizer que as pessoas, ou melhor dizendo os cidadãos, não servem só para votar e só são importantes na altura de eleições, também tem opiniões que devem ser valorizadas, também servem para serem informadas de forma clara e concisa do que a junta faz ou deixa de fazer, quando surgem questões da forma ou de como foi feito isto ou aquilo também deveriam ser esclarecidas e não deixadas ao abandono sem explicações por se tornarem meros obstáculos!!

Obrigado pela vossa atenção em especial ao autor do blog por permitir desta forma a partilha de ideias e que vença O MELHOR GRUPO DE PESSOAS!!

Mais palavras para quê!!

Anónimo disse...

Sondagens de ultima hora!

Movimento independente 50%
PSD, PS 20%
Não sou do seixo 4%

Está mais que visto que as coisas parecem querer mudar!

Anónimo disse...

Primo luis advogado do diabo!
Impecável!!
É por isso que nada diz!
Impecável!!
Fez e saiu como nada tivesse feito!
Impecavél!!
Ninguem é perfeito!
Impecavél!!

seixomirense disse...

Isto está a ficar eloquente, e eu com pena de não poder actualizar e ler estes comentários com atenção. Prometo que daqui a um dia ou dois, actaulizo isto!

Preto nu Branco disse...

As minhas sinceras desculpas! Palavra de honra que é o momento que mais doloroso se me está a tornar!
Dei voltas de cão danado! Fui ao Betinho.
Fui até ao café do varão de inox.
Dei a volta pela Cerca. Passei pela Pastelaria e nada!
Fui encontrá-lo, altas horas da noite e quando ninguém o esperava, por mera casualidade, sózinho, caminhando "pela sua mão" em plena variante Norte ás Cabeças Verdes!
Foi verdade!
Não, não andava fardado nem envergava qualquer distintivo das FARCV! Limitava-se a ouvir a natureza na sua mais pura vertente e... pareceu-me que rezava o terço!
Passava das dez da noite...
Abandonei o meu carro na saída para a Rua das Ribeiras e entabulei conversa com ele!
Admirou-se da minha presença, mas não me questionou acerca dos motivos.
Fui directo ao assunto! Claro que fui bruto na pergunta!
Admirei-me com a resposta que me deu e guardei-a no meu subconsciente:"Prometi não fazer publicidade, e muito menos omitir a verdade acerca desses factos".
Só instado acedeu a dar-me uma resposta!
Sei os motivos que estiveram na origem da sua troca na Junta! Não me pediu que guardasse segredo, mas... sinto-me mal se destapar o "seu segredo"!
Não está magoado por ter saído da Junta! Algo mais sublime o faz ser como agora é!
O sentimemnto que pensava ser de amizade cultivada ao longo de muitos anos e a parceria perfeita "noutras guerras" abrem-lhe brechas profundas nos sentimentos!
Deixa Pereira, não mo pediste, mas também não serei eu quem vai por a nu a humilhação por que passaste já (e creio que vais ainda ter de reviver!)
Admiro o amor que tens á terra que te viu nascer!
o que tu és capaz de fazer por ela!Ás vezes questiono-me se não te virás a arrepender por "não botar a boca no trombone"? Olha que, embora involuntariamente, és cumplice... ninguém da Assembleia se manifestou em teu favor e agora até te acusam de "...teres andado lá aos coices"...
Mas deixa para lá! Perdoa este meu desabafo e prometo-te que não comentarei com ninguém objectivamente a conversa que tivemos naquele dia, ou melhor, naquela noite, até ao Polo II da ZI e que durou mais dum dia (acabámos já passava da meia noite!) Se necessitares, facto que eu duvido, sabes onde me encontrar!)

Anónimo disse...

O homem muito fez pelo Seixo, isso não há duvidas!

Não mereçe de modo algum as acusações que lhe estão a fazer!

Esta malta que está na junta quer continuar na junta custe o que custar!

Que segredo é que existe sobre a malta da junta que não se possa saber?

o que é que eles andam a fazer ou ja fizeram que não se possa saber publicamente?

Será por isso que tem de denegrir a imagem do homem para assim perder credibilidade e quando segredo for revelado já não terá interesse?

Já estou como outro/a diz:

Mais palavras para quê!!