sábado, 10 de outubro de 2009

O programa


Vou aqui apresentar o programa exequível para a Freguesia do Seixo para os próximos 4 anos partindo do princípio que o orçamento da Junta é 35 mil a 40 mil euros. (Lá está, mais uma informação que nunca é divulgada, a do orçamento!). Vamos tentar ser concisos, simples e objectivos!

- Primeiro que tudo é necessário certificar-me que no interior da lista haja pessoas que sejam reformadas ou podres de rica (não interessa o dinheiro, interessa que viva de rendimentos, ou seja, não tenha emprego). O objectivo é que haja pessoas na lista inteiramente disponíveis para servir, para trabalhar. Que é para evitar a desculpa: "hoje não posso lá ir abrir a porta porque tenho coisas a fazer!". Quem pode, pode, quem não tem tempo não concorre! Gente sem tempo, para se auto-promover não é bem-vinda.

-Realizar um estudo sobre a viabilidade de fazer o saneamento básico em toda a freguesia. Não prometer que se vai fazer, nem dizer que não é fundamental. Estudar bem se vale a pena fazê-lo só nas ruas princípais (ou ruas dos ministros) e/ou nos pontos críticos, onde há mau cheiro.

-De acordo com o volume de pessoas a solicitarem o alargamento do horário da junta, concluir se vale a pena aumentar o tempo de abertura ou não. Estar aberta para as moscas é que não.

-Criação de biblioteca infantil (ou adulta) na junta. Não é necessário comprar livros, as pessoas trazem os livros de casa e deixam na junta (quem tiver, claro). Todos podem requisitar os livros que lá estão. Cria-se assim um intercâmbio de livros. Quem não percebeu eu explico!

-Criação de espaço de apoio às crianças até ao 9º ano. Uma vez por semana, um professor (alguém do Seixo com o ensino superior mas desempregado) durante 3 horas ajudará os miúdos que queiram ter apoio pedagógico nas diversas matérias. Paga-se ao professor (formador) 10 euros por hora. São 120 euros por mês. Se a junta não pode pagar, os pais fazem uma vaquinha e pagam. Ninguém pode ficar sem o 9º ano ou desitir, por ter dificuldades de aprendizagem. O tempo da reguada e da desmotivação já acabou. Quantos deixaram de estudar porque havia professores que tratavam uns com miminhos e deitavam abaixo outros.

- Criação do mesmo espaço mas direccionado a adultos que estejam a frequentar um processo de RVCC, curso EFA ou ensino recorrente. Um formador uma vez por semana durante 3 horas orientaria quem quisesse colmatar lacunas de conhecimento. Serviria de apoio complementar aos adultos. Muitos formandos apenas precisam de uma mãozinha extra para seguir em frente e qualificarem-se. A forma de pagamento ao formador seria a mesma, (pela junta ou por uma vaquinha).

-Gabinete de apoio ao desempregado. Um espaço onde alguém que caíu no desemprego possa ter informação: desde anúncios, classificados até ao encaminhamento para entidades como o IEFP ou centro de emprego. Onde se possa ensinar a elaborar um Curriculun Vitae. Às vezes as pessoas que cae no desmprego ficam desorientadas e não sabem para onde se dirigir.

-Doar a cada bebé nascido de pais residentes no Seixo, um kit de utensílios e acessórios necessários para criar um bebé. Material esse no valor de 500 euros. Atenção, não disse dar dinheiro, disse: carrinho de bebé, fraldas, leite em pó, roupa, etc.

- Dar formação básica de TIC a idosos. Um idoso que saiba navegar na internet tem certamente mais qualidade de vida na sua velhice.

- Fazer um monumento alusivo à igreja antiga. Uma coisa simples, barata.

- Orçamentar a mudança de piso (outro tipo de pelado) do Campo do Fojo. Se não for muito caro, está-se à espera de que? É o pior piso da distrital de Coimbra.

2 comentários:

Anónimo disse...

voto em ti para daqui a 4 anos.

tio disse...

bom programa
parece uma sintese das várias propostas
quem seria a junta para o colocar em pratica?
eu sou do MAIS sou suspeito!