domingo, 2 de agosto de 2009

Democracia, volta Santa Comba que estás perdoado!



Nas eleições autárquicas existem mesas de voto cujos elementos não representam os vários partidos políticos, o que prejudica a democracia e pode influenciar os resultados eleitorais.
A Comissão Nacional de Eleições alerta :
«Quando o acto eleitoral fecha quem vai contar os votos são as pessoas da mesa mais os delegados partidários. Se os partidos não tiverem delegados, e se as pessoas da mesa pertencerem a 'clubes' que se dão bem, tudo pode acontecer».
Parece que houve trafulhice nas eleições europeias. Um dos alegados incumprimentos à lei diz respeito à designação dos membros da mesa de voto, que, no caso das autárquicas, deve resultar de uma reunião entre todos os representantes das candidaturas, convocada pelo presidente da Junta, a realizar no 18.º dia anterior ao da realização da eleição, pelas 21:00, segundo a lei eleitoral em vigor.
A experiência mostra que, desde o 25 de Abril [de 1974], já se elegeram deputados por meia dúzia de votos a mais e já se ganharam e perderam câmaras por um ou dois votos. Se não há rigor nestas coisas, as regras da democracia estão a ser viciadas. Cuidado ao votar em branco nunca se sabe se a folhita branca (que eu pago com os meus impostos) poderá aparecer com uma cruzita que não estava na nossa mente. Eu bem me parecia que os critérios para participar nas mesas de voto era algo esquisito. E se a lei disser que uma lista independente tem direito a pôr lá alguém na mesa? Ui, ui, mais um assalariado. Até para vigiar as florestas já vão buscar gente que está inscrita no desemprego. Porque é que não fazem o mesmo para as mesas de voto? Já sabem, quem quiser ganhar 70 euros e ficar de folga ao outro dia é aparecer nas Juntas desse país talvez na Quarta-Feira dia 9 de Setembro pelas 21 horas a ver o que é que se trata. Democracia? Está bem, abelha.

7 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Pedro disse...

A mim ensinaram-me a discutir ideias e a não insultar/difamar pessoas. À certas afirmações que se fazem sobre outros que são crimes segundo a lei portuguesa. Os senhores anónimos podiam ter um minimo de respeito!

seixomirense disse...

É óbvio que há aqui afirmações graves. Eu poderia facilmente dizer que não tenho nada a ver com isso porque são anónimos, mas o blog é meu e apesar lavar as mãos em relação ao que anónimos escrevem pois os comentários são depositados de forma directa, sem o meu conhecimento na hora, vejo-me obrigado a eliminar estes 4 comentários anónimos anteriores. Depois de ter lido melhor e apesar de não conhecer metade das pessoas a que se referem, não posso assumir a responsabilidade destas referências praticamente insultuosas a essas pessoas. Por isso pela primeira vez não tenho alternativa que não seja apagar estes comentários. No entanto vou gravá-los para me precaver no futuro, e para quem me pedir o que estava escrito eu facultar. Nunca tive que apagar comentários, mesmo quando se meteram na minha vida privada, pois soube responder à altura de forma categórica. Isto continua a ser um blog sem censura, mas dentro da lei. É desagradável tratar as pessoas dessa maneira, por isso perdoem-me por ter apagado.

MBSilva disse...

Eh... Lá!

O que faz ficar uns dias sem cá vir!

Caro Seixomirense tens toda a razão em querer manter o teu blogue longe da difamação gratuita e, ainda por cima, anónima!
Não li os comentários (entretanto apagados) mas certamente justificaram esta atitude.

Entretanto, boas férias!

Anónimo disse...

Na verdade e embora parecendo franzino, vais-te fazendo ler e concordas que há algo ou alguém que tenta aproveitar-se da tua pessoa e escritos para manter a água turva na tua terra! Curta, recta e grossa foi a tua atitude!
Continuo a admirar-te e, um dia nestes, no campo, falaremos de ascendentes...