domingo, 30 de agosto de 2009

Prognósticos


Sobram 731 votos e são estes que irão dar a vitória ao futuro presidente da Junta do Seixo. Será a luta entre o Movimento Independente e o PSD que irá definir a equipa com mais votos.

Sem rodeios, apesar da lista independente ainda não se ter dado a conhecer totalmente, sabe-se que contém membros que já fizeram parte do PSD Seixo. Por uma razão ou outra acabaram por sair dessa linha condutora. Pode não haver nenhum mal nisso, as ideias e as opiniões das pessoas são passíveis de mudança, é de coragem ter a atitude de sair quando não se consegue fazer nada para alterar aquilo que se acredita que tem que ser alterado. O contrário é quando se é conivente com aquilo que se acha que está errado! No entanto a independência fica logo aí beliscada, está na moda concorrer por listas independentes, mas normalmente são pessoas que já pertenceram a listas partidárias. É o caso do Agostinho como independente à Câmara de Mira. Às vezes isso dá a impressão de que são pessoas que queriam tomar o poder ou ser elas os sucessores, mas como não são escolhidas, zangam-se. Ainda assim há o resto da lista, que dão ares de ser gente jovem com sangue na guelra. Dinâmicos e dinamizadores parecem ser. Mas sejamos realistas, o Seixo não aparenta estar vocacionado para grandes mudanças ao nível partidário, e como o trabalho da actual equipa não é mau, a continuidade pode pesar. Uma vantagem que a independente tem é que o líder é conhecedor do funcionamento da junta porque já lá esteve, e deve conhecer o Seixo. Do que se lê em comentários, a lista parece ter uma ideologia consevadora o que assenta que nem uma luva na mentalidade do Seixo. Não é um comentário depreciativo. Churchill, John Major e Margaret Thatcher (que deu uma tareia na Argentina) eram do partido conservador inglês. Mas para quem quer ver bem separado o conceito de Freguesia do conceito de Paróquia, pode ser uma desvantagem.

Têm um blog activo o que facilita a propaganda eleitoralista. Como são independentes, agradam à franja que não gosta de partidos. Nas sondagens da internet surgem bem colocados com quase 50% de votos. É preciso no entanto contextualizar estas sondagens, têm factores que lhes prejudicam as suas validades. O facto dos apoiantes do MAIS serem jovens, implica que lidem mais com a internet. Se toda a malta mais velha, simpatizante do PSD fosse à net, o resultado seria outro! Para já, e isto é facilmente alterável, prevejo que obtenham 315 votos. Se conseguirem desvincular-se da ideia de que estão a concorrer contra alguém, ou a ajustar contas, mas sim, de que estão a concorrer pelo Seixo e mostrarem um plano que seja melhor e conseguirem fazer passar a mensagem até podem vencer. Eleger mais de 1/3 dos membros da assembleia seria bom!

Sobram 416 votos!

Sem comentários: