segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Eleições autárquicas


Vou tentar esclarecer o que muita gente já sabe, outros sabem mais ou menos e metade da população não faz ideia do que é que trata. Não percebo porque é que não se faz um esforço para explicar estas coisas às pessoas. Parece que há quem tenha o gosto de guardar hermeticamente o conhecimento para que a raia miúda se mantenha ignorante (assim é mais fácil fazer aldrabices não é Isaltino e Fátima?).
Eu pessoalmente estou a aprender. Por isso, se disser algo que não esteja completamente correcto é favor de me corrigirem, porque isto da educação para autonomia e aprendizagem autodirigida pressupõe que possa haver erros, até pressupõe que haja um sujeito que faça o papel de mediador ou de facilitador, no entanto não tenho esse indivíduo. Vamos lá ver:

Não há uma eleição directa para a Junta de Freguesia mas sim para a Assembleia de Freguesia. Existem nas eleições autárquicas 3 boletins de voto: um para a Assembleia Municipal, outro para a Câmara Municipal e outro para a Assembleia de Freguesia. Votando na Assembleia de Freguesia estão a votar indirectamente para a Junta de Freguesia. O cidadão que encabeça a lista mais votada é sempre o Presidente da Junta. Os restantes membros da Junta (vogais) são eleitos na Assembleia de Freguesia, mediante proposta do presidente da Junta. No caso da freguesia de Mirandela (uma freguesia maior que o Seixo), a Junta tem o Presidente e mais 4 vogais (sendo um deles Secretário e o outro Tesoureiro). No Seixo, a Junta de Freguesia é formada apenas por um Presidente, um Secretário e um Tesoureiro.

A assembleia de freguesia é composta por 19 membros quando o número de eleitores for superior a 20 000, por 13 membros quando for igual ou inferior a 20 000 e superior a 5000, por 9 membros quando for igual ou inferior a 5000 e superior a 1000 e por 7 mem­bros quando for igual ou inferior a 1000.

Logo, no Seixo a assembleia tem 9 membros porque tem 1466 eleitores.

32 comentários:

Anónimo disse...

E ???????'

Anónimo disse...

Então não falas da campanha porta a porta feita este fim de semana pelo seixo ?
Eu à espera de encontrar aqui algo interessante sobre isso e nada...

Anónimo disse...

O esclarecimento foi oportuno e pertinente.Parabéns

seixomirense disse...

E????????????!!!!!!!!!!!

Calma, nao tenho tempo para tudo. Daqui a pouco sai mais quqlquer coisa.

Anónimo disse...

Não é bem assim como dizes.

O secretário e o tesoureiro podem ser propostos por qualquer elemento da nova assembleia.

Naturalmente o Presidente da Junta tb pode propor uma.

Mesmo os da oposição podem propor uma ou mais listas para os cargos.

De seguida todas as listas são votadas secretamente.

Anónimo disse...

PSD já perdeu a maioria absoluta, agora falta saber se também perde a vitória.
Senhor presidente, será que vai saltar fora se não tiver maioria absoluta?

Anónimo disse...

O Eduardo Jorge já disse publicamente que se não ganhar não vai para a assembleia de freguesia...

Anónimo disse...

Também já ouvi falar desses rumores!
O PSD se não ganhar com maioria absoluta, o senhor presidente renuncia o cargo para o senhor Tiago Cruz, é verdade?

Se isto realmente vier acontecer, o Seixo vai de mal a pior!


Só espero que sejam apenas rumores para o bem do povo do Seixo.

Anónimo disse...

Tiago Cruz como presidente!

Devem de estar a gozar comigo e com o povo do Seixo. Acham relamente que ele tem capacidades e principalmente curriculo para assumir tal função? Acho que é ainda muito cedo para o rapaz e que terá que fazer muito mais para merecer tal lugar. Deixar de estar dependente de outros e do seu exemplar padrinho, seria um começo!

Anónimo disse...

Deixai-vos de tretas e ousai escrever aquilo que pode ajudar o Povo a ficar esclarecido e votar conscientemente no próximo dia 11!
Há muita coisa que devia ser falada, muita verdade que deveria ser dita, muitas das nossas figuras públicas que deveriam ser confrontadas com os actos por si praticados, com os ditos por si proferidos, com as posições por si assumidas, sei lá!
Há por aí tantos "Carraus", tantos "Albanos", tantos "Cowbois", tantas "rolas tolas", tantas "Pila Patas", tantas "Laurindas...", tantos "Zés", tantos "Banos", tantos "Bi's", tantos "nani's", tantos "Engºs", tantos "dout's", tantos "posso, quero e mando" que precisam ser esclarecidos, que lhes sejam abertos os horizontes...
Resta-me a esperança do debate ser realizado em tempo oportuno.
De nada vale especular!
Até lá.

Anónimo disse...

Fonte proxima do PSD disse: "Debate, nunca! Nunca!"

Não está nos planos do PSD vir a participar num debate.

Anónimo disse...

Estarão com medo de ser confrontados pelo e com o ...Ou será que... Espera lá, mas esse não está com o MAIS? Não me digam que os motivos do não ao debate não podem ser do conhecimento público! Ficarão muitos a ter conhecimento de qualidades dos nossos "agora candidatos"?
Mau Maria!
"Cesteiro que faz um cesto...fará um cento! A questão é dar-lhe verga e tempo"!
Ditado velho!
Para onde caminha o nosso Seixo?

Anónimo disse...

Não te percebo anónimo anterior, deves andar com as fontes trocadas. Vai ler no blog do PSD e vê se não dizem que são a favor da transparência.

Anónimo disse...

no outro dia li um comentário que criticava a lista do PSD, em que dizia que tinha bons elementos a meio da lista, mas os três nomes à frente "não eram grande coisa".
é muito mau tecer tais considerações quando não vê a roupa com que se veste!!! passo a explicar:

então no PS temos Plinkintronas, João Pedro e Graça Santos; como diziam os nossos antigos: "valha-nos Deus, é de bradar aos céus". não vale a pena dizer mais nada.

no MAIS temos nomes tão bons, mas não é preciso fazer uma lista só pela frustação do Eduardo.

Anónimo disse...

Como é que é essa coisa dos cestos?
Quem é o cesteiro?
Não me digam que algum dos candidatos tem andado "em malabarismos" por aí?
Qual deles? Vá lá, levantem só um pouquinho o véu...
Ou o caso vai muito mais longe que a simples politica local? Querem ver que andam por aí "Lusbéis e ..." a querer mandar? A mandar?
E há "rolhas" que lhe aparam o jogo?

Anónimo disse...

VERDADE FOI DITA!

No blog do PSD dizem que são a favor da transparência.

Muito bem dito! Mas só depois das eleições. Antes das eleições não convêm nada que haja transparência, não é verdade!

Mostrem a transparência toda e não só aquela que lhes convêm!

É isto que queremos para o Seixo?

É o que vamos ter graças as pessoas que são fieis a coisas que desconheçem totalmente.

Anónimo disse...

andam aqui muitos cor de rosa de mira a querer causar intriga e mal estar a uma terra enorme que é o SEIXO

Anónimo disse...

Só para que fique registado, no programa do PS está o alcatroamento de uma rua que foi alcatroada no més passado....
anda tudo doido

Anónimo disse...

...mês...

Anónimo disse...

Ah pois andam!
E não tarda nada que estejam a por o dedo no nariz ao nosso candidato do Sempre pelo Seixo por causa dos ofícios que ele, enquanto elemento integrante dum Órgão Autárquico, (?!) para lá tem mandado a lembrar que o Seixo existe, que o Seixo não tem Médico, que o Seixo tem falta de saneamento, que o Seixo tem necessidade que ali sejam efectuados alcatroamentos de ruas, que a qualidade da água distribuida na rede é duvidosa, que a cor da mesma vai dum amarelo claro até um chocolate do mais escuro, etc, etc, etc..
Merece o "benefício da dúvida sim senhor"!
Ele não pode ser tão mau como o Pintão! Fazer esta afirmação é ofender o Pintão! O Pintão não lhe chega aos calcanhares!
Pode sempre recorrer ao desemprego, ás baixas, ao Aveiro Digital, ás paneladas, ao AAC, á Secção de Teatro, á OVNIMira, á ACR e a tudo ao mesmo tempo, aliás esse "expediente" é o seu meio de navegação preferencial!

Anónimo disse...

..é pá doeu!
São mesmo os gajos do PS Mira a meter veneno no Seixo.
Deviam estar preocupados com o MAR alto vindo da praia e não com o PSD do Seixo

Anónimo disse...

Não percebo esta terminologia tão local e específica!

Anónimo disse...

Que trapalhada para aqui vai!
Digam duma vez por todas que o "bano" é um incompetente (nunca foi outra coisa!)! Que se está a aproveitar da reputação dalguns elementos muito válidos da sociedade seixense (por imposição de alguém)para que no Seixo se faça aquilo que eles, donos, continuam a querer e bem lhes apetece fazer! Afinal, e de fonte segura, até foi aquele com quem eles e outros correram que o tirou do anonimato, da caseirice, e lhe ensinou muito... do que ele nunca teve capacidade para aprender!
De asinino tem muito pouco! Foge da discussão e confronto de ideias como o diabo da cruz! Espreita e aproveita todos os furos para, sem olhar a meios, atingir os seus fins! Se lhe tiram a Junta... como é que o rapaz se vai orientar?
Se perder a maioria vai-se embora?
Vai o caraças!
Ele está-se marimbando para a Junta, não para a política partidária que lhe vai "garantindo uns cobres", um "telefone borlesco", uns jantares á sombra de trabalhos realizados pelo Zé Carxo, etc...

Anónimo disse...

Se o PSD me prometer tb um "telefone burlesco" pra mim ... Eu voto neles

TB quero !!!
Dava cá um jeito!!!
Prometo que não digo nada a ninguem!!!

Anónimo disse...

que eu saiba aproveitar pessoas
validas é sinal de competencia !....

Anónimo disse...

Eu não quero pêras, quero melancias! Estas só aparecem nas grandes obras, mas para isso é preciso grande maquinaria e no Seixo só existe um local com a dita maquinaria. Então vou entrar na concorrência mas só se o PSD prometer que também me dá grandes obras. Até nem me importo de aceitar o futuro presidente da junta como meu secretário pessoal.

VIVA O SEIXO E QUEM MANDA NELE!

Ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

CARO AMIGO RICARDO!

ALGUEM DISSE E DISSE COM RAZÃO:

"Quando se está dependente dos papas a vida é muito fácil, já passei por isso e também era da tua opinião de assumir tudo, mas mais tarde quando me tornei independente as coisas podem piorar porque os dias não são todos iguais.

Quando passares a ficar dependente de outras pessoas profissionalmente, ou seja quando cresceres um bocado( sem ofensa) vais perceber melhor.

Qual o teu verdadeiro interesse em saber quem é e quem não??

Que eu saiba o movimento mais até tem bastante elogios!!

E já agora a palavra respeito, conheces??

Como representante do movimento mais achas que consegues mudar alguma coisa se reagires assim para as pessoas, será que não sabes respeitar as opiniões nem a privacidade das pessoas?!?

Só as pessoas que dão o nome ou a cara é que são de valor, muitas das vezes falam com razão e aquelas que dão a cara e o nome nada fazem, poupa-me!!

Se queres mudar realmente alguma coisa tens que saber ouvir e aceitar todas as opiniões, independentemente de quem sejam e só assim é que sabes o que fazer e como fazer para melhorar o que tiver de ser melhorado e essencialmente corrigir o que estiver mal.

Não desvalorizes as pessoas anónimas, tem opiniões como as outras, só tens que saber lidar com a situação sem ofender ninguém.

Este blog tem mensagens anónimas bastante interessantes e muitas delas bastante verdadeiras.

E ate te digo mais, sou simpatizante do movimento mais e espero profundamente que os restantes membros tenham uma reacção diferente a tua, ainda estamos no inicio e já andas a procura do quem é quem e do que diz e do que não diz, ainda vais ter um ataque cardíaco rapaz."

PARECE QUE JÁ NÃO ESTAMOS NO INICIO, MAS CONTINUAS COM AS MESMAS IDEIAS. O TEU PAI NÃO GOSTOU NEM VAI GOSTAR NOVAMENTE DISTO.

VIVA O SEIXO!!

Ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Ai,ai,ai...

Levas tau..tau.. do papa ricardo!

lol

Anónimo disse...

O miudo é rebelde!!

Será que os restantes membros da lista do MAIS também são rebeldes??

São sim!!

Anónimo disse...

Pronto.. já passou, bebé!

Tirou uma foto para os cartazes e já teve direito a tirar as fraldas para falar como gente grande, ou não!

Têm calma, bebé! Uns são caloiros políticos mas outros ainda são bebés políticos!