sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Cavaquices no Cavaquistão



-->Façamos a análise descritiva daquilo que foram as eleições no Seixo.Votaram 809 pessoas, muito longe das 970 que eu preconizo que irão votar nas eleições autárquicas do Seixo. Nas europeias de Junho votaram 569 e nas legislativas de 2005 votaram 828. Significa que as previsões que fiz anteriormente terão que ser actualizadas porque não se prevê que votem mais de 870 pessoas nas eleições de 11 de Outubro. Estava muito enganado com o número de 970.

Se considerarmos que o CDS-PP e o PSD são partidos de Direita então concluímos que o Seixo é profundamente conservador de direita pois juntos obtiveram 70% dos votos. Algo muito diferente do país global em que estes dois partidos juntos apenas conseguiram 40%. O pensamento do Seixo está muito divergente do pensamento geral do país, se é bom ou mau, todas as opiniões são válidas, pois por exemplo em Évora a direita só conseguiu 27% o que o deixa distante da média geral, e não deixa de ser uma região de gente de qualidade.
Já no concelho de Mira todo (e com o Seixo incluído) PSD e PP juntos obtiveram 45% o que já está muito mais próximo do que se passa no resto do país. Então se contabilizássemos apenas Mira, Carapelhos e Praia de Mira, os resultados seriam uma fotocópia dos resultados do país.

O PS no Seixo baixou de 186 para 152 votos. O BE aumentou mas pouco. Os simpatizantes do PCP são rígidos (11 para 12). Desapareceu o elemento radical do PNR de há 4 anos e das Europeias. 2 pessoas gostavam de ver reis em Portugal, uma pessoa gostou da campanha genial do PTP e 2 pessoas simpatizam com o Garcia Pereira.

Não vejo qual é o mal alguém ser adepto da nacionalização da EDP e ao mesmo tempo defender que a quantidade de pessoas dependentes do RSI (rendimento mínimo) tenha que diminuir.
É tão legítimo criticar alguém indeciso como criticar alguém que vote no mesmo partido há 35 anos, e estou a falar a nível legislativo nacional, por isso, quando refiro votar num tète pig, estou a falar a nível nacional. Não deturpem.

Se o PS nas autárquicas conseguir no Seixo os votos de esquerda todos (juntamente com BE, PTP, CDU, etc) que teve nas legislativas terá 202 votos. Mas o povo do Seixo consegue bem diferenciar legislativas de autárquicas. (Será?)

Os votos brancos foram exactamente os mesmos de há 4 anos, os nulos passaram de 9 para 13. Concluí-se que no geral a tendência de votos dos eleitores desta freguesia não mudou muito. Parece que os protestos na ponte 25 de Abril contra o Cavaco há 15 anos não deram nas televisões seixenses.

E por falar em Cavaco no outro dia disse: "pessoalmente confesso que não consigo ver bem onde está o crime de um cidadão, mesmo que seja membro do staff da casa civil do Presidente, ter sentimentos de desconfiança ou de outra natureza em relação a atitudes de outras pessoas."Será que ele quis dizer que não consegue vislumbrar onde está o mal no facto de um assessor do Presidente por em causa sem provas que o Sócrates poderá estar a espiar a casa de Cavaco, e qual é o mal desse assessor em ir contar isso a um jornalista para ele publicar?

Nunca ninguém ouviu Cavaco a falar de desconfianças e escutas, mas pelo sim pelo não, toca de receber peritos de informática da segurança nacional a ver se os computadores têm as cancelas escancaradas ou não.Estava o senhor Silva de férias no Algarve a ler uns diplomas de leis para aprovar (não é pago para isso?) e queriam que ele as interrompesse para prestar declarações ao país? Tenham paciência!Desde quando é que os responsáveis máximos de órgãos políticos devem satisfações ao povo?

2 comentários:

Anónimo disse...

OH Sales o Oliveira arrastou!!Já só falta o Medina Carreira

Anónimo disse...

Então, oh Seixomirense!
Andas a copiar textos de outros Blogs?
Logo tu, que te achas tão integro!


E acima de qualquer suspeita...