quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Plano de Resgate do País


Porque é que nos anos 50, 60 e 70 a economia cresceu com alguma qualidade? Porque houve naquele tempo muito investimento (estrangeiro e não só) para exportação! Muitas das empresas que estão agora a fechar todos os dias e que aparecem a abrir os telejornais, são daquele tempo, assentes nos salários baixos dos trabalhadores.
Hoje não temos nada para atrair o investimento. Não temos salários baixos (são mais altos que os do Leste da Europa), temos um sistema de impostos que é uma vergonha, que muda todos os anos, que é pesado, que é confuso, que ninguém entende, um sistema judiciário que não funciona (qual é a empresa estrangeira que quer arrastar processos de 20 anos?), a burocracia é um inferno, a corrupção parece que não existe mas quem olha para a imprensa muda de ideias. Assim ninguém vem investir para aqui.
Enquanto não se arranjar um tecido empresarial que produza para exportar, estamos com o país a empobrecer. Já devemos 100% do PIB, a continuar assim não temos mais 13 anos desta maneira.
Há que criar no governo uma equipa para estudar as razões de porque toda a gente investe no Leste Europeu. Não falo da China porque é uma situção mais complicada, falo da Polónia, Eslováquia, República Checa, Eslovénia, etc. Estudar todos estes aspectos que são decisivos para uma escolha empresarial: impostos, tribunais, preparação da mão de obra, custo da mão de obra, regime laboral. Fazer um levantamento de tudo isto que há lá. E depois ver o que é que nós poderíamos fazer aqui para disputar investimentos. (cont).

Sem comentários: