segunda-feira, 24 de agosto de 2009

De que é que trata?


Eu sei que vou voltar a correr o risco de falar para o boneco, mas a mim ninguém me cala na luta pelo esclarecimento das pessoas (do povo) e de dotá-los de ferramentas para que não descartem os seus direitos a uma participação cívica activa e dinâmica. Porque ser um cidadão activo não é só estar lá dentro (já sabemos que é difícil aceder a certas portas), é também estar cá fora, exercendo um papel de observador atento e interessado! Porque estar a par do que se passa já é meio caminho andado para pressionar quem faz a fazer bem! Eu sei que há quem lhe interesse que o povo fique a leste de tudo! E corro o risco de falar para o boneco porque sobre a Fábrica da Igreja nem uma palavra! Ia caíndo o carmo e a trindade por perguntar! Perguntar não ofende, tenham paciência!
As questões são (porque não estava e estou bem a par da situação) :

Decorreram trocas de elementos na Junta de Freguesia do Seixo?
Quando se realizaram essas trocas?
Quantos elementos foram permutados?
Quem decidiu essas situações?
Quais foram as razões que levaram a que isso sucedesse?
As trocas foram na Junta, na mesa da Assembleia, ou na Assembleia?
O Seixo (povo, comunidade), saíu beneficiado com isso?

Alguém que esclareça o povo, por favor! Já sei o que vão dizer: não tens nada a ver com isso, ou vão-me mandar ir às assembleias ou vão dizer para eu ir ver as actas à internet! Sobre não ter nada a ver com isso, duvido que haja quem tenha coragem de dar essa resposta, nem preciso explicar porquê. Sobre ir às assembleias, eu sei que elas decorrem à porta aberta, mas as pessoas não são obrigadas a ter horário compatível para ir lá. Sobre ir à internet para ver o resumo das reuniões da assembleia, digam onde está!

Ps: Gostei da resposta dum anónimo sobre a Fábrica da Igreja, aconselhou-me a ir à missa do Seixo para me informar e para estar mais dentro da comunidade. Há uma franja de pessoas no Seixo que ainda vive na ilusão que a única missa homolgada pelo Papa, é na igreja no Seixo e que toda a gente tem que ter horário para ir lá. Acordem para a vida! Há mais Missas no mundo!
Quando é para saber e tomar decisões não fazemos parte da comunidade, mas para fazer peditórios passamos a ser automaticamente membros activos da comunidade e da igreja do Seixo! Tenham paciência!

41 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns,seixomirense!Não, acho que não falas para o boneco. Falas bem e "quem tiver ouvidos (neste caso olhos) que ouça!" No Seixo há uma máfia implantada, há muitos anos, que em tudo manda e a tudo chama seu. À custa do dinheiro dos outros, claro!Ele é a igreja e as suas obras, ele é o cemitério,ele foi o centro de dia, ele é agora o lar de idosos, ele é o salão, suas obras e sua triste história de permuta de terrenos e construção do mesmo... E o POVO,este passivo Povo do Seixo que mias parece néscio, PAGA e PAGA e PAGA...
É preciso, é urgente, uma revolução nesta terra!

P.S.Auto-apelida-se o grupo dominante e dominador de "Fábrica da igreja".Perdoem-me a minha ignorância- o que é que essa fábrica produz?

Pedro disse...

A "Fábrica da Igreja" como é conhecida ou Conselho Económico Paroquial é um orgão de gestão paroquial. É constituída por um grupo de cristãos (homens e mulheres) escolhidos entre a comunidade e presidida pelo pároco. Tem como objetivo administrar os bens materiais da paróquia (ou da comunidade como lhe quisermos chamar). O Conselho Económico presta contas à Igreja diocesana e à comunidade anualmente. E tem mandatos de 3 em 3 anos.

Pedro disse...

O meu comentário anterior, foi só para esclarecer eventuais confusões com dominações e auto-apelidações da "Fabrica da Igreja".

PS. Este "Pedro" não é o mesmo dos comentários sobre catequese.

Pedro disse...

Muito bem exclareçido Pedro,não sei como pode haver tanto para dizer mal neste blog sobre o Seixo e sobre quem tenta gerir o que a nossa terra tem, da melhor forma que sabe...Quanto ás obras que temos, sempre foi assim, plo menos podemos dizer que são nossas, servem-nos para alguma coisa? usamo-las? já depende de cada um ver a resposta para estas perguntas, concerteza haverá muitas respostas, umas a favor outras contra, como em tudo na vida...

Anónimo disse...

mais contentores de lixo ou recolha mais assidua principalmente nos meses de julho e agosto...

Anónimo disse...

O bairrismo, a dedicação e o amor à sua terra, a união em volta dos interesses comuns - Igreja, Cerci, Teatro, Creque, Centro de Dia, Junta de Freguesia e outras instituições e realizações do "grande povo do Seixo", mereciam um pouco mais de respeito e consideração - não sou do Seixo, mas tenho inveja de não ser de lá, e isto está a passar das marcas e a virar para o "enxuvalho" e o insulto. Assim não...

Anónimo disse...

Já foi "um grande povo"...os avós eram gente nobre. Os filhos e netos esqueceram a humildade .Uns porque emigraram outros porque se licenciaram.O dinheiro ou o status e sobretudo o complexo de inferioridade torna as pessoas arrogantes
e hipocritas.

Hobbip disse...

E eu nem sou nada de picar, mas isto só lá vai com uma garreia...

^(´@')^ disse...

Vejo muita gente a falar e trabalhar tá quieto! Pareça que nesta terra nasceram gente a mais pá mandar e pouca pá trabalhar. Quando vieram cá falar sobre o famoso “kit” de combato aos incêndios, pareça que a malta tem a memória curta e não se lembra dos incêndios de 2005. As únicas pessoas a lutar contra os fogos foram o povo do Seixo. Nem as povoações circundantes mexeram uma palhinha. Ficavam admirados como bois a olhar para um palácio. Naquela altura dava jeito ter aquilo. É preciso tirar um curso superior pá trabalhar com motosserras e ceifeiras… Lembram-se de não haver bombeiros naquela tarde de inicio de Agosto, quem andou lá?
Cheira-me a malta criada fora daqui. Vão pás vossas terras onde foram criados! Que nós agradecemos!
Vejo malta, a maioria, a apresentar-se nas listas, que raramente vejo num evento do Seixo. Pensam ganhar o qué? Uma vida de agradecimentos por ter lá o nome na lista? Sem saber o que realmente o seixo necessita? Começam a ver o que o povo quer! E, pelo menos pessoas que vivem cá e sejam ao menos inseridos na nossa sociedade e não numa utopia qualquer citadina e arrogante!

Anónimo disse...

Ninguém ainda esclareceu nada sobre as perguntas feitas??

Sherminator disse...

Se calhar há pessoas que estão a viver fora do Seixo não porque querem, mas porque no Seixo não encontram condições para viver a sua vida. Essas pessoas tem tanto direito de saber o que se passa como qualquer outra. Ou os emigrantes só são precisos quando é para dar dinheiro para o lar, cemitério, etc??

Anónimo disse...

Queria fazer uma reclamação "fa fafor"... existe o "libro" de reclamações?
Zé do grelo.

seixomirense disse...

Bem, tirando os amores de bairrismo, e essas TRETAS, ninguém é capaz de esclarecer o POVO sobre as perguntas lançadas pois não? Demagogia e dedicação à terra também tem a Fátimas Felgueiras! Este post era só sobre aquelas perguntas! Quiseram divagar, paciência!

Anónimo disse...

Óh pá toda a gente sabe que o Pereira saiu ou foi forçado a sair ou puseram-no a andar da junta e entrou outro elemento a meio do mandato. Agora o porquê isso acho que ainda ninguém sabe.

Anónimo disse...

Foi por causa de "má gestão" e "dinheiros mal gastos", dizem as más-linguas.
Eu acho que foi por "incompatibilidade de feitios" - O Pereira não pára quieto e quer fazer tudo de uma vez, o Albano não anda nem com os bois da praia de Mira a puxar!

Anónimo disse...

Mais palavras…

Gostaria de agradecer ao meu caro amigo seixomirense pela amabilidade de ter colocado no seu blog um tema de conversa sobre as várias dúvidas, interrogações, perplexidades, ou seja, sobre realidades e acontecimentos que estão nos segredos dos deuses da junta de freguesia e que deveriam de ser esclarecidas da melhor forma. E por favor tentem ser objectivos, sinceros e directos nas respostas.O povo do seixo precisa de conhecer realmente alguns elementos que a junta tem!!

MANIFESTO ANTI “CAMARI”

Está um calor que é uma brasa, uma mini dá sempre jeito para abafar um pouco este calor, desloquei-me até ao “BETO” para abafar então esse mesmo calor. Ao chegar a esplanada deparei com alguém a pregoar, entrei e deparei com outra pessoa a pregoar, incrível pareciam padres, estou mesmo numa terra de padres como é conhecido o Seixo nos arredores. E mais incrível é que não eram padres, dentro do “BETO” era um camari e na esplanada encarei com outro camari, ambos membros activos da junta, mas tinham esse dom de pregoar, de dizer palavras bonitas, de cativar as pessoas com os seus pensamentos, de iludir (sem ofender os padres) as pessoas para aquilo que lhes convêm, isto é, o pregoar a que me estou a referir tem como tema principal a excelência da junta.
Meus amigos e caros leitores, conforme eu já tive essa oportunidade também outras pessoas já a tiveram e aqui eu peço que me esclareçam certas coisas. Será que a junta fez assim tanto para ser tão elogiada?? O que é que a junta fez?? Será que ao serem elementos da junta a falar têm mais valor naquilo que dizem?? Será que aquilo que dizem é o que está mais correcto?? Será que a palavra deles é que tem valor?? As outras pessoas a quem eles apregoam também falam, também tem direito de voto na matéria??

Vamos ser realistas, vamos pregoar com factos nas mãos e contra factos não há argumentos!! Argumentos para pregoar vejo muitos e imagino muitos, factos não vejo nem imagino nenhuns. O que é que se passa aqui afinal!! Vamos falar e mostrar uma realidade da junta que só existe na imaginação dos irmãos camari!?! Pois essa realidade não existe, se existisse não precisavam de andar apregoar porque estavam demasiado ocupados a tornar realidade o que andam apregoar!! Mas porque que eles afinal tem tanta motivação para andar apregoar!! Será que tem interesses na junta?? Será que ganham alguma coisa na junta?? O que é que a junta tem de tão interessante, para além do desenvolvimento da terra coisa que lhes é desinteressante?? Existem segundos interesses ou não?? Porque é que agora o tema é junta e daqui a uns tempos se ganharem fica tudo esquecido e serão mais 4 anos de estagnação (espero eu que não, por favor)?? Será que com isto tudo não foram os principais a correrem com o pereira da junta, segundo o anónimo anterior?? O pereira pelo menos fazia o contrario deles, apregoava pouco e fazia muito, isso é verdade!! E com a mudança o que se veio a verificar foi muito calor, muita falta de tempo e muita vontade em pregoar, elogiar, anunciar, proclamar, intitular coisas e assuntos que na realidade são secundários para eles!!! O que é que eles querem realmente da junta??? Tudo menos trabalho, será!!!

Para terminar e fazer o trio com irmãos camari o proclamado e honroso presidente da junta, que só se manifesta para algumas pessoas e de preferência nas costas de outros. Esperemos por outro manifesto, para breve!!

Mais uma vez é bastante visível, óbvio, e perceptível a falta de vontade existente nalguns elementos da junta!! Depois dizem que não houve tempo, ou melhor dizendo não houve vontade, verdade que seja dita, está um calor que é uma brasa!!!

Mais palavras para que!!

Anónimo disse...

Afinal de contas isto anda mesmo mau para os lados da junta!!!

Anónimo disse...

Eles tem falta de vontade em tudo, até em dar explicações!!!!

Anónimo disse...

Mais um caso para dizer "E esta hem?"
Grande Fernando Pessa, se fosse vivo de certeza que vinha ao seixo para fazer noticia.

Anónimo disse...

Vejam o trabalho feito no blog!
"Os últimos 4 anos foram disso exemplo, a Junta continuou a apostar na limpeza das nossas ruas, na preservação dos espaços verdes e na plantação de árvores em toda a freguesia, reforço da sinalização vertical nas estradas assim como na colocação de espelhos, no forte apoio à cultura da nossa terra, sendo disso exemplo a edição de uma obra poética assim como o continuo apoio ao associativismo."
Texto retirado do blog: semprepeloseixo.blogspot.com

Aplausos!!

Anónimo disse...

Isso é tudo muito genérico. Até pode ser só um sinal vertical e já é reforço de sinalização.

Anónimo disse...

" MANIFESTO ANTI "CAMARI" "

Filho de peixe, sabe nadar, meu caro! Quem não se lembra das injustiças praticadas quando quando o mestre destes lá esteve? Palavras,não lhes faltam.Complexo de superioridade, também não.É hereditário.Já a competência...O sentido de justiça...O "governo" com isenção...
Enquanto o grupo dominante, que estende os seus tentáculos aos diversos sectores da organização social do Seixo,não for corrido, o Seixo será sempre um feudo( o deles) e eles agirão com benesses para uns e com prepotência para outros.A sua "doutrina" é a desigualdade, pois desconhecem o conceito de democracia.Na sua idiossincrasia está,concerteza, presente a máxima,"são todos iguais em direitos, só que uns são mais iguais do que outros"

É pena que não tenham feito aprendizagem com a gestão do Dr. Luís Rocha,pessoa isenta, acima de interesses pessoais, de compadrio ou partidários.

Anónimo disse...

isto, já se pode considerar trauma de infancia...

Quero saber mais disse...

Estou de acordo com o seixomirense, ninguém responde às perguntas? E parem lá de escrever de forma parecida com ele, para se aproveitarem da sua coragem e frontalidade!

Anónimo disse...

" Se os teus projectos forem para um ano,semeia o grão. Se forem para dez anos, planta uma árvore.Se forem para cem anos,educa o povo."

(Provérbio chinês)

Anónimo disse...

Parece que a junta já pós qualquer coisa no site do PSD com mais pormenor sobre o que fizeram nos últimos 4 anos.

Mais aplausos, por favor!!

Isto merece uma leitura atenta!!

Anónimo disse...

É pessoal já existem respostas no blog do PSD!

Anónimo disse...

É engraçado como alguns comentários aqui feitos puseram as pessoas a mexer!

Anónimo disse...

Mais palavras…

Limita-se a apoiar, apoiar, apoiar, apoiar, apoiar, apoiar, apoiar…

É assim que eu resumo a maioria das actividades realizadas pela junta descritas no blog do PSD. Apoios existem muitos das mais diversas formas e feitios, se querem especificar o trabalho realizado nestes últimos 4 anos também podem especificar os apoios dados, para ficarmos mais esclarecidos e já agora não se esqueceram de mais nenhuns?? Gerir o dinheiro dos outros é muito fácil, difícil é saber gerir bem!! Como é que nos podem mostrar que geriram bem!!
Com estas duvidas não estou a querer dizer que discordo com os apoios dados, concordo e saúdo os apoios dados, mas terão sido eles equivalentes?? Também acho que não!! Quais terão sido os valores dos apoios e os critérios selecção desses mesmos valores?? Aqui já estaremos a entrar num túnel sem luz e sem fim!!
Em relação a construção e manutenção podemos verificar que houve umas mais simples e outras mais pesadas e mais difíceis, a mais simples terão sido feitas por eles?? Existe o outro de tipo de construção e manutenção mais difícil e mais pesada, que não foi de certeza feita por eles!! E nestes casos como é que foi feita a selecção da empresa?? Terão sido beneficiadas algumas empresas de construção e manutenção em detrimento de outras?? Não poderá considerar-se neste caso também um apoio indirecto?? Em relação a algumas construções, nomeadamente as construções de valetas, porque é que só algumas ruas é que saíram beneficiarias, como é que foram seleccionadas as ruas?? Se calhar existe algum familiar de algum elemento da junta a morar nessa rua!! Também não é considerado apoio indirecto!!

Bem, acho que consegui explicitar que existem muitos tipos e formas de dar apoio, umas mais directas do que outras, mas vai tudo dar ao mesmo.

Se conseguiram arranjar vontade para mostrar que houve trabalho feito nestes últimos 4 anos, arranjem também vontade para especificar o resto!! Ou não é necessário, se calhar não!!

Mais palavras para que!!

Anónimo disse...

já me estava a esquecer que está sempre tudo mal..quando não se quer dizer bem é assim...

se não se faz obra é porque não se faz...se se faz é porque se faz mal ou pouco...

Mais palavras para quê!

Já agora eu tambem digo mal..

porque não fizeram valetas de cimento á minha porta? porque não fizeram passeios na minha rua? porque não plantaram arvores na minha rua?
porque a festa do seixo é sempre no centro e tambem podia ser na minha rua, a procissao tambem não passa na minha rua ( bem isto se calhar é mais com a igreja...mas a junta tambem deve ter culpa) e MAIS!

deixa cá ver!!!
o tractor passa poucas vezes na minha rua, devia ter uma empresa de construções para me escolherem a mim para fazer as obras(mas não tenho porque não me apetece, mas acho que a junta teve mal...porque devia incentivar todos a ter uma empresa)....

MAIS

Acho que ainda tenho três ervas daninhas à minha porta que nasceram na semana passada...é vergonhoso que a Junta ainda não as tenha vindo arrancar...

tambem acho que eles podiam limpar os nossos quintais....era melhor não era!?

tambem acho que tá mal...é o facto de cada vez que passo pelos elementos da junta eles não me levantam sempre a mão a cumprimentar....

porque é que só apoiam passeios de bicicletas e de barco... e as corridas de triciclo...e de tamancos?? nao se deviam fazer tambem....

MAIS

a Junta devia ter gravado o discurso do Gabriel da Frada na apresentação do livro no Seixo...para aprenderem a falar...aprenderem a venderem-se a uns e a outros!!!à mas isso é politica suja...se calhar nao vale a pena....
....

bem..a junta deve ter estado mal em mais em alguma coisa, mas não me lembro...


á já sei....

porque é que o tractor é verde!?!?! é mau não é!!!


se me lembrar de mais alguma coisa...ainda cá venho outra vez....

Abraços a todos....(será que posso mandar abraços ou isso tambem é mau!!!)

Anónimo disse...

Rodeios, rodeios, rodeios...

Respostas?
Respostas, não!
Rodeios, sim!

Anónimo disse...

O desespero de alguns está a começar a ser bem evidente!

Anónimo disse...

Concordo completamente...

O desespero de alguns começa a ser evidente!
nao posso estar mais de acordo...
verdades e mentiras á mistura

anda tudo desnorteado...
só nao consigo perceber quais sao os comentareos do PS...os comentários dos bigodes do MAIS notam-se bem quais são....e os do PSD tambem....

claro que depois á aqueles que andam por fora, só para virar uns contra os outros...tambem é legitimo ...

Anónimo disse...

Lista de comentários aceites no blog do PSD (Sempre pelo Seixo)
- Bota nino
- E se o anónimo quer ser cá da malta, tem de votar no PPD-PSD
- Ninguém pára o PPD, ninguém o PPD, ninguém pára o PPD-PSD
- São tão bons, são tão bons, ....

Lista de comentários censurados no blog do PSD (Sempre pelo Seixo)

- Vai prá cama, Albano.
Deve-se escrever: vai para a câmara dos representantes da freguesia do Seixo, Albano
- O Tim foi convidado para actualizar o blog da junta.
Deve-se escrever: este Tim não é o dos Xutos e Pontapés, é muito melhor
- O Pereira saiu porque quis.
Deve-se escrever: o Pereira saiu porque foi convidado para Bruxelas, numa missão de capital importância para a freguesia
- A junta apoiou todas as iniciativas organizadas pela ACR.
Deve-se escrever: A ACR apoiou todas as iniciativas organizadas pela junta
- Porreiro pá.
Podia-se dizer antes do nosso 1º o ter dito, agora deve-se dizer: sempre pelo Seixo, pá.

Anónimo disse...

Ainda o "Manifesto anti camari"
O que eles querem é o poder. Não é o tacho que os move, mas sim o penacho.
Serem os donos da bola e decidir quando o jogo acaba.
É o poder! É principalmente isso que os move...
Infelizmente é isso que acontece cada vez mais, em todo o lado. Já pouco se faz sem interesse... é pena!

Anónimo disse...

Oh pá, então agora vocês andam a fazer comentários?
Vocês andam a incomodar os "sinhores da Junta"?
Então, vocês agora até querem querem saber do trabalho da junta?
Francamente! Estejam caladinhos. Não façam barulho!
Olhem que o senhor da junta já veio ralhar!
E se vocês incomodarem muito... ele já não pulveriza a vossa rua com Décis e vão ficar cheios de piolhos. Bem feita!
A avaliar pela resposta, ele ficou bem chateado. E eu dou-lhe razão, Agora... vocês queriam o quê? que eles fossem tirar as ervas daninhas do vosso quintal? Já agora, não queriam também que eles tivessem feito alguma coisita pelo Seixo, não? (tipo... sei lá... fazer a farmácia que eles prometeram... actualizar a página...). Não se esqueçam que eles estiveram ocupados durante 4 anos... a fazer um WC no Fojo!
Tenham calma e deêm-lhe mais 12 anitos que eles até fazem um balneário inteiro para o futebol.
Entretanto... não incomodem os Sinhores. Atrevidos!!

Anónimo disse...

Respostas:
- O Pereira saiu porque foi jogar para o Real Madrid.
- O Bi entrou porque era o unico que tinha habilitação própria (para espalhar herbicida).

Anónimo disse...

É verdade!

Quando falamos em "camari" fala-mos em obsessão pelo poder, pelo oportunismo!

Nem todos os "camari" do seixo são iguais, mas também só escapa um!

Tirem-los de lá e vêm a lufada de ar puro que as coisas vão levar!

E esta hem?

Anónimo disse...

É verdade!

Quando falamos em "camari" fala-mos em obsessão pelo poder, pelo oportunismo!

Nem todos os "camari" do seixo são iguais, mas também só escapa um ou dois, os da junta não escapam de certeza!

Tirem-los de lá e vêm a lufada de ar puro que as coisas vão levar!

E esta hem?

Par S mamim disse...

Finalmente algumas respostas…

Já que uns não querem e outros não conseguem responder aqui ficam algumas respostas:
- Sim, houve trocas na equipa da Junta de Freguesia.
- Aconteceram cerca de um ano após as últimas eleições.
- Saiu o Manuel Pereira e entrou o Bi Camarinha.
- Foi decidido assim por o BI ser o 4ª elemento da lista do PSD de então. As actas da Junta descrevem todo o processo em pormenor, bem como apontam algumas notas que seriam dignas de ser lidas por todos (concordo que podia haver acesso às mesmas por internet. Se já há peço desculpa…)
- Isso sucedeu porque o Manuel Pereira se demitiu. Porque é que ele se demitiu? Apenas eles (a equipa de então do PSD) o saberão.
- A troca foi na junta (tesoureiro)
- Se o Seixo saiu beneficiado?

Na minha opinião qualquer um dos dois (Bi Camarinha ou Manuel Pereira) tem intenções de prestar serviço à Comunidade, o que já foi demonstrado (também por qualquer um dos dois) ao serviço de outros movimentos do Seixo e não só.
Nenhum dos dois me parece agarrado ao poder a ponto de não conseguir viver sem ele, o que também ressalta das suas histórias de vida…
Qualquer um dos dois (Manuel Pereira ou Bi Camarinha) tem prejuízos graves na sua vida particular por se dedicar a uma causa na qual acredita.
Nenhum dos dois tem medo de se agarrar ao trabalho (seja limpo ou seja sujo) e de levar a bom porto uma tarefa com a qual se comprometa.
Qualquer um dos dois tem o “coração na boca” e diz coisas de que se arrepende no segundo a seguir…

Aquilo que sinceramente me parece é que o Seixo está melhor com qualquer um deles do que com qualquer um dos que passa o sábado e domingo (ou mesmo dias de semana à noite) sentado no sofá de comando na mão…

… ou talvez frente ao computador a desencantar razões para se auto-desculpar e convencer-se de que não vale a pena fazer NADA!…

Se querem exercer cidadania tirem o cú da cadeira e façam-no… há mil e uma maneiras! Ninguém vos impede!

Anónimo disse...

O porquê é que não ficou esclarecido. Não é passar 20 minutos por dia no computador que vai prejudicar a cidadania, como diz o seixomirense, tem paciência. Os artistas não querem explicar a troca porque há gato.