É um espaço onde se pede paciência às pessoas em geral e onde se pode expôr teorias sobre tudo o que está! Nada é tabu aqui nem há cá censuras, o que está é o que é. Melindrosos e redomas de vidro não são para aqui chamados. Também pode ter a ver com o Seixo de Mira.
domingo, 30 de agosto de 2009
Prognósticos
Faltam 42 dias para as eleições autáquicas, vamos ao primeiro prognóstico (do Seixo) da temporada! E vamos ao primeiro porque de certeza que irão haver alterações que rectificarei. Não quero com isto influenciar o voto de ninguém, o importante é votar!
O Seixo tem segundo as últimas eleições europeias, 1533 eleitores. Votaram 569. Nas autárquicas de 2001 votaram 655. Nas autárquicas de 2005 votaram 871. Nas eleições do Sócrates votaram 828 pessoas. Para o Cavaco a Presidente foram 836 às urnas. As europeias foram as últimas e registaram menos votantes. Mas as europeias tradicionalmente suscitam menos interesse. Tendo em conta os números apresentados nos últimos anos aliado ao facto de haver um acréscimo de cerca de 200 eleitores (será porque os miúdos de 18 anos ficam automaticamente recenseados ou acrescentaram óbitos às listas por esse país fora? ups, não se pode falar de pessoas falecidas!) espera-se (porque as eleições para a junta costumam ser mais concorridas, e porque este ano há três listas dinâmicas e mobilizadoras) que cerca de 970 seixenses vão à antiga escola do Seixo votar.
Como se dividirão estes 970 votos?
Sejamos sérios. Toda a gente sabe que o povo do Seixo tem um espírito empreendedor, dinâmico, solidário e pouco dado a cruzar os braços a ver a banda a passar. Logo, qualquer das 3 listas em princípio irá fazer um bom trabalho. Tal como as equipas anteriores. Acreditem, há povoações piores, em que as equipas se tornam apáticas. Aqui, isso não acontece. Qualquer que seja a que ganhar irá dar bem conta do recado, afinal de contas, o Seixo não é nenhuma vila, é uma aldeia que apenas lhe falta uma farmácia, um médico de família (ao tempo que o meu médico é em Mira) e um site mais dinâmico (já que tanta gente acha isso relevante, não sei se será...). O resto é fazer a manutenção e gestão da aldeia, tentar dar qualidade de vida às populações, cuidar da cultura, do desporto, apoiar a indústria, o comércio, a economia e intervir e supervisionar a parte social. Do que tenho lido por aqui, parece que o Seixo é uma Vila. Calma, para ser vila tem que obedecer a estes critérios:
- 3000 eleitores (não tem, e não irá ter tão cedo)
- Posto de assistência médica (tem, médico é que não, é uma questão de fazer finca pé à Ana Jorge para melhorar isso, já chega!).
- Farmácia (não tem, mas já se justifica, os idosos não conseguem suportar as viagens a Portomar e a Mira por mais tempo, além de ter preservativos por perto).
- Centro cultural ou outras colectividades (acho que tem mas não é de todos, colectividades tem).
- Transportes públicos e colectivos (passa lá o autocarro com os miúdos, isso já conta, falta o comboio passar em Mira, uma utopia, pois o Bloco Central quer é pavimentos com misturas betuminosas para estarem às moscas).
- Estação de CTT (para já não parece necessário, não há lá um marco no Largo?)
- Estabelecimentos comerciais e de hotelaria (há quanto baste, hotéis para ver as maravilhas do Seixo?).
- Estabelecimento que ministre escolaridade obrigatória (só há até ao primeiro ciclo e não é necessário mais).
- Agência bancária (há caixa de multibanco sempre sem dinheiro, sinal de movimentação de dinheiro ou desleixo, mas louvado o responsável por ter trazido isso para o Seixo, obviamente é uma mais valia).
Trata de
Seixo de Mira,
Sociedade
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário