É um espaço onde se pede paciência às pessoas em geral e onde se pode expôr teorias sobre tudo o que está! Nada é tabu aqui nem há cá censuras, o que está é o que é. Melindrosos e redomas de vidro não são para aqui chamados. Também pode ter a ver com o Seixo de Mira.
domingo, 30 de agosto de 2009
Prognósticos
Como serão distribuídos os 970 votos?
Vejamos, os votos brancos têm sido, 12, 25, 11, 23, 18. Apesar do país andar desencantado com o sistema político, o facto de haver 3 listas alarga o leque de escolha para quem não se identifica com as equipas e costuma votar branco ou nulo. Sendo assim prevê-se 23 votos brancos.
Quanto aos nulos, a sua evolução tem-se pautado por 15, 10, 6, 7, 9. A média é 9 mas como são mais eleitores, estima-se que 11 camaradas irão fazer uns rascunhos desordenados no boletim.
Sobram 936 votos.
Começamos pelo PS. Tem 3 grandes desvantagens. Um candidato pouco conhecido, a tradicional fraca adesão do Seixo ao Partido Socialista e o facto do candidato do PSD à câmara de Mira ser oriundo do Seixo de Mira (há malta laranja que acredita ingenuamente em três coisas, primeiro que o Rocha de Almeida vai ganhar, segundo que isso será uma porta de entrada para esgalgados do Seixo acederem ao poder de Mira, terceiro que o PSD a governar em Mira trará milhares de vantagens para o Seixo!).
Sobre ser pouco conhecido (sei de pessoas com mais de 30 anos que não o conhecem) é uma desvantagem que se pode trabalhar e melhorar na campanha. Sobre cronicamente votar-se Laranja, há pouco a fazer, é esperar que esta geração mais velha que pensa que o Cavaco foi o criador das suas pensões deixe de votar (esquecem-se que desbaratou milhares de contos oriundos da antiga CEE).
O melhor resultado de sempre, os 287 votos de Vitor Barreira é uma meta que se afigura difícil de atingir. Sim, eu votei nele e já disse porquê, sou defensor de que o poder deve rodar, e se todas as equipas são boas, não faz diferença ser este ou aquele à frente da junta. A rotatividade é saudável, além disso do que conheço dele, é um Senhor, com poucas peneiras, diplomático, inteligente, activo e relativamente jovem (será que vou ser crucificado por dizer isto?). Obviamente desconheço o trabalho dele e dos outros na assembleia. Aliás, alguém conhece o que se passa na assembleia??
O Vitor Barreira só não estava do lado da cor certa que garante vitórias. Do que tenho observado, se fosse ele o cabeça de cartaz, a lista do PS (devidamente organizada) poderia lançar-se para os 350 votos. Mas não está, no entanto o candidato actual tem uma vantagem que ninguém pode igualar. É reformado, logo está talhado para exercer a função a full-time e isso faz muita diferença, lá está, poupa-se o funcionário assalariado. Não venham com as tretas que não vive ou viveu cá, tem mais que idade e experiência suficiente para conhecer melhor o Seixo que muita boa gente. Para quem gosta de ver rotatividade no poder, gosta de ver outras tribos a mandar (para não serem sempre as mesmas) e não tem medo de arriscar na mudança (de pessoas) parece ser a melhor opção. Poderão beneficiar (mas pouco) da ruptura na antiga lista do PSD que originou a lista independente e a do PSD. O facto de ganhar ele sintonizado com Reigota em Mira, poderia estreitar as relações do Seixo e da câmara, diminuindo o número de ofícios e aumentando o número idas à Câmara de Mira pessoalmente. O facto de não terem campanha ainda via internet pode ser uma desvantagem.Tendo em conta isto tudo e os últimos resultados, alcançarão 205 votos. Poderei estar a exagerar, vejam os últimos números do PS: 180, 287, 64 (europeias), 143 (Manuel Alegre/Mário Soares) e 186 (Sócrates).
Sobram 731 votos.
Trata de
Seixo de Mira,
Sociedade
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário