segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O 1º semestre de 2009 de A a Z



Educação - Chumbos no Básico e ensino Secundário têm atingido os valores mais baixos da última década. UUUUUUU!!! Facilistismo? Xiu, toda a gente sabe que sim mas não se pode dizer. Em matemática a média baixou de 12.5 para 10 valores. Dá para comparar? Difícil! O ME não tem feito exames fiáveis no sentido de se poderem comparar de ano para ano. Não são iguais, os critérios são diferentes, o grau de dificuldade é diferente, o estilo de questões muda e o tempo para execução da prova é alterado de ano para ano. Não se sabe bem se a preocupação é a formação de qualidade dos alunos, se é a operação de cosmética para apresentar números estatísiticos positivos. Uma coisa é certa, no meu tempo em 10 disciplinas, ter nega a português e matemática era chumbo certo. Agora dá para passar com 9 negativas em 15 disciplinas. Têm medo de traumatizar os miúdos. Perguntem a antigos catequistas do Seixo se isso é importante, o facto de andar desfazado. Não ponham o Nuno Crato a tomar conta da Matemática que não é preciso.

Emigrantes - Já vieram e já foram. Cada vez menos entusiásticos, cada vez menos desafogados, cada vez menos mãos largas. Gosto deles, a maioria é gente simples, de trabalho, que tiveram ambição de buscar algo melhor. E continuam a partir... É porque o país está bom. Faltou-lhes a cunha certa para permanecerem por cá, coitados.

Fábrica da Igreja - Agora já se sabe mais ou menos o que é: "Conselho Económico Paroquial, um orgão de gestão paroquial. É constituída por um grupo de cristãos (homens e mulheres) escolhidos entre a comunidade e presidida pelo pároco. Tem como objetivo administrar os bens materiais da paróquia (ou da comunidade como lhe quisermos chamar). O Conselho Económico presta contas à Igreja diocesana e à comunidade anualmente. E tem mandatos de 3 em 3 anos." Depois ainda há o Centro Social e Paroquial do Seixo, que não se sabe bem se faz parte, se é a mesma instituição entre outras coisas. Sabe-se que receberam uma quantia considerável das mãos de Mário Ruivo, director do Centro Distrital de Segurança Social . Mais àfrente falaremos disso.

Filipe Menezes - Não é o Ex-presidente do PSD, que até parece ser um homem sério. É o reforço do Benfica, 21 anos médio ofensivo, fez sucesso no brasileirão. Não estou à espera de nada do outro mundo. No entanto, ainda há coisas que me surpreendem no futebol, PARABÉNS Nacional da Madeira, ganhar ao milionário Zenit de São Petersburgo não é para todos.

5 comentários:

Anónimo disse...

O candidato à Câmara de Cantanhede chama-se Manuel Ruivo...
E não sabia que ele era o director da Segurança Social...
Sabes que ele tem família no Seixo?

seixomirense disse...

Vou-me informar disso melhor mas acho que realmente estou a confundir-me.

O Etilista disse...

Jhonny, lê um livro do Nuno Crato chamado "Eduquês, uma crítica à pedagogia romântica e construtivista". Vale a pena.

Anónimo disse...

QUE GRANDE CONFUSÃO!!!...tal como em certas casas os penicos e as panelas...
Um é MÁRIO RUIVO,distinto Director da Segurança Social do Distrito de Coimbra;o outro é efectivamente candidato à Câmara Municipal de Cantanhede e chama-se MANUEL RUIVO.
PENICO E PANELA tem a mesma letra no inicio, mas têm funções diferentes; os ditos tem o mesmo apelido ...mas são muito diferentes e só um tem familia no seixo.
O seu a seu dono....
Mirense

seixomirense disse...

Sim, fiz confusão no post mas já emendei. E nem são na da parecidos de cara, o Manuel e O Mário Ruivo.
RJ, não sei onde posso encontrar esse livro, mas certamente deve ser de qualidade.