sábado, 17 de outubro de 2009

Grande Entrevista (Jornal da Caserna)


Está-se a começar aqui um ciclo de grandes entrevistas a diversas personalidades do Seixo (e não só). É uma ideia que já podia ter sido implementada por sites seixenses mais ofociais mas já tiveram tempo para agarrar este formato de informação. A primeira personalidade escolhida a quem lancei o desafio foi João Sousa, o pseudónimo do administrador secreto do blog Jornal da Caserna, http://jornaldacaserna100.blogspot.com/. Um blog que tem como mensagem de apresentação: "Este "jornal da caserna" pretende ser o editor de política do seixo. Será um espaço de reflexão, de encontro, de partilha de opiniões para aqueles que são independentes de qualquer partido e pretendam manifestarem-se." Desde já agradeço a João Sousa por ter aceite o repto de ser o primeiro entrevistado. Fiquem com a entrevista:

(seixomirense) - Tem noção que o seu blog é lido por muita gente do Seixo? Faz ideia de quantas pessoas o lêem por dia?
(João Sousa) - Sim tenho a noção de que bastantes pessoas no Seixo lêem os meus poemas. Penso que em média entre 150 a 200 pessoas visitam o meu blog.
S -
Acabaram as campanhas eleitorais. O blog da Caserna continuará no activo, ou ficará estagnado?
J- Essa é uma pergunta que eu faço a mim próprio. Ainda não decidi, é que apartir de agora tenho pouca matéria prima para trabalhar. Talvez pergunte aos meus leitores se deva continuar ou não e depois decidirei.
S -
Ficou surpreendido com os resultados das eleições no Seixo? Porquê?
J - Sinceramente não fiquei surpreendido. Sempre soube que o PSD tinha todas as hipóteses de ganhar, embora continue achar que o movimento independente tinha a melhor equipa e foi o que fez a melhor campanha. No entanto penso que o PSD tem que fazer uma profunda reflexão e para a próxima mudar o candidato que está em primeiro, senão arrisca-se a perder mais votos.
S -
Acha que a sua forma de escrever influenciou a tendência de voto de algumas pessoas?
J- Sinceramente, nunca foi o meu objectivo influenciar o sentido de voto das pessoas. O que eu pretendia era divertir-me e divertir aqueles que liam os meus poemas e ao mesmo tempo informar. Penso que consegui atingir estes dois objectivos, pelas reacções que recebia das pessoas quando falava com elas na rua ou no café.
S -
A determinada altura no seu blog diz que apoiava a lista independente. Era verdade ou era só para rimar?
J - Não era para rimar. Continuo achar que a lista independente era a que tinha a melhor equipa (estou a falar dos três primeiros), para a nossa junta, por isso teve o resultado que teve. Não é por acaso que aqueles quase trezentos votos apareceram, é porque as pessoas envolvidas, realmente têm valor e apresentaram boas propostas...
S -
Pensa algum dia em revelar a sua identidade? Acha que se um dia a revelasse sofreria estigmatizações, represálias ou diferenciação de tratamento?
J - Sinceramente, não penso revelar a minha identidade por várias razões:
1ª Porque se continuar a escrever quero ser o mais independente possível e só no anonimato o consigo fazer.
2ªPorque é um tabu que deixa as pessoas sempre na espectativa de tentar descobrir a minha identidade e isso diverte-me.
3ªPenso que não sofreria represálias, mas se calhar alguns amigos deixariam de confiar em mim.
S - Considera que há condições para ter um blog no mesmo estilo do Caserna mas de uma forma não anónima?
J - Penso que seria muito dificil, se o fizesse de uma forma não anónima ficaria muito limitado naquilo que pertendia escrever e provavelmente sofreria pressões para dizer isto ou aquilo.
S - Já se falou em asfixia democrática no Seixo. Existe mesmo?
J - Asfixia democrática? Isso é mesmo só na Madeira com o Alberto João. Aqui no Seixo 30% da população nem sabe o que isso quer dizer, outros 30% estão-se marimbando para isso e os outros 40% têm que trabalhar para ultrapassar a asfixia do dia a dia e nem sequer têm tempo de pensar em democracia. ( Já estou novamente a rimar, não me consigo libertar!..) O Seixo é uma terra de boa gente, o que há mesmo é inveja, mas isso é um problema a nível nacional.
S -
Como caracteriza o Seixo em termos de sociedade, estruturas, mentalidade, qualidade de vida das pessoas?
J - (não respondeu ou não viu a pergunta).
S - Candidataria-se alguma vez à junta do Seixo?
J - Esta não posso responder, senão correria o risco de ser identificado....
S - Já alguma vez se arrependeu de algo que tenha escrito no blog?
J - Não nunca me arrependi, mas confesso que algumas vezes fiquei preocupado com a reacção que as pessoas poderiam ter. (Estás a ver porque é que este blog tem que ser anónimo?!) Posso revelar que alterei alguns textos antes de os publicar, algumas pessoas poderiam ficar ofendidas e não era essa a minha intenção.
(cont)

Sem comentários: