sábado, 10 de outubro de 2009

Prognósticos


Acham mesmo que iria dar aqui os prognósticos, um dia antes das eleições? Para beneficiar uns e prejudicar outros? Para haver sujeitos que já não votariam nesta ou naquela lista porque pensam que não teriam hipótese? Posso é prognosticar outras coisas. Nas autárquicas de 2005 votaram 873 pessoas, portanto vamos aumentar a fasquia para as 880 pessoas. Se 30 pessoas votarem nulo e em branco sobram 850 votos. O que acontecerá por exemplo se os votos forem distribuídos da seguinte forma:

Lista A - 356 votos, 40%.
Lista B - 294 votos, 33 %.
Lista C - 200 votos, 22%.

O líder da Lista A seria automaticamente presidente. E a seguir? A assembleia do Seixo tem 9 elementos. Segundo o método de Hondt a lista A colocaria 3 membros na Assembleia. A lista B e a lista C também colocariam 3 membros cada. Ora se a lista B e C combinarem, conseguem ter maioria absoluta e propondo para presidente da mesa da assembleia, para secretário e tesoureiro quem lhes apetecer.

Ficaria assim a junta:
Presidente (lista A)
Tesoureiro (lista B ou C)
Secretário (lista B ou C)

Assembleia de Freguesia
3 elementos da lista A, 3 elementos da lista B, 3 elementos da lista C.
Com este figurino, o Seixo nunca mais será o mesmo. Basta as pessoas assim o quererem. Deixem-se de feudalismos.

Não vou dizer desta vez em quem voto, nem para a Câmara. Em Mira se o PS não ganhar terei uma grande surpresa, o homem tem aquilo tudo minado. Sim, minado, qual é o problema em dizê-lo? Para a junta do Seixo uma coisa é certa, não vou votar em alguém que barra a entrada a sócios da ACR nas instalações da mesma associação. A panelada dele não ficou por comer... com os amigos... ou ex-amigos.

Ps: Já alguém ouviu um sócio da ACR Seixo queixar-se que tem desconto para ver a bola mas não tem desconto para ver o teatro? O teatro é um patamar cultural que não pode ser acedido por toda a gente. Upa, upa! Há idosos que não têm 6 euros para ir ao teatro. Nem todos têm reformas ad-hoc. Enxerguem-se. Vergonha.

Ps: O Obama ganhou o prémio Nobel da Paz porquê? Se o homem meter o pé na poça (invadir um país), a malta lá da Suécia vai ficar mesmo muito mal vista.

Ps: Afinal quem são os donos do Seixo?

11 comentários:

Anónimo disse...

Com o objectivo de informar e de acordo com http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_de_Hondt
a composição de uma assembleia com nove elementos e os resultado eleitorais que sugeres seria:
1º Lista A
2º Lista B
3º Lista C
4º Lista A
5º Lista B
6º Lista A
7º Lista C
8º Lista B
9º Lista A
Ou seja 4 da Lista A, 3 da lista B e 2 da lista C.
Se o método de Hondt usado na assembleia é diferente do explicado na wikipedia não sei mas talvez merecesse uma chamada de atenção aos gestores da Wiki.
Não te soou estranho nas contas que 200 votos e 356 (quase o dobro) desse o mesmo número de "deputados"? O sentido crítico é a primeira qualidade que se espera de quem faz contas!

tio disse...

eu já escrevi um discurso, para amanha. com base nestes resultados .
nao sei se vou ter oportunidade e o anunciar mas vou tentar falar!
espero nao ter de corrigir o que já está escrito, mas tudo pode acontecer!
nao costumo ser mau perdedor, e aceito desde já quaisquer resultado

Anónimo disse...

Quase o dobro mas não é o dobro. Faça lá melhor as contas. acho q o autor do blog tem razão.

Ingenheiro disse...

Opá

A Wikipédia é como o Estado: Sou eu e tu e os demais.
Não se pode usar a aWikipédia como referencia bibliográfica, faltaste à aula de Metodologia de investigação hehe

seixomirense disse...

Só artistas...

Anónimo disse...

então barraram-te a entrada numa secção da ACR?
tens que explicar às pessoas os "q" da questão. o teu blog não serve para mostrar clarividência ou não? quais os motivos que ele alegou para te fazer tal? ou "deu-lhe na real gana"? ou tu estavas a fazer uma birra?
já o teu amigo mascarado no outro dia comentou a mesma coisa! ah, é verdade ele agora vai jogar num campo relvado. é mesmo coninhas, então toda a gente sabe que o próximo investimento é no touring.

seixomirense disse...

Deu-lhe na real gana, mas jantou. Se fosse hoje não teria aparelho dentário para comer!Quanto ao resto, tenho pouco a ver com isso.

Anónimo disse...

o que é que o mascarado comentou?!
logo se ve para onde vai o relvado...a direcção de futebol do seixo é que sabe o que vai fazer...portanto não vale a pena andar a dizer se vai para aqui ou se vai para ali.
vão mas é trabalhar.
como diz um amigo meu- cala a boca baboso.

Barreto disse...

o maior patrimonio do seixo pertence a barra...lol. A vossa prai e em frente a fonte da barroca. Podem vir para a barra que sao bem vindos, mas essas piadolas sao mesmo de quem quer ter e nao pode...

seixomirense disse...

Não percebi...

seixomirense disse...

Tenho os resultados errados porque ainda não tinha percebido muito bem o método de Hondt. Depois corrijo.