quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A catequese


A catequese é uma coisa giríssima. Já conheci catequistas de todos os feitios, mentalidades abertas outros mais fechados. Claro que são pessoas como as outras, mais santos que eu não são. Quando se é puto (9 a 15 anos mais ou menos) na catequese e se quer conviver com as miúdas ao Sábado à tarde a ver o que é que dá, é espectacular. O problema é quando se anda na catequese com pessoas 1 ano mais novas que nós e se vê as pessoas da nossa idade com quem convivemos a semana toda na escola, na sala ao lado a socializarem uns com os outros. (estão-se a rir? Então o governo de Sócrates agora não chumba as criancinhas porque é traumático, imaginem na altura, estar certinho na escola mas na catequese estar atrasado um ano!)
Quando cheguei da Venezuela em Fevereiro de 1989, vinha da 2ª classe (venezuelana) e consegui ficar na 2ª classe no segundo e terceiro periodo, transitando com sucesso para a 3ª classe no ano seguinte. Já o meu irmão, vinha da 3ª classe da Venezuela, esteve uma semana na 3ª mas remeteram-no para a 2ª classe ficando comigo! Vínhamos preparadíssimos! Agradeço a quem? À minha mãe claro, iria estar grato a quem, aos pedagogos do Seixo? Qual foi a diferença? A diferença é que o meu professor era de Mira, isento! Já o do meu irmão era de onde? Do Seixo, claro. O meu irmão sempre teve notas excelentes nos anos seguintes, mas para aquele professor não servia. Foi a partir daí que se começou a fazer luz na minha cabeça (aqueles critérios hoje, comia-os num ápice.)
Quando me apresentei para ir à catequese fui para a primeira classe. De nada me valeu saber os Pai Nossos e as Avés Marias, e as passagens bíblicas todas. Estavam lá uns velhos do Restelo intransigentes que não me deixaram ir para a 2º classe. Nos escuteiros (depois conto, passou-se o mesmo). Foi uma tentativa de homicídio cognitivo. Ou pensam que a teoria do desenvolvimento psicossocial de Erickson e a teoria construtivista de Piaget eram para o boneco? Para alguma coisa eles estabeleciam que o desenvolvimento humano passava por estádios e fases que dependiam da idade! Mas ali na catequese do Seixo eles é que sabiam, aquilo só funciona por decretos e bulas papais. E voltamos ao mesmo, tipo Idade Média portanto. De nada me valeu irem falar com a sua santidade Ti Albina para me mudarem de sala, ou seja de ano! Hoje corto-os se há alguma passagem da bíblia que algum catequista me venha ensinar! E fazer um teste para aferir se sabia os conteúdos necessários para ser passado automaticamente para o ano seguinte? Zero. De que me valia ter 5 de nota a Religião e Moral na escola? Zero. Tenho a agradecer a um catequista que um dia me disse que certas coisas que estavam na Bíblia eram alegóricas, tinham outro significado, como por exemplo a passagem de Adão e Eva. Bem, ele na altura deveria estar a dar a teoria de Darwin na escola. Nunca gostei de lamber botas, um dia num teste da Ti Arminda só não tive 100% porque à pergunta: "Porque é que vais à Missa?" eu respondi: "porque os outros também vão". Ia caíndo o carmo e a trindade, e não era mentira nenhuma, se ninguém fosse à missa, que é que eu ia para lá fazer? Rezá-la eu?
E nos actos solenes e sacramentos, quem eram os meninos que iam fazer figura à frente de todos? Eram os filhos deste e daquele? Não! Eram sempre os mesmos, os lambe botas e os filhos de fulano de tal. Dava para "agomitar"!
É por estas e por outras que nunca me deixei impressionar por falsas moralidades desta terra chamada Seixo, onde o mérito não é reconhecido mas sim o compadrio.
No 12º ano tive 20 valores a Química no primeiro teste. Tive 20 valores no segundo teste. Na turma ao lado os filhinhos dos professores também tinham. O mesmo professor a esses passava a mão na cabeça, a mim dizia: "Tens sorte em ter 20". Os meus colegas riam-se porque sabiam o que eu valia, hoje talvez esse senhor ficava sem dentes. Donde era o professor? Adivinharam, era do Seixo.
Eu quando vou à Missa, não vou à missa do Seixo, vou a outras, serei menos papista que o Papa?

Ps: Acabou de ser eliminada a melhor equipa (conjunto de jogadores) do torneio, só disse aos rapazes, se passarem este jogo, prometo-vos a final. Só por 2 vezes não estive na melhor equipa, e orgulho-me disso, como alías me orgulho de ter pago aquele cimento com os meus impostos e de saber que tenho tanto direito a ele como os outros, afinal, não sou mais que ninguém, mas ninguém é mais do que eu.

22 comentários:

Anónimo disse...

Pessoalmente penso que a melhor equipa ainda não foi eliminada... mas opiniões, cada um tem a sua. Quanto ao comentário de teres estado praticamente sempre na equipa vencedora... quem costuma participar já sabe disso... um bocado de humildade não ficava mal...

seixomirense disse...

Mas falsa humildade fica mal. E cinismo e hipocrisia então até dá para "agomitar". Só não fiquei na melhor equipa em 96 e o ano passado, o resto são lérias. "E lérias tinha a minha avó".

Anónimo disse...

Para quem retirou e muito bem comentários considerados insultuosos ou menos dignos, desde Blog, este teu texto sobre a Catequese está a roçar a má educação, já para não falar nos comentários a pessoas que merecem respeito de todos, quanto mais não seja pela idade e simplicidade e dedicação ás causas em que acreditavam …ainda por para mais quando algumas já faleceram …

seixomirense disse...

Não retiro nem mais uma vírgula! Roça a má educação mas não toca, e sobre EDUCAÇÃo eu sei onde aprender! Eu sou responsável sobre aquilo que escrevo e assumo!!! Não se pode falar sobre falecidos? Então mas estamos na religião católica, ou na religião dos antigos nativos da Austrália! Poupem-me com falsos moralismos, não sou mais que ninguém mas ninguém é mais que eu.

seixomirense disse...

Aqui fala-se do que está e o que está é toda a realidade circundante.

seixomirense disse...

A carapuça serve a quem a enfiar!

Anónimo disse...

SEIXOMIRENSE a presidente do futebol clube do seixo!!!
Já!!!

RJ disse...

Grande Jhonny! Belo texto!

"Tenho a agradecer a um catequista que um dia me disse que certas coisas que estavam na Bíblia eram alegóricas, tinham outro significado, como por exemplo a passagem de Adão e Eva."

É metafórico quando lhes convém ou torna-se assim se alguém ridicularizar a coisa?

"Porque é que vais à Missa?" eu respondi: "porque os outros também vão"."

Assim é que é! Só faltava apresentarem uma lista de respostas proibidas!

MBSilva disse...

Não me meto no que não conheço por isso abstenho-me de comentar o resto... mas não posso deixar de te dar os parabéns!!!!

Um texto deveras fantástico! :)

Pedro disse...

Este post afinal de contas é para atingir quem e que objectivos?
Ou é mais uma justificação para a tua personalidade frustrada?
Desculpa, mas é mesmo isso que pareçe, agora até as pessoas que voluntariamete "gastam" o seu tempo a ensinar tu atacas, pessoas essas que nem terão possibilidades para aqui se vir defender.
É também cobardia e pensa no que dizes. Não és mais que ninguem, não terás sido o unico nessas circunstançias também. Acredito que não foi com má intenção que isso terá acontecido.
Calma nos posts...

seixomirense disse...

Atingir o quê? Era um post que já andava para escrever há muito, e há-de-se seguir um sobre escutismo!
Personalidade frustada de quê? Familiar, sexual, emocional, laboral ou académica? É que não me lembro de mais nenhuma. Não tomo drogas, não ando a comprimidos, nunca tive depresseões, frustrado de quê? Deves estar a confundir com personalidade subversiva. Não sou alinhado com nada, não lambo botas a ninguém não estou à espera do empregozito da urbe local.
Se "gastam" o seu tempo a ensinar fazem mal porque ensinar não é tempo desperdiçado, pois, se calhar há uns que perderam mesmo o tempo, até no masoquismo o gastaram. Não têm possibilidades em se defender? Eu tive que aprender a defender-me! Se calhar o problema é que fui dos únicos, eu e outros "menos influentes". Se não foi com má intenção, com boas intenções também não foram, conheço muito bem as pessoas de que falei.

Anónimo disse...

Bebe um copo de água fria para te empurrar essa revolta toda e superar essas frustrações que parecem de "menino mimado". As pessoas que te deram catequese, fizeram-no da melhor forma que sabiam e, certamente, acreditavam no que estavam a tentar transmitir.
Pena que tenhas aprendido pouco... a avaliar pelos comentários!!

Anónimo disse...

Tens de consultar um psicólogo que não andas nada bem. Dá-te uma depressão que t'alimpa com essa revolta toda. Tens de aprender a ser mais tolerante. E pelo menos respeitar as pessoas que acreditam naquilo que estavam e estão a fazer a dar catequese.

seixomirense disse...

E ele a dar-lhe com a frustração. O país está uma merda, as coisas estão mal, mas não, temos que ser mansinhos, se não os altos senhores donos da sociedade chamam-nos frustrados. Aprendi pouco, desculpa não te ter conseguido igualar, supra-sumo da evangelização. Tu é que estás bem, os outros são excomungados. Tem paciência!
Psicólogos? Espera aí, ora portanto, deixa ver. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação? Ah, já ouvi falar, afinal não preciso assim tanto. Vê lá é se já tomaste o comprimido!

Anónimo disse...

Não te acanhes rapaz, enquanto não ofenderes ninguém não desarmes, estou contigo.

Pedro disse...

oh pá, o anonimo não sou eu, parece que tas a falar para a mesma pessoa... mas eu o que escrevo assino!

seixomirense disse...

Voltando a ler este post, não tenho, dúvidas!!!!!!! Não retiro nem uma letra!!! Nem uma mentira está lá escrita! Viva o Seixo de uns e viva o Seixo dos outros.

ZéCarioca disse...

deixem o jonhy.
é um homem com mentalidade de uma criança convencida, mas muito realista, que gosta muito de utilizar a palavra "meritrocacia".

seixomirense disse...

Oh Ze carioca, com eses tipo de ataque pessoal acho que já não vou dormir hoje com uma depressao! Nem sei como há-de ser. Olha antes meritocracia que CUNHA,MAMAR, CHuPISTA e TACHO! Está legal cara? Boa noite e obrigado, ah e obrigado e boa noite!

seixomirense disse...

Refutar verdades é que está quieto! Dá muito trabalho...

Anónimo disse...

Se o jhony tem mentalidade de criança e tem um blog com esta adultez, que dizer dos outros (anónimos) como tu por exemplo? Ainda nem idade mental para ir para a creche têm!

ZéCarioca disse...

ahahahah