domingo, 30 de agosto de 2009

Prognósticos


Como serão distribuídos os 970 votos?
Vejamos, os votos brancos têm sido, 12, 25, 11, 23, 18. Apesar do país andar desencantado com o sistema político, o facto de haver 3 listas alarga o leque de escolha para quem não se identifica com as equipas e costuma votar branco ou nulo. Sendo assim prevê-se 23 votos brancos.
Quanto aos nulos, a sua evolução tem-se pautado por 15, 10, 6, 7, 9. A média é 9 mas como são mais eleitores, estima-se que 11 camaradas irão fazer uns rascunhos desordenados no boletim.

Sobram 936 votos.

Começamos pelo PS. Tem 3 grandes desvantagens. Um candidato pouco conhecido, a tradicional fraca adesão do Seixo ao Partido Socialista e o facto do candidato do PSD à câmara de Mira ser oriundo do Seixo de Mira (há malta laranja que acredita ingenuamente em três coisas, primeiro que o Rocha de Almeida vai ganhar, segundo que isso será uma porta de entrada para esgalgados do Seixo acederem ao poder de Mira, terceiro que o PSD a governar em Mira trará milhares de vantagens para o Seixo!).

Sobre ser pouco conhecido (sei de pessoas com mais de 30 anos que não o conhecem) é uma desvantagem que se pode trabalhar e melhorar na campanha. Sobre cronicamente votar-se Laranja, há pouco a fazer, é esperar que esta geração mais velha que pensa que o Cavaco foi o criador das suas pensões deixe de votar (esquecem-se que desbaratou milhares de contos oriundos da antiga CEE).

O melhor resultado de sempre, os 287 votos de Vitor Barreira é uma meta que se afigura difícil de atingir. Sim, eu votei nele e já disse porquê, sou defensor de que o poder deve rodar, e se todas as equipas são boas, não faz diferença ser este ou aquele à frente da junta. A rotatividade é saudável, além disso do que conheço dele, é um Senhor, com poucas peneiras, diplomático, inteligente, activo e relativamente jovem (será que vou ser crucificado por dizer isto?). Obviamente desconheço o trabalho dele e dos outros na assembleia. Aliás, alguém conhece o que se passa na assembleia??
O Vitor Barreira só não estava do lado da cor certa que garante vitórias. Do que tenho observado, se fosse ele o cabeça de cartaz, a lista do PS (devidamente organizada) poderia lançar-se para os 350 votos. Mas não está, no entanto o candidato actual tem uma vantagem que ninguém pode igualar. É reformado, logo está talhado para exercer a função a full-time e isso faz muita diferença, lá está, poupa-se o funcionário assalariado. Não venham com as tretas que não vive ou viveu cá, tem mais que idade e experiência suficiente para conhecer melhor o Seixo que muita boa gente. Para quem gosta de ver rotatividade no poder, gosta de ver outras tribos a mandar (para não serem sempre as mesmas) e não tem medo de arriscar na mudança (de pessoas) parece ser a melhor opção. Poderão beneficiar (mas pouco) da ruptura na antiga lista do PSD que originou a lista independente e a do PSD. O facto de ganhar ele sintonizado com Reigota em Mira, poderia estreitar as relações do Seixo e da câmara, diminuindo o número de ofícios e aumentando o número idas à Câmara de Mira pessoalmente. O facto de não terem campanha ainda via internet pode ser uma desvantagem.Tendo em conta isto tudo e os últimos resultados, alcançarão 205 votos. Poderei estar a exagerar, vejam os últimos números do PS: 180, 287, 64 (europeias), 143 (Manuel Alegre/Mário Soares) e 186 (Sócrates).

Sobram 731 votos.

Sem comentários: