sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A cueca



Há pessoas que quando estão a jogar à bola e o adversário lhes faz passar a bola por baixo das pernas, sentem-se humilhadas, alvo de chacota. Há jogadores que podem não fazer nada de jeito o jogo inteiro, mas se conseguem fazer passar a bola por entre as pernas do adversário fazem uma festa como se tivessem marcado um hattrick e ainda gozam. No futebol fazer essa habilidade chama-se "cueca" ou fazer um túnel ao adversário. Eu nunca liguei muito a isso, nunca me senti menorizado por as levar, nem sobranceiro por as fazer, às vezes nem têm utilidade nenhuma.

Há uma coisa que me faz sentir que me estão a chamar de burro ou papa-açordas! É chegar ao concelho de Mira pelo lado dos Leitões e ver uma cartaz publicitário de campanha das autárquicas em que o presidente da câmara de Mira tem como pano de fundo a auto-estrada A17 que passa por Mira. Na primeira vez que vi, aquilo bateu-me nos olhos, fez-me impressão, nem quis acreditar. Fui ver de perto e não era só uma foto alusiva à A17, estava lá mesmo o nome da auto-estrada. Está a regorjizar-se num cartaz financiado por mim (sim aquilo é dos impostos) de uma obra que foi realizada pelo governo central e que qualquer que fosse o presidente da câmara ela seria feita? Ou se não fosse este presidente a auto-estrada passava ao lado pelo mar, ou ao lado por Cantanhede? Tenham paciência. A gabar-se duma das auto-estradas mais caras do país? De mais uma auto-estrada para ficar às moscas? Duma auto-estrada que não gera emprego? No outro dia paguei a uma máquina! Aquela máquina está a matar 4 postos de trabalho (3 turnos de 8 horas mais um funcionário para as férias). Já pagaram as expropriações dos terreno ao menos? É que no dia da inauguração ainda não estava pago. As pessoas às vezes lêem os jornais e topam essas trafulhices. Os outros cartazes, tudo bem (tirando aquele da Praia Poço da Cruz), mas esse da auto-estrada não, tenham paciência. Assim sinto-me como se me tivessem feito 10 cuecas que resultaram em 10 golos. E ainda tem um item em que diz: largos! Há 15 anos era a febre das rotundas, hoje pelos vistos são os largos.

Ps: A auto-estrada A24 entre Viseu e Chaves, está às moscas, do que eu conheço entre Viseu e Vila Real. Mas não censuro, é à borla (pagam os contribuintes) e é crucial para ligar Trás-os-Montes à Beira Interior. Aliás já devia ligar Viseu a Coimbra também porque aquela IP3 é fracota e perigosa. Tudo o que seja para combater a desertificação é bem vindo.

3 comentários:

Anónimo disse...

o reigota personalizou um outdor para cada localidade:
nos leitões a CAMARA MUNICIPAL DE MIRA construiu uma auto estrada! f...se!!!;

na praia construiu uma pescanova!!!;

no seixo construiu uma estrada projectada e aprovada pelo executivo anterior (apenas tiveram o trabalho de desbloquear um terreno: ficou todo suado o reigota);

nos carapelhos está a mais engraçada. construiu um lar / centro de dia. ao lado do outdor escarrapacharam outro com o seguinte:
"é preciso não ter vergonha
prometeu 100.000
quanto já deu?...zero (0,00€)
são como os cucos!..."

passem por lá

Anónimo disse...

It´s not a "estrada", it's IP Fojo!!!

BM disse...

É bem, é bem! :)