segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Eleições em Mira


"O PS venceu as eleições de ontem para a Câmara Municipal de Mira infringindo ao PSD uma derrota extrondosa".
Extrondosa?!!! Deve ser uma palavra derivada de extraordinária. O PSD terá tido uma grande derrota, mas e o PS terá tido uma vitória estrondosa? Se olharmos para o concelho vizinho, Cantanhede, em que o PSD teve 67% dos votos (14 mil votos), aí diremos que passou por lá um cilindro laranja do João Moura. Mas nesse caso estamos a falar doutra coisa, estamos a falar dum concelho que tem uma zona industrial minimamente decente. O PS em Mira teve uma vitória estrondosa, portanto! Com 56% dos votos teve uma grande votação. Está bem, mas vamos lá ter em conta uma coisa: quase 45% das pessoas (nas legislativas até é maioria absoluta) não queriam os rosas na Câmara de Mira. Quase metade dos votantes queriam outra gente a gerir os destinos de Mira. Já não parece um estrondo tão grande.

Vejamos esta introdução: penso que é pacífico aceitarmos como certo que em Portugal existem 6 milhões de pessoas, grosso modo, que dependem do estado. Funcionários públicos, reformados, salários, pensões, subsídios de saúde, subsídio de desemprego, abono de família sem contar com as indústrias de Manuel Amorim, Manuel Fino que também dependem do estado, bem como a Mota Engil que tem negócios com o estado.
Mira tem 13 144 habitantes. Só 4587 camaradas é que votaram no PS para a câmara.
Cada família tem mais ou menos como agregado familiar 5 elementos (se não são 3 filhos, tem o avô, o tio solteiro, etc). Façamos esta conta: 4587/5. Obtemos 917 pessoas, mais ou menos 900. Fixem.
Lisboa tem um funcionário camarário para cada 100 habitantes. Com esta média (que é altíssima em relação a Madrid e Barcelona), Mira teria 14 funcionários camarários. Mas não tem só 14 (nem era possível obviamente, a avaliar pela quantidade de pessoas que se movimentaram atrás dos balcões da festa de São Tomé). Não sei quantos funcionários tem, até porque nem consigo aceder neste momento (que azar ou coincidência) ao http://www.cm-mira.pt/ . Suponhamos que tem 50 funcionários. A Pescanova tem 200 postos de trabalho directos e 600 indirectos. Partimos do princípio que 500 trabalhadores possam ser de Mira. Suponhamos que existem em Mira 50 viciados em PS e correligionários desse partido. Imaginemos que nos últimos 4 anos, 300 pessoas conseguiram obter uma licença, construir um muro, levantar uma casa, obtiveram uma estrada a passar por um empreendimento turístico, obtiveram uma condescendência, uma atençãozinha, e coisas normais como estrada pavimentada à porta, sanamento básico, etc.

Contas feitas, 50+500+50+300 = 900 pessoas.
900 * 5 = 4500 pessoas = 56% dos votos.
Foi assim tão difícil? E não estou a dizer se foi bom ou mau. Porque se o PSD tem ganho, nem quero imaginar a quantidade de funcionários que seriam varridos para entrar a trupe laranja toda. A quantidade de indeminizações, de zangas, de quezílias. Porque para ser funcionário, o critério qualidade não é o que vem no topo, todos sabemos que é o critério cor política.
Ou esquecem-se do caso vergonhoso que foi para tribunal, em que uma funcionária da câmara de Mira aqui há uns anos andou meses sem receber e a trabalhar para a câmara porque foi apanhada a meio de eleições, e a cor dela tinha perdido e queriam-na mandar porta fora. PODRIDÃO!!!!!!!

Conclusão.
PS ganhou e bem, tinha a faca e o queijo na mão. Com 56% da populaçã0 (será?) a querer a continuidade, significa que em Mira há qualidade de vida e que o concelho está no bom caminho.
Do PSD não há muito a dizer, não tiveram capacidade para mais (arranjar um candidato a sério, pelo menos).
O movimento pseudo independente (quando o líder já esteve lá dentro pela cor rosa, não é independente coisa nenhuma, foi uma maneira de lavar as mãos e de distanciar-se da classe política, tipo Pilatos) não se portou nada mal. Para dissidentes Rosas e algo restringidos à Praia de Mira, os 890 votos foram positivos.
Da CDU não sei do que é que se trata.
Mais de 300 pessoas votaram nulo ou branco o quer dizer alguma coisa.

4 comentários:

Anónimo disse...

Contas engraçadas, já tinha pensado nisso há algum tempo, só não as tinha feito. Afinal, ainda dominas matemática! :)
É aquela velha máxima, quem está no poder, só se fizer muita borrada é que sai. Ficando mais ou menos quieto, é (quase) sempre garantia de continuidade...
Pelo que vi, andava uma série de malta a ver se mantinha/ganhava os tachos do costume (os PS assumidos) e os outros quase não se manifestavam para, caso o PSD perdesse, terem ainda alguma hipótese com "benesses" da CMM. Infelizmente é assim que o nosso Concelho anda há muuuuuito tempo. Enfim, vou morar para um concelho vizinho onde haja progresso e menos funcionalismo público.

Anónimo disse...

Vai vai... aliás já lá devias estar

Anónimo disse...

Olha um funcionário camarário mirense a opinar em horário de expediente...
Eu posso ir quando quiser, porque não dependo em NADA da CMM. Parece que nem todos podem dizer o mesmo, não é?

ze carls disse...

é isso tudo...
Leva la a taça amigo. agora é tudo funcionário da Câmara.
Anda aí um ressabiamento ainda. Olhem que as eleições já acabaram.
Eu sei que com pena dos que aqui amandam uns bitaites, queriam lá o vosso amigo estápinta, mas o povo na quiz...
Como diz o maradona, "continuem chupando-la"