segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Eleições no Seixo


Procedamos à descodificação dos resultados. Através da utilização do método de Hondt conclui-se que o PSD obteve maioria absoluta por 4 votos. Mas não foi por 4 pessoas. Se fizerem as contas, para o PSD ter minoria teria que ter menos 16 votantes, ou o independente teria que ter mais 10 votantes. Como queiram. A negrito e sublinhado na tabela está a proveniência dos 9 elementos que irão ocupar a assembleia de freguesia.

Vejamos: cada lista tem mais ou menos 25 elementos. E cada lista consegue apresentar um conjunto de 60 apoiantes, o amigo do amigo, o irmão, o pai, etc. Logo, cada lista tem 85 a 100 votos garantidos. Imaginemos que cada lista tem à partida 100 votos. Significa que começam as 3 em igualdade de circunstâncias. Então o PSD foi caçar 296 votos, o Independente foi buscar 187 votos e o PS foi buscar 37 votos.

No dia 27 de Setembro de 09, para escolher o Primeiro-Ministro, 472 pessoas do Seixo votaram na Manuela Ferreira Leite que é do PSD. 472 pessoas votaram no partido que asfixia o Passos Coelho porque não tem a mesma opinião da Manela. O partido que tem arguidos nas listas de deputados. O partido em que ninguém se entende. O partido em se compram votos para subir internamente. O partido em que João de Deus Pinheiro concorreu por Braga a deputado, foi eleito, mas como estava à espera de ser ministro, voltou outra vez para eurodeputado. Esteve meia hora na Assembleia da República. Quem ficou com o lugar dele? O líder da JSD. Está explicado para que servem as jotas. Ora se 472 pessoas do Seixo pensam assim, onde está a dificuldade em arranjar 296 votos de um universo de 472 laranjas. O PS teve 137 votos, 2 semanas antes 152 pessoas tinham votado no Sócrates, portanto bate certo, ainda assim perderam votos, incrível.

O que é fantástico é que a lista Independente foi buscar 187 votos. Foram 187 pessoas que apesar de serem laranjões (e alguns rosas, PP e BE), não se revêem na antiga equipa da Junta. Parece muito mau o PSD local, ficar sem 120 (mais ou menos) indefectíveis do PSD a nível Nacional. Ganharam sim, mas perderam muito. Ou melhor, levaram um aviso. Ou dão ao pedal ou os idosos laranjas acabam por "cair podres da árvore" e passam a não ser suficientes.

Uma coisa é certa, 54%, 455 pessoas do Seixo (a maioria, portanto), votaram noutras pessoas que não estas para ter à frente dos destinos da Junta. E este é um facto incontornável com que todos vão ter que viver, e cada um com razões diferentes, terão que saber respeitar-se uns aos outros. Portanto, há pouca margem de manobra para certos sujeitos terem o rei na barriga. Outros até vão ter que saír do pedestal para falar com o Zé Povinho. As circunstâncias assim o exigem.

Ps: Já descobriram os ip dos anónimos? Mas olhem primeiro para os vossos comentários anónimos. E para a origem das cartas. O que me intriga é que há gente que acha que a polícia tem tempo para se preocupar com tontices. O pior é se há polícias que também acham isso. Saber leis não é tudo... Há que saber fazer cumprir...e definir prioridades.

PSD

Independente

PS

396

287

137

198

143.5

68.5

132

95.6

45.6

99

71

34.2

79

57

27

25 comentários:

Anónimo disse...

http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=637613

Grande noticia sobre a blogosfera:

"Blogues sob a alçada das leis civis e criminais"

Anónimo disse...

vai chutar por onde calha...
o canário

Anónimo disse...

todos somos responsáveis pelo que afirmamos. e na blogosfera não há anónimos, há ip's! não é uma república das bananas. era o que faltava. e verdades ou não já houveram aqui insinuações graves. pelo que se consta, caberá a quem de direito analisar se há matéria penal ou não. Acho bem!

Anónimo disse...

"insinuações graves."

Quais? Crimes, quais?

seixomirense disse...

E estive eu aqui a ler um texto de Março de 2006! A ver se acrescentava alguma coisa. Pouco.

Da minha parte passo por aqui o lápis azul sempre que acho que a "quem de direito possa considerar matéria penal". Não sou da PSP mas também tenho umas luzes, não ando aqui a apanhar papéis!

República das Bananas é haver vacas sagradas ou primas-dona, (como quiserem) a quererem pôr medo como se fossem papões.

Gosto desta: "Processar uma pessoa por apenas escrever uma opinião que não me agrada é tão ridículo como tentar apanhar o ar".

A analisar, a quem de direito...

Anónimo disse...

Andam a apanhar muito ar!!!!!

Anónimo disse...

oh cigano, tu andas a perder tempo com esses textos em vez de descobrires a chave do salão? a malta vem aqui ao blog à procura de algo concreto, não é à espera que andes aqui a divagar...

Anónimo disse...

http://www.24horasnewspaper.com/novo/mostranews.php?id=3970

Mais um caso e mais recente. Este é de Miguel Sousa Tavares, conhecem?

Vamos dar importância a coisas que realmente interessam!

Anónimo disse...

http://www.24horasnewspaper.com/novo/
mostranews.php?id=3970

Anónimo disse...

Ainda não sabem onde está a chave do salão?

Anónimo disse...

anda praí uma ciganada!!

Tenham cautela com essa gente

Anónimo disse...

Porque e que todo o tipo de post que e publicado neste blog leva a mal dizeres, insultos e provocaçoes as pessoas do seixo????

A mim parece me que quem os publica ja esta a esepra disso mesmo!!!

Vergonha

Anónimo disse...

correcçao: "espera"...

Anónimo disse...

Boas contas, gostei do raciocínio. Continua aí, Seixomirense!

Anónimo disse...

lá estao a querer matar o mensageiro. Ele so apresentou um raciocínio baseado em contas. Apresenta as tuas. Isto não significa q o seixomirense esteja certo.

Anónimo disse...

A politica não é como o esquema da piramede e muito menos baseado em contas matemáticas, pode ter tido um bom raciciocinio, mas não será o mais correcto, não obstante da sua credibilidade estatística. Se não vejamos formava-se um conjunto de pessoas influentes e não um conjunto de pessoas com capacidades politicas a nível local.
As pessoas do seixo são maioritáriamente de indole de direita, por muito que se apresentem boas listas, as pessoas votam simplesmente no PSD independentemente do seu cabeça de Lista, o mesmo se verifica nos Carapelhos ou com o Ps na praia. As ideologias de esquerda ou de direita não diferem muito a nivel local, não existe grandes diferenças nas suas propostas politicas, não faz sentido existir partidos... Gostava de ver uma eleição sem partidos no Seixo...
Cumprimentos a todos!
TAG

Anónimo disse...

Seixomirense:
Um certo Jesuita Barroco, falando da fauna marítima, esmioçou (que está na moda!) o POLVO e as suas características.
Serás tu o "Quatro-olhos"?

Anónimo disse...

Serás, sem o saberes, mero peão?!

Anónimo disse...

...ou quererás antes ser
aquilo que outros são?

Anónimo disse...

hoje resolvi escrever aki pois axei o tema dos ip's tao estupido k vos kria xatear (uuuuuuuuu, medo!!!!!!!!!!!!)

pois keria aki demonstrar k se existe idade minima para votar axo k devia haver uma idade maxima para o fazer. porque é que os velhos a partir dos 70 anos têm k decidir o nosso futuro? muitos deles nem seker sabem quais foram as propostas dos partidos, simplesmente votaram no que votam ha anos a fio. e se eu axo k aos 18 anos não se sabe grande coisa de politica aos 70 ja não se quer saber.
esta é simplesmente a minha opiniao...

é preciso deixar aki o ip ou voces procuram? :p

Anónimo disse...

também existe uma idade estipulada na constituição (mínima e obrigatória) para aprender a escrever...

Anónimo disse...

Gosto da poesia barata do sr Anónimo, fica lá com os teus versos banais... Continua ainda podes chegar a vogal da Junta ou secretário...
Tag

Anónimo disse...

sou o anónimo ali de cima, só para pedir desculpa a quem não percebeu o meu comentário, acho que era desnecessário teres entrado por aí a menos que te esteja a doer alguma coisa... e não te preocupes que tenho a escolaridade obrigatória e até mais qualquer coisita (inacreditável, hãm?)

Anónimo disse...

"Sr anónimo ali de cima" não sabia que para fazer poesia barata era necessário mais qualquer coisita do que a escolaridade obrigatória, ou devo tratá-lo por sr Doutor Anónimo, desculpe não ter percebido o seu grau académico... Força nos versos!!
Tag

Anónimo disse...

????